ENSINO DE MATEMÁTICA COM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: PRÁTICAS DOCENTES NO INTERIOR PARAENSE
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19213Palavras-chave:
Educação inclusiva, Educação Matemática, Inclusão, Marabá, Teoria da Ação MediadaResumo
As particularidades observadas no cenário educacional da região da Amazônia Legal revelam aspectos socioculturais próprios da região no que se refere ao trabalho docente. Com o objetivo de discutir as práticas docentes na Região Geográfica Intermediária de Marabá, com foco no ensino de matemática na educação básica sob uma perspectiva inclusiva, o artigo compartilha um estudo realizado a partir de dados coletados em um curso de formação continuada voltado para professoras/es da Educação Básica oferecido na modalidade híbrida. Com uma abordagem qualitativa de pesquisa e coletando os dados através da observação não estruturada e da observação on-line, o estudo analisa produções de três professores participantes do curso utilizando a Teoria da Ação Mediada como referencial teórico. O estudo conclui que há uma intersecção entre as práticas assumidas no trabalho docente, a intencionalidade pedagógica e as experiências do professor no contexto sociocultural, sendo que tal espaço reflexivo emerge como um tópico a ser mais bem aprofundado na Educação Matemática.
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