A CARACTERIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO SOBRE MAMÍFEROS: EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM AULAS DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i1.11389

Palavras-chave:

Orientación de la acción. Mamíferos. Didáctica de las ciencias. Formación de profesores.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo cujo objetivo foi investigar a caracterização da base orientadora sobre o conceito de mamíferos por parte de estudantes do ensino fundamental. Como pressuposto epistemológico, adota o conceito de orientação da ação presente na Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitosem função do qual se estabelece uma experiência didático-formativa nas aulas de ciências. Como resultados, obteve-se a caracterização do conhecimento conceitual desses estudantes em relação ao modelo do objeto e ao modelo da ação para identificar mamíferos e sua problematização em relação ao que se espera de estudantes desse nível de ensino, sendo possível concluir o quão distante ainda se encontra o nível de aprendizado e assimilação desse conceito em relação ao modelo idealizado como referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandro Augusto Barros Façanha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto do Departamento de Educação UFRN/CERES, Doutor em Educação e pesquisador nas áreas do ensino de ciências, educação química e didática desenvolvimental. Líder do Grupo de Pesquisas em Ensino de Ciências - GPENCI/UFRN/CNPq, administrador dos canais virtuais de atividades remotas no ensino de ciências e formação de professores nas plataformas de comunicação do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCAKTuRGfWmaP8X9ldhqQuEw e Instagram: https://www.instagram.com/gpenci_ufrn/ Contato: abfacanha@gmail.com.

Micarla Silva Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN). Possui experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), participa de projeto de pesquisa e extensão universitária na área de ciências, além de ser membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GPENCI).

Nathany Morais de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências - GPENCI,

Referências

AQUINO, Orlando Fernández. O Experimento Didático-Formativo: contribuições de L. S. Vigotski, L. V. Zankov e V. V. Davidov. In: SEMINÁRIO GEPID/OBEDUC, 1. 2013, Uberaba. Anais [...]. Uberaba: Uniube, 2013. p. 1-12. 1 CD-ROM.

BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: SEE, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3psKCMu. Acesso em: 20 out. 2020.

FAÇANHA, Alessandro Augusto Barros; AZEVEDO, Micarla Silva de; SOUZA, Nathany Morais de. A caracterização de uma base orientadora para ensinar o conteúdo de mamíferos: contribuições da Teoria de P. Ya. Galperin. Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, Cazeiras, v. 4, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://bit.ly/2ZoGd2n. Acesso em: 20 set. 2020.

FAÇANHA, Alessandro Augusto Barros; CHIANCA, Renan Cirne; FELIX, Clara Patrícia. O pensamento crítico no contexto da alfabetização científica: um estudo com futuros professores de ciências. Revista Ciências & Ideias, Nilópolis, v. 10, n. 2, p. 42-55, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3dkJec6. Acesso em: 20 set. 2020.

FERNANDEZ, Carmen. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 500-528, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3rTZUeK. Acesso em: 15 out. 2020.

GALPERIN, Petr Yakovlevich. Introducción a la psicología: un enfoque dialéctico. Pablo del Rio, Habana, 1979.

GALPERIN, Piotr Yakovlevich. Sobre el método de formación por etapas de las acciones intelectuales. In: ROJAS, L. Q. (coord.) Antología de la Psicología Pedagógica y de la Edades. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1986. p. 27-40.

GALPERIN, Petr Yakovlevich. Sobre la formación de los conceptos y de las acciones mentales. In: QUINTANAR ROJAS, L. (org.). La formación de las funciones psicológicas durante el desarrollo del niño. Tlaxcala: Universidad Autónoma de Tlaxcala, 2001. p. 45-56.

LEÓN, Glória Fariñas. El enfoque histórico cultural en el estudio del desarrollo humano: para una praxis humanista. Actualidades Investigativas en Educación, San Pedro, v. 9, p. 1-23, 2009. Disponível em: https://bit.ly/2NdOrrG. Acesso em: 15 out. 2020.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.

LEONTIEV, Alexis. Actividad, conciencia, personalidade. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1981.

MENEZES, Núbia Maria Leão de; KALHIL, Josefina Barrera. Concepções alternativas e os conceitos científicos: uma contribuição para o ensino de ciências. Latin-American Journal of Physics Education, Logroño, v. 9, n. 4, p. 12, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3puLU9u. Acesso em: 15 out. 2020.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Vygotsky, Leontiev, Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.

NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.; OLIVEIRA, M. V. F. A formação de habilidades gerais no contexto escolar: contribuições da Teoria de P. Ya. Galperin. P. Ya. Galperin e a Teoria da Assimilação Mental por Etapas: pesquisas e experiências para um ensino inovador. In: NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.; OLIVEIRA, M. V. F. (org.). A formação de habilidades gerais no contexto escolar: contribuições da teoria de P. Ya. Galperin. Campinas: Mercado de Letras, 2016. p. 23-78.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; PACHECO, Otmara Gonzalez. Formação de conceitos segundo a teoria de assimilação de Galperin. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 105, p. 92-109, 2013. Disponível em: https://bit.ly/3dsc6iZ. Acesso em: 20 out. 2020.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; PINHEIRO, Magda Maria; GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias. Controle e autorregulação da aprendizagem na teoria de P. Ya. Galperin. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 24, p. 322-341, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3jUMDzT. Acesso em: 20 out. 2020.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. A Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin: contribuições para a Didática Desenvolvimental. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 70-97, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3pvcDTk. Acesso em: 20 de out. 2020.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. Diagnóstico do nível de desenvolvimento da orientação de uma ação em Química Geral com futuros professores: contribuições da Teoria de P. Ya. Galperin. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 2, n. 2, p. 412-439, maio/ago. 2018a. Disponível em: https://bit.ly/3rZIYDA. Acesso em: 20 de out. 2020.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. Galperin e a teoria da formação planejada por etapas das ações mentais e dos conceitos: pesquisas e experiências para um ensino inovador. 1. ed. São Paulo: Mercado de Letras, 2018b.

OLIVEIRA, Marizete de; SILVA COSTA, Susana Cardoso da; COSTA, Samuel. A abordagem de mamíferos nos livros didáticos de ciências. Revista Técnico Científica do IFSC, Florianópolis, v. 1, n. 5, p. 767, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2ZnFZIG. Acesso em: 20 out. 2020.

TALÍZINA, Nina. Psicología de la enseñanza. Moscú: Progreso, 1988.

TALÍZINA, Nina. La esencia de la aproximación de la actividad en psicología. Metodología e História de la Psicología, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 157-162, 2007.

TALÍZINA, Nina. Psychological mechanisms of generalization. Acta Neurológica Colombiana, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 76-88, 2008.

VIGOTSKY, Liev Semionovich. Problemas teóricos y metodológicos de la psicología. In: VIGOTSKY, Liev Semionovich. Obras escogidas I. Madrid: Visor, 1997. v. 1. p. 95-116.

Publicado

2021-04-03

Como Citar

FAÇANHA, A. A. B.; AZEVEDO, M. S. .; DE SOUZA, N. M. . A CARACTERIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO SOBRE MAMÍFEROS: EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM AULAS DE CIÊNCIAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 1, p. e21027, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11389. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11389. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências