ESTADO DA ARTE: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E O ENSINO DA FÍSICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i1.11196

Palavras-chave:

Ensino de Física. Aprendizagem Baseada em Projetos. Metodologia ativa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o que vem sendo trabalhado na metodologia ativa “Aprendizagem Baseada em Projetos” (ABP), em contextos de ensino de Física, contribuindo para a elaboração de novas pesquisas e práticas escolares. Há especial interesse em verificar se o ensino de Física pode promover aprendizagem significativa, a partir de metodologias, que posicionem o estudante no centro do processo de aprendizagem. Os resultados indicaram uma variedade de pressupostos teóricos e metodológicos relativos à metodologia ABP, bem como a preocupação dos autores em proporcionar aos estudantes uma aprendizagem mais envolvente, que tenha relação com situações reais presentes na vida cotidiana, buscando uma aprendizagem mais significativa. Também são identificados fatores que podem atrapalhar a implantação de propostas ABP se não forem levados em consideração.

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Biografia do Autor

Andreia Gomes Furtado Aguillera, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2003). Professora efetiva da Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc). Tem experiência em docência na área de Física, atuando em sala de aula do ano de 2004 a 2014. Foi professora Articuladora da Escola Estadual Ulisses Guimarães no ano de 2015, Coordenadora pedagógica de 2016 a 2018 e Diretora pedagógica no ano de 2019. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais da UFMT (PPGECN). 

Miguel Jorge Neto, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005), mestrado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) e doutorado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências naturais, teoria da complexidade, física ambiental, ensino de física e formação de professores. 

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Publicado

2021-01-16

Como Citar

GOMES FURTADO AGUILLERA, A.; NETO, M. J. ESTADO DA ARTE: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E O ENSINO DA FÍSICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 1, p. e21006, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11196. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11196. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências