DE OLHO NO CÉU: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA COM AS CRIANÇAS EM ESPAÇO NÃO FORMAL MANAUARA
DOI:
10.26571/reamec.v9i3.12684Palavras-chave:
Crianças, Astronomia, Divulgação Científica, Democratização da Ciência, Espaço nãoformalResumo
Este artigo aborda uma experiência – Exposição De olho no céu - realizada no Largo São Sebastião, Manaus – AM, em parceria com o Museu Amazônico, órgão suplementar da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A atividade teve como objetivo analisar o interesse das crianças por temas de Astronomia, identificando seus conhecimentos prévios e curiosidades sobre as temáticas que envolvem os corpos celestes, salientando assim, a importância dos museus para a democratização da ciência, desde o público infantil. O artigo possui uma abordagem qualitativa, com enfoque descritivo. A técnica de gerenciamento de dados foi a observação participante, mediante a gravações, filmagens e fotografias, por meio de smartphones. Diante da Análise de Conteúdo, elencou-se cinco categorias: 1) curiosidades; 2) reações; 3) desejo de conhecer os corpos celestes; 4) conhecimento apresentado; e, 5) A importância de atividades de democratização à ciência em espaços não formais. De acordo com os resultados, as crianças demonstraram interesse em participar das atividades, dialogando entre si e com as pesquisadoras, respondendo perguntas sobre os planetas e aprendendo algumas curiosidades (tamanho dos planetas do sistema solar, quantos planetas tem anéis, outros). O estudo possibilitou mostrar uma prática de divulgação científica realizada em um espaço não formal, com crianças de várias nacionalidades, idades e classes sociais, demonstrando a necessidade de mais práticas que envolvam temáticas científicas para esse público na cidade de Manaus - AM.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ANDRADE, A. N. As potencialidades do uso dos desenhos das crianças da educação infantil para a Divulgação Científica. Dissertação – PGSS – Educação em Ciências na Amazônia (Mestrado). Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2018. Disponível em: http://177.66.14.82/handle/riuea/3293. Acesso em: 20 de maio de 2021.
ANDRADE, A. N. Desenho infantil: uma experiência com, por e para os curumins e cunhantãs. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia científica ao alcance de todos. Manaus: Editora Valer, 2010.
KALLERY, M. Astronomical Concepts and Events Awareness for Young Children. International Journal of Science Education, v. 01, p. 1-29, 2010. DOI:10.1080/09500690903469082.
MENDES, M. F. A. Uma perspectiva histórica da divulgação científica: a atuação do cientista-divulgador José Reis (1948-1958). Tese. (Doutorado). Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz- FIOCRUZ. Rio de Janeiro, 2006.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
Ministério da Educação. Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME, 1997. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/orientacoes_curriculares_pre_escolar.pdf. Acesso em: 20 de maio de 2021.
NATAL, C. B.; ALVIM, M. H. A divulgação científica e a inclusão social. Revista do Edicc, v. 5, n. 1, p. 76-86, 2018. ISSN: 2317-3815. Disponível em: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/5964/7309. Acesso em: 22 de maio de 2021.
PEIXOTO, A. A criança e o conhecimento do mundo: atividades laboratoriais em ciências físicas. Penafiel: Editorial Novembro, 2008.
REIS, E. F. dos; SOUSA, M. F. da C.; ALVES, D. dos S.; PINHO, M. I. M.; RIZATTI, I. M. Espaço não formais de educação na prática pedagógica de professores de ciências. REAMEC - Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 7, n. 3, 2019. p. 23-36 ISSN: 2318-6674. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8265/pdf . Acesso em: 22 de maio de 2021. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.8265.
SELBACH, S. et al. Matemática e didática: como bem ensinar. Petrópolis: Vozes, 2010
VOGT, C. A. Espiral da cultura científica. Com Ciência-Cultura Científica [online], 2003. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/cultura/cultura01.shtml.
Acessado em: 21 de maio de 2021.
VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento dos conceitos científicos na infância. In: CAMARGO, J. L. Pensamento e linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alexandra Nascimento de Andrade, Adana Teixeira Gonzaga Gonzaga, Carolina Brandão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.