PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: ENFRENTANDO UM PROBLEMA SECULAR
DOI:
10.26571/2318-6674.a2016.v4.n2.p41-56.i5327Palavras-chave:
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Formação continuada, Professores alfabetizadores, Alfabetização, Letramento.Resumo
Os objetivos do texto são descrever e analisar as ações desenvolvidas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Mato Grosso. Trata-se de programa de formação continuada e presencial de professores alfabetizadores, organizado em rede, instituído pela Portaria N. 867, de 4 de julho de 2012, coordenado em nosso estado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Após breve contextualização do tema alfabetização e das influências intelectuais e legais que circundam essa política de formação, relatamos sua implementação no estado de Mato Grosso durante os anos de 2013 a 2015. Em seguida, apresentamos dados de pesquisas survey, realizadas nos três anos, que focam respostas dadas pelos alfabetizadores relacionadas à questão: Este curso contribuiu para a sua formação? Por quê? Os dados foram trabalhados à luz da Análise de Conteúdo, com a utilização de um recurso gráfico para apresentar os termos mais frequentes, conhecido como nuvem de palavras, elaborado com o programa Tagul™. Os resultados informam que: a) o PNAIC marcou significativamente a formação continuada dos professores que participaram do Programa; b) o PNAIC marcou os participantes e se configurou como espaço de troca de experiências, de construção de conhecimentos entre os sujeitos; c) o PNAIC, de uma forma não prescritiva, possibilitou aos alfabetizadores reflexão sobre a prática e construção de caminhos, de estratégias para a alfabetização das crianças, sem abandonar a discussão teórica por meio de leituras e debates. A importante contribuição que os dados apresentam sugere a necessidade de continuidade dessa política de formação de professores alfabetizadores.Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.