ESTADO DA ARTE: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E O ENSINO DA FÍSICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i1.11196

Palavras-chave:

Ensino de Física. Aprendizagem Baseada em Projetos. Metodologia ativa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o que vem sendo trabalhado na metodologia ativa “Aprendizagem Baseada em Projetos” (ABP), em contextos de ensino de Física, contribuindo para a elaboração de novas pesquisas e práticas escolares. Há especial interesse em verificar se o ensino de Física pode promover aprendizagem significativa, a partir de metodologias, que posicionem o estudante no centro do processo de aprendizagem. Os resultados indicaram uma variedade de pressupostos teóricos e metodológicos relativos à metodologia ABP, bem como a preocupação dos autores em proporcionar aos estudantes uma aprendizagem mais envolvente, que tenha relação com situações reais presentes na vida cotidiana, buscando uma aprendizagem mais significativa. Também são identificados fatores que podem atrapalhar a implantação de propostas ABP se não forem levados em consideração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andreia Gomes Furtado Aguillera, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2003). Professora efetiva da Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc). Tem experiência em docência na área de Física, atuando em sala de aula do ano de 2004 a 2014. Foi professora Articuladora da Escola Estadual Ulisses Guimarães no ano de 2015, Coordenadora pedagógica de 2016 a 2018 e Diretora pedagógica no ano de 2019. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais da UFMT (PPGECN). 

Miguel Jorge Neto, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005), mestrado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) e doutorado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências naturais, teoria da complexidade, física ambiental, ensino de física e formação de professores. 

Referências

ARAUJO, R. V. Implementação de metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos em aulas de física sobre acústica no ensino médio à luz dos campos conceituais. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Tramandaí, 2019. Disponível em:

https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/197452. Acesso em: 27 de abr. de 2020.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.

BARBOSA, E. F., & DE MOURA, D. G. (2013). Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, 39(2), 48-67. Disponível em: http://bts.senac.br/bts/article/view/349. Acesso em: 08 de jul. de 2020. Doi: https://doi.org/10.26849/bts.v39i2.349.

BARP, J. Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de Física no 9º ano do ensino fundamental. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Porto Alegre, 2016. Disponível em:

https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/152765. Acesso em: 26 de abr. de 2020.

BENDER, W. N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: PENSO, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 14 de mai. de 2020.

CAREGNATO, S. E. Google Acadêmico como ferramenta para os estudos de citações: avaliação da precisão das buscas por autor. Ponto de acesso, v. 5, n. 3, p. 72-86, 2011. Disponível em: https://cienciasmedicasbiologicas.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5682. Acesso em: 12 de mai. de 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v5i3.5682.

DA EDUCAÇÃO BÁSICA, Censo Escolar. Notas estatísticas. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira: Brasília, Brasil, 2017.

DA SILVA, M. L. O uso de materiais de baixo custo para experimentação nas aulas de densidade e pressão hidrostática. Revista Prática Docente, v. 2, n. 1, p. 62-70, 2017. Disponível em:

http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/47. Acesso em: 08 de jul. de 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.23926/rpd.v2i1.47.

ESPÍNDOLA, K.; MOREIRA, M. A. Relato de uma experiência didática: ensinar física com os projetos didáticos na EJA, estudo de um caso. Encontro Estadual de Ensino de Física. (1: 2005 nov. 24-26: Porto Alegre, RS). Atas. Porto Alegre: Instituto de Física-UFRGS, 2006.

GARCÊS, B. P.; DE OLIVEIRA SANTOS, K.; DE OLIVEIRA, C. A. Aprendizagem baseada em projetos no ensino de bioquímica metabólica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 2, p. 526-533, 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11448. Acesso em: 12 de mai. de 2020. Doi: https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11448.

GARCÍA-VERA, N. O. La pedagogía de proyectos en la escuela: una revisión de sus fundamentos filosóficos y psicológicos. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 4, n. 9, p. 685-707, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2810/281022848010.pdf. Acesso em 12 de abr. de 2020.

GERMANO, C. F. O ensino da conservação de energia mecânica mediada pelo uso de metodologias ativas de aprendizagem. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Tramandaí, 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/193231. Acesso em: 27 de abr. de 2020.

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

HERNÁNDEZ, F., & VENTURA, M. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: O conhecimento é um caleidoscópio (5ª ed.). Porto Alegre: Artmed, 1998.

HEWITT, Paul G. Fundamentos de física conceitual. Bookman, 2015.

LARANJEIRAS, C. C.; PORTELA, S. IC; RIBEIRO, L. A. Por uma Abordagem Moderna e Contemporânea do Ensino de Física no Ensino Médio. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Cassio_Laranjeiras/publication/325543402_Por-uma-Abordagem-Moderna-e-Contemporanea-do-Ensino-de-Fisica-no-Ensino-Medio-In-Defense-of-a-modern-and-contemporary-approach-to-physics-teaching-at-high-school.pdf. Acesso em: 14 de abr. de 2020.

MARTINS, V. J. et al. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPr) na construção de conceitos químicos na potabilidade da água. Revista Prática Docente, v. 1, n. 1, p. 79-90, 2016. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/13. Acesso em 13 de abr. de 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.23926/rpd.v1i1.13.

MASSONI, N. T.; DANTAS, C. R. da S.; BARP, J. A Teoria da Aprendizagem Significativa articulada ao “Ensino por Microprojetos”: Uma possibilidade ao letramento científico. Revista Dynamis, v. 25, n. 3, p. 52-67, 2019. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/204022. Acesso em 27 de abr. de 2020.

MORAES, J. U. P. A visão dos estudantes sobre o Ensino de Física: Um estudo de caso. Scientia Plena, v. 5, n. 11, 2009. Disponível em: http://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/736. Acesso em: 15 de mai. de 2020.

MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos avançados, v. 32, n. 94, p. 73-80, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142018000300073&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 09 de jul. de 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006.

MOREIRA, M. A. Ensino e aprendizagem significativa. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2017.

NOBRE, E. F.; SANTIAGO, S. B.; SARMENTO, J. S. Construção e análise de um forno solar como atividade prática no ensino de física em Quixeramobim. 2014. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33198. Acesso em: 05 de mai. de 2020.

OLIVEIRA, S. L. de. Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em estudantes do Ensino Médio. 2019.

f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Volta Redonda, 2019. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10420. Acesso em: 10 de mai. de 2020.

PARISOTO, M. F.; MOREIRA, M. A.; KILLIAN, A. S. Efeito da aprendizagem baseada no Método de Projetos e na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa na retenção do conhecimento: uma análise quantitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, 2016.

PASQUALETTO, T. I. O ensino de física via aprendizagem baseada em projetos: um estudo à luz da teoria antropológica do didático. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física da Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/188390. Acesso em: 27 de abr. de 2020.

PASQUALETTO, T. I; VEIT, E. A.; ARAUJO, I. S. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino de Física: uma Revisão da Literatura. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 551-577, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4546. Acesso em: 27 de abr. de 2020. Doi: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172551.

PIETROCOLA, M. Construção e realidade: o papel do conhecimento físico no entendimento do mundo. In: PIETROCOLA, Maurício (org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001.

PINTO, D. de O. Aprendizagem Baseada em Projetos: tudo o que você precisa saber. Blog Lyceum, 2019. Disponível em:

https://blog.lyceum.com.br/aprendizagem-baseada-emprojetos/ Acesso em: 18 mar. 2020.

PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de projetos. Série “Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias” - Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2003. Disponível em: http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto18.pdf. Acesso em: 20 de abr. de 2020.

RODRIGUES, M. A. T.; MACKEDANZ, L. F. Produção de espelhos parabólicos e construção do conceito de função polinomial de 2 o grau. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 40, n. 1, p. e1502, 2017. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172018000100602&script=sci_arttext. Acesso em 14 de mai. de 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0068.

SCHNEIDER, R. M; KRAJCIK, J.; BLUMENFELD, P. Aprovação de materiais científicos baseados em reformas: A variedade de aprovações de professores em salas de aula de reforma. Jornal de Pesquisa em Ensino de Ciências: O Jornal Oficial da Associação Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, v. 42, n. 3, p. 283-312, 2005.

SILVA, J. R. dos S.; et al. Proposta para o Ensino de Física baseado em projetos. Ciências, v. 375, n. 390, p. 390, 2013. Disponível em: http://www.academia.edu/download/54157654/Mita_T0339-1.pdf. Acesso em: 15 de abr. de 2020.

TAVARES, S. T. D. P., & GOMES, S. A. R. Educação e aprendizagem no século XXI: o papel do professor e do aluno frente aos impactos das tecnologias da informação e da comunicação (tic) na educação, 2018. Disponível em:

https://core.ac.uk/download/pdf/231278923.pdf. Acesso em 21 de jun. de 2020.

TEIXEIRA, D. S. de N.; et al. Criação de protótipos de um laboratório de Ensino de Matemática. Revista Ciências Humanas, v. 10, n. 2, 2017. Disponível em: http://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/369. Acesso em: 13 de mai. de 2020. Doi: http://orcid.org/0000-0003-4578-8324.

Downloads

Publicado

2021-01-16

Como Citar

GOMES FURTADO AGUILLERA, A.; NETO, M. J. ESTADO DA ARTE: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E O ENSINO DA FÍSICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e21006, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11196. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11196. Acesso em: 16 maio. 2021.

Edição

Seção

Educação em Ciências