A CARACTERIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO SOBRE MAMÍFEROS: EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM AULAS DE CIÊNCIAS
DOI:
10.26571/reamec.v9i1.11389Palavras-chave:
Orientación de la acción. Mamíferos. Didáctica de las ciencias. Formación de profesores.Resumo
Este artigo apresenta um estudo cujo objetivo foi investigar a caracterização da base orientadora sobre o conceito de mamíferos por parte de estudantes do ensino fundamental. Como pressuposto epistemológico, adota o conceito de orientação da ação presente na Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitosem função do qual se estabelece uma experiência didático-formativa nas aulas de ciências. Como resultados, obteve-se a caracterização do conhecimento conceitual desses estudantes em relação ao modelo do objeto e ao modelo da ação para identificar mamíferos e sua problematização em relação ao que se espera de estudantes desse nível de ensino, sendo possível concluir o quão distante ainda se encontra o nível de aprendizado e assimilação desse conceito em relação ao modelo idealizado como referência.
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