EVASÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO IFSC/FLN E A RELAÇÃO COM O SABER

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16487

Palavras-chave:

Curso de Engenharia, Evasão Universitária, Relação com os Saberes

Resumo

A evasão universitária no Brasil é um problema cada vez mais evidente, especialmente nos cursos de Engenharia do IFSC/Campus Florianópolis. Ela ocorre quando os alunos abandonam as atividades acadêmicas, causando prejuízos sociais e pessoais significativos. Para diminuir esse abandono e aumentar a permanência dos alunos, é importante compreender os fatores individuais, sociais e de conhecimento que contribuem para o fenômeno da evasão. A teoria de Bernard Charlot, que explora a relação do aluno com o saber, é valiosa nesse contexto. O campus Florianópolis implementou cursos de Engenharia em 2013, mas também enfrenta desafios de evasão. Nestes estudos, a análise das respostas dos evadidos revelou fragilidades nas dimensões da relação com o saber: identitária, epistêmica e social. Alguns alunos não conseguiram criar uma relação com os saberes do curso e enfrentaram desmotivação ao longo da graduação. Soluções eficazes devem abordar essas questões e promover uma relação positiva com o saber durante a graduação.

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Biografia do Autor

José de Pinho Alves Neto, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Florianópolis, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e mestrado em Engenharia Mecânica, área de concentração Ciência dos Materiais, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). É professor de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Florianópolis. Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Física Aplicada a Engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: física, ensino médio e superior, laboratório de ensino. Atualmente Doutorando no Programa de Educação Cientifica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina.

José Francisco Custódio, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Física (1999), Mestrado em Educação (2002) e Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Teologia pela UNIGRAN (2019). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professor da Universidade do Estado de Santa Catariana (2005-2010). Foi Sub-Coordenador (2014-2016) e Coordenador (2016-2018) do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Foi Coeditor do periódico "Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia" (2014-2020). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física do Departamento de Física. Tem experiência na área de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Natureza da Ciência, Motivação e Sentimento de Realidade.

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Publicado

2023-10-30

Como Citar

NETO, J. de P. A. .; CUSTÓDIO, J. F. EVASÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO IFSC/FLN E A RELAÇÃO COM O SABER. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23068, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16487. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16487. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Rede de Formação e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática

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