REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE: APONTAMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POSSÍVEIS TRANSGRESSÕES

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i1.11475

Palavras-chave:

Formação de professores. Subjetividade. Currículo. Base Nacional Comum Curricular. Michel Foucault.

Resumo

Este artigo é um esforço de problematizar os modos de ver e dizer a Educação Ambiental no Referencial Curricular Amazonense (2019). Tal documento surge de uma suposta necessidade de se elencar os conteúdos ditos corretos/adequados para serem ensinados aos estudantes, no período pós-implementação da Base Nacional Comum Curricular (2017). Dessa maneira, alinhando-nos a Michel Foucault, procuramos realizar uma análise genealógica que apresenta os enunciados atrelados aos marcos conceituais da Educação Ambiental, partindo da premissa de que isto revela o contexto histórico, dá possibilidades de existência e indica possíveis brechas. Dessa forma, a investigação mostra considerações a respeito do Referencial Curricular Amazonense com o objetivo de vislumbrar possibilidades de transgressão e construção de currículos advindos de uma docência cotidiana.

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Biografia do Autor

Rafaella Bruno Antunes de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Graduada no curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Pós-graduada em Gestão Escolar. Fui aluna de Iniciação Científca - PIBIC 2011/2012, estudando a prevalência da pediculose de cabeça em asilo e abrigos da cidade de Manaus - AM. Participei do programa de formação continuada de professores de Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Pós-graduada em Gestão Escolar (2015). Sou é professora da disciplina de Ciências Naturais na Secretaria de Estado de Educação - SEDUC. Atualmente minha pesquisa se direciona ao modo de ver e dizer a Educação Ambiental. 

Mônica de Oliveira Costa, Universidade do Estado do Amazonas

Tenho me mobilizado nas/pelas discussões dos modos de ver e dizer a Amazônia, a educação, o ambiente e a educação ambiental. Assim, cursei graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005) com Habilitação em Supervisão e Orientação Escolar, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2010), doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC - Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática a partir do qual pesquiso os temas: Currículo, Estágio, Didática e Amazônia na perspectiva de Michel Foucault. Atualmente sou professora/pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas. 

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Publicado

2021-01-28

Como Citar

SOUZA, R. B. A. de .; COSTA, M. de O. . REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE: APONTAMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POSSÍVEIS TRANSGRESSÕES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 1, p. e21017, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11475. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11475. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências