ENSINO DE MATEMÁTICA COM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: PRÁTICAS DOCENTES NO INTERIOR PARAENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19213


Palavras-chave:

Educação inclusiva, Educação Matemática, Inclusão, Marabá, Teoria da Ação Mediada

Resumo

As particularidades observadas no cenário educacional da região da Amazônia Legal revelam aspectos socioculturais próprios da região no que se refere ao trabalho docente. Com o objetivo de discutir as práticas docentes na Região Geográfica Intermediária de Marabá, com foco no ensino de matemática na educação básica sob uma perspectiva inclusiva, o artigo compartilha um estudo realizado a partir de dados coletados em um curso de formação continuada voltado para professoras/es da Educação Básica oferecido na modalidade híbrida. Com uma abordagem qualitativa de pesquisa e coletando os dados através da observação não estruturada e da observação on-line, o estudo analisa produções de três professores participantes do curso utilizando a Teoria da Ação Mediada como referencial teórico. O estudo conclui que há uma intersecção entre as práticas assumidas no trabalho docente, a intencionalidade pedagógica e as experiências do professor no contexto sociocultural, sendo que tal espaço reflexivo emerge como um tópico a ser mais bem aprofundado na Educação Matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elton de Andrade Viana, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), São Paulo, São Paulo, Brasil

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Braz Cubas - UBC (2006), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP / Campus Rio Claro (2017) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2023), com período de doutorado sanduíche na Universitat de Barcelona / Espanha, através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2021-2022). Atualmente é Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Professor de Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Educação Matemática, Autismo, Inclusão, Neurodiversidade e Teorias pós-modernas na Educação Matemática.

  • Walber Christiano Lima da Costa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Marabá, Pará, Brasil.

    Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA). Professor do Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI-UNIFESSPA); Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no Tocantins (UFT); Professor e Vice-Coordenador no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo 29 Unifesspa. Pesquisador nos seguintes grupos cadastrados no CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Educação Matemática Inclusiva (UEM); Grupo de Estudos de Linguagem Matemática - (GELIM/UFPA); Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos: Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores (GPES/UNIFESSPA). Especialista em: Alfabetização e Letramento, Língua Brasileira de Sinais - Libras, Metodologia do Ensino de Matemática, Educação Especial e Educação Inclusiva e em Técnicas de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais - Libras/Língua Portuguesa. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA). Graduado em Licenciatura em Matemática. Bacharel em Letras/Libras (UFSC). Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa. Possui Certificação em Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras pelo PROLIBRAS (MEC/INEP - UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem Matemática, Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação de Surdos, Ensino de Matemática, Ensino de Matemática para surdos, Tradução da Linguagem Matemática para alunos surdos, Língua Brasileira de Sinais- Libras, Tradução e Interpretação da Libras e processos psicológicos no ensino e na aprendizagem, Educação Matemática Inclusiva.

  • Ana Lucia Manrique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), São Paulo, São Paulo, Brasil

    Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003) e Livre Docente (2022), todos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq (2016- até o momento). Participou do Comitê Científico da SBEM-SP (2014-2017) e (2020-2023). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP (2020-2025). É professora visitante no IFSP, campus São Paulo. Atuou como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP. Coordenou projeto aprovado no Observatório da Educação, edital 2010 e participou como pesquisadora do projeto aprovado no Observatório da Educação, Capes, edital 2008 e 2012. Coordenou projeto aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais. Coordenou localmente projeto aprovado no edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, projeto em rede entre UFRJ, PUC/SP e UNIVAP. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral, Educação Matemática Inclusiva.

Referências

ALEXANDRE, A. F. Metodologia científica: princípios e fundamentos. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2021.

ANDRÉ, M.; ALMEIDA, P.; HOBOLD, M.; AMBROSETTI, N.; PASSOS, L.; MANRIQUE, A. L. O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 227, p. 122-143, jan/abr, 2010. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.91i227.606

BEYER, H. O. Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2005.

BRASIL. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Brasília: MEC, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CASTRO, J. A.; DUARTE, B. C. Panorama da educação nos estados que compõem a Amazônia Legal. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2002.

CASTRO, T. R. S.; FERREIRA, W. A. A. Educação inclusiva na escola estadual de educação básica Juporijup: compreensões estruturais e pedagógicas. Revista de Comunicação Científica, Juara, v. 4, n. 1, p. 18-28, jan/mar, 2019. ISSN 2525-670X. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3269 Acesso em: 23 ago 2024.

CAVASSANI, T. B.; ANDRADE, J. J.; MARQUES, R. N. Integração das TDIC na formação de professores: aproximações entre o modelo TPACK e a abordagem sociocultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 40, p. 1-25, 2024. http://dx.doi.org/10.1590/0102-469841245

COSTA, W. C. L.; VIZOLLI, I. Estado da arte envolvendo educação matemática inclusiva em programas de pós-graduação da Universidade Federal de Rondônia. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S.l.], v. 12, p. 01-25, jan/dez, 2024. ISSN 2318-6674. https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17795

CRUZ, J. E. S.; VIANA, E. A.; MANRIQUE, A. L.; BORGES, F. A. O processo de inclusão de estudantes com diferentes transtornos e a fronteira gerada pelos diagnósticos: o que dizem os estudos na área de Educação Matemática? Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, p. 1-21, 2020. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id374

D’AMORE, B. Elementos da didática da matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2007.

FAVACHO, E. R. C. O direito à educação de imigrantes e refugiados: uma análise dos marcos normativos na Amazônia Legal (2010-2023). 2024. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2024. Disponível em: http://www2.unifap.br/ppged/files/2024/08/Dissertacao_Erlani-Raquel-da-Cruz-Favacho-V.-Final.pdf Acesso em: 17 dez. 2024.

FERNANDES, A. P. C. S.; SANTOS, T. R. L. Educação infantil e educação especial em tempos de educação inclusiva. Revista Zero-a-seis, v. 20, n. 38, p. 431-453, jul/dez, 2018. https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p431

FLORES, C. R.; GUSMÃO, M. S. S.; COSTA, D. A.; SILVA, A. J. Rede de formação e pesquisa em ensino de ciências e matemática: ampliando as fronteiras amazônica. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 01-25, jan/dez, 2023. ISSN 2318-6674. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16791

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GRAVEN, M.; HEYD-METZUYANIM, E. Mathematics identity research: the state of the art and future directions. ZDM Mathematics Education, v. 51, p. 361-377, 2019. https://doi.org/10.1007/s11858-019-01050-y

GRESALFI, M.; HAND, V. M. Coordinating situated identities in mathematics classrooms with sociohistorical narratives: a consideration for design. ZDM Mathematics Education, v. 51, p. 493-504, 2019. https://doi.org/10.1007/s11858-019-01034-y

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias: 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Regiões Geográficas Estado do Pará. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do_territorio/divisao_regional/divisao_regional_do_brasil/divisao_regional_do_brasil_em_regioes_geograficas_2017/mapas/15_regioes_geograficas_para.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

LAHIRE, B. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Editora Ática, 1997.

LERMAN, S. Cultural, discursive psychology: a sociocultural approach to studying the teaching and learning of mathematics. Educational Studies in Mathematics, v. 46, p. 87-113, 2001. https://doi.org/10.1023/A:1014031004832

MANRIQUE, A. L.; VIANA, E. A. Educação matemática e educação especial: diálogos e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

MANRIQUE, A. L.; VIANA, E. A. Reflexões sobre uma formação de professores com uma perspectiva inclusiva. Com a Palavra, o Professor, Vitória da Conquista, v. 7, n. 17, jan/abr, 2022. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.767

MORGAN, C.; CRAIG, T.; SCHUETTE, M. WAGNER, D. Language and communication in mathematics education: an overview of research in the field. ZDM Mathematics Education, v. 46, p. 843-853, 2014. https://doi.org/10.1007/s11858-014-0624-9

MOURA, E.; FRAZ, J.; SANTOS, K.; MOREIRA, G. Grandezas e medidas no contexto da inclusão: a educação matemática na formação do professor na educação matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-25, 2021. e-ISSN 2526-6136. https://doi.org/10.46551/emd.e202113

NASCIMENTO FILHO, V. B. N.; MARTINES, E. A. L. M. REAMEC: Rios e estradas da Amazônia: meandros e escalada para o conhecimento. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S.l.], v. 12, p. 01-25, jan/dez, 2024. ISSN 2318-6674. https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16519

OLIVEIRA, L. A.; SÁ, E. F.; MORTIMER, E. F. Transformações da ação mediada a partir da ressignificação do uso de objetos mediadores em aulas do ensino superior. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 251-274, jan/dez, 2019. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u251274

PHILPOTT, C. Using narrative research as a method in teacher education: a sociocultural approach. Teacher Education Advancement Network Journal, v. 6, n. 1, p. 12-19, 2014. Disponível em: https://ojs.cumbria.ac.uk/index.php/TEAN/article/view/181 Acesso em 17 dez 2024.

POSSO, A. S. A produção de significados em um ambiente virtual de aprendizagem: utilizando a teoria da ação mediada para caracterizar a significação dos conceitos relacionados à solubilidades dos materiais. 2010. 183 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16122010-110005/en.php Acesso em: 17 dez. 2024.

QUEIROZ, M. R. P. P.; BARBOSA, J. C. Características da matemática financeira expressa em livros didáticos: conexões entre a sala de aula e outras práticas que compõem a matemática financeira disciplinar. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 56, p. 1280-1299, dez, 2016. ISSN 1980-4415. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a23

RABELO, L. C. C.; CAIADO, K. R. M. Educação especial em escolas do campo: um estudo sobre o sistema municipal de ensino de Marabá, PA. Revista Cocar, Belém, v. 8, n. 15, p. 63-71, jan/jul, 2014. ISSN 1981-9269. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/336 Acesso em 16 nov 2024.

RENSHAW, P. A sociocultural view of the mathematics education of young children. In: MANSFIELD, H.; PATEMAN, N. A.; BEDNARZ, N. (Eds.). Mathematics for tomorrow’s young children. Dordrecht: Springer, 1996. p. 59-78

SANTOS, F. M.; MORAES, M. E. L.; SALES, E. R. O braille fácil em matemática no ensino superior: uma experiência com um aluno cego na perspectiva de promoção de autonomia. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 164-176, jan/jun, 2017. ISSN 2318-6674. https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p164-176.i5448

SILVA E NETO, J.; REUTER, C. A. C.; GOMES, E. B. Os currículos dos cursos de licenciatura em matemática nas instituições de ensino superior públicas da Amazônia Paraense e a formação de professores reflexivos. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – RIPEM, v. 12, n. 1, p. 200-221, jan/abr, 2022. e-ISSN 2238-0345 https://doi.org/10.37001/ripem.v12i1.2859

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

TEIXEIRA, C. P. Os paradigmas do ensino da matemática para surdos incluídos no ensino médio na Escola Estadual Dom Gino Malvestio na cidade de Parintins. 2019. 75f. Dissertação (Mestrado em Matemática). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7615 Acesso em: 17 dez. 2024.

TREVISAN, A. C. R.; TREVISAN, E. P. Produtos educacionais no ensino de matemática: uma análise voltada para programas pertencentes à região da Amazônia Legal. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, Cornélio Procópio, v. 8, n. 1, p. 247-264, 2024. Disponível em: https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1310 Acesso em: 25 nov 2024.

UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1998. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por Acesso em: 17 dez. 2024.

VIANA, E. A. A motivação dos professores na elaboração de atividades que incluam estudantes neurodivergentes: a importância do brincar. Ensino & Multidisciplinaridade, São Luís, v. 9, n. 1, p. 1-11, 2023. ISSN 2447-5777 https://doi.org/10.18764/2447-5777v9n1.2023.1

VIANA, A. S.; CHASSOT, A. I.; RIPARDO, R. B. Desempenho em matemática dos alunos de Altamira – PA: uma análise do SAEB 2021. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S.l.], v. 12, p. 1-22, jan/dez, 2024. ISSN 2318-6674. https://doi.org/10.26571/10.26571/reamec.v12.15701

VIZOLLI, I; SÁ, P. F. Um estado do conhecimento em relação a formação continuada para professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental na Amazônia Legal brasileira. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S.l.], v. 8, n. 3, p. 650-669, set/dez, 2020. ISSN 2318-6674. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.11022

WANZELER, E. P.; SALES, E. R. Ensino de matemática para alunos surdos no contexto das pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016). REMATEC – Revista Matemática, Ensino e Cultura, Belém, v. 18, n. 43, p. 1-17, jan/dez, 2023. e-ISSN: 2675-1909. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023009.id465

WERTSCH, J. V. Mind as action. New York: Oxford University Press, 1998.

WERTSCH, J. V. The primacy of mediated action in sociocultural studies. Mind, Culture, and Activity, v. 1, n. 4, p. 202-208, 1994. https://doi.org/10.1080/10749039409524672

WERTSCH, J. V. Voices of the mind: A sociocultural approach to mediated action. Cambridge: Harvard University Press, 1991.

WERTSCH, J. V. Vygotsky y la formación social de la mente. Buenos Aires: Paidós, 1995.

ZAHNER, W.; MOSCHKOVICH, J. Talking while computing in groups: the not-so-private functions of computational private speech in mathematical discussions. Mind, Culture, and Activity, v. 17, p. 265-283, 2010. https://doi.org/10.1080/10749030903515213

Downloads

Publicado

2025-11-02

Como Citar

VIANA, Elton de Andrade; COSTA, Walber Christiano Lima da; MANRIQUE, Ana Lucia. ENSINO DE MATEMÁTICA COM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: PRÁTICAS DOCENTES NO INTERIOR PARAENSE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25036, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.19213. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/19213. Acesso em: 5 dez. 2025.