A CRIANÇA E A TECNOLOGIA DIGITAL: BRINCANDO E APRENDENDO CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
10.26571/reamec.v9i2.11116Palavras-chave:
Educação, Mesas Educacionais, Tecnologia DigitalResumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as possíveis articulações das tecnologias digitais na educação, destacando, nesta pesquisa, as mesas educacionais chamadas Mundo das Descobertas ao desenvolvimento das ciências com/por e para as crianças, pois elas são sujeitas de direitos, dotadas de inteligência, emoções e sentimentos; capazes de observar, registrar informações, argumentar, debater, fazer escolhas e expressar-se em diferentes linguagens. A escolha das mesas educacionais Mundo da Descoberta se deu por fazer parte de um projeto da Secretaria Municipal de Educação (SEMED /Manaus) aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O destaque aos conhecimentos das ciências foi uma decisão, mediante a uma votação das crianças pelo jogo “No tempo dos dinossauros”. A investigação realizada perpassou por uma pesquisa de abordagem qualitativa, através de uma intervenção pedagógica organizada mediante a uma sequência didática. O presente estudo abordou temáticas sobre as tecnologias digitais na educação e práticas pedagógicas envolvendo vivências/experiências e brincadeiras sobre curiosidades científicas de Paleontologia na Educação Infantil (EI), oportunizando as crianças explorarem algumas curiosidades sobre os Dinossauros. A pesquisa foi realizada em um CMEI, localizado na zona leste de Manaus, com crianças do 1º período. As atividades realizadas nas Mesas Educacionais possibilitaram às crianças a aproximação das tecnologias digitais e uma aprendizagem mais satisfatória, acompanhada de um processo de práticas pedagógicas que buscou envolver a linguagem científica e tecnológica digital.
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