APRENDIZAGENS E SABERES DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i3.10031

Palavras-chave:

University Pedagogy, Teacher of the University Degree in Mathematics, High Education

Resumo

Neste artigo apresentamos um recorte da pesquisa de mestrado, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu, Curso de Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que tem por objetivo analisar como um docente de uma Licenciatura em Matemática aprende a docência universitária e quais saberes mobiliza para atuar na Educação Superior. É uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, cuja coleta de dados contou com questionário de caracterização e entrevista semiestruturada. Dentre os autores que subsidiaram a pesquisa destacam-se Zabalza (2004), Mizukami et al. (2002), Bitencourt (2014; 2017), Tardif (2014). Conclui-se, de modo geral, que o docente possui, de forma singular, elementos que influenciam as suas aprendizagens docentes, configuradas pelos seus percursos de formação pessoal ou profissional, realimentadas pelos diferentes saberes construídos na significação das suas experiências. O docente de Matemática aqui pesquisado aprende a docência na prática cotidiana em sala de aula, mobilizando os saberes necessários à sua atuação fundamentados nos saberes da experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabricia Nates dos Santos Galvão, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, na linha de pesquisa: Formação de professores, políticas e práticas pedagógicas. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT (2015). Tecnóloga em Processos Gerenciais, do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais pela Universidade Norte do Paraná/UNOPAR (2009). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Docência - GFORDOC/UNEMAT. Área de Pesquisa: Pedagogia Universitária, Educação Superior, Aprendizagem e Saberes da docência.

Loriége Pessoa Bitencourt, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciada em Matemática pela Faculdade Imaculada Conceição - FIC (1994), Especialista em Modelagem Matemática (1997) pela UNEMAT/UNICAMP, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2006) com a dissertação intitulada: "Aprendizagem da Docência do Professor Formador" e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014) na linha de Pesquisa: Universidade - teoria e prática, cujo título da tese foi: "Pedagogia Universitária potencializada no diálogo reflexivo sobre Educação Matemática: quando três gerações de educadores se encontram". É Professora Efetiva Adjunto IV da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) desde 1995. Atualmente leciona na graduação no Curso de Licenciatura Plena em Matemática do Campus Universitário de Cáceres e é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNEMAT - Mestrado em Educação - na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas. Atua na área da Educação Matemática, Educação Superior, Formação de Professores e Pedagogia Universitária.

Referências

BITENCOURT, L. P. Pedagogia Universitária potencializada no diálogo reflexivo sobre Educação Matemática: quando três gerações de educadores se encontram. 2014. 268 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, RS, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/94629/000914883.pdf; jsessionid=D5B9B57B59F8A6CF4A2B23582B9332D5?sequence=1. Acesso em: 20 fev. 2020.

_____; DARSIE, M. M. P. O formador de educadores matemáticos e sua aprendizagem para a docência. In: GONÇALVES, T. VALIM, O.; MACÊDO, F. C. da S.; SOUZA, F. L. Educação em Ciências e Matemáticas: debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores. Porto Alegre, RS: Penso Editora. Grupo Artmed, 2015.

_____. Aprendizagem da docência do professor formador de educadores matemáticos. Curitiba: CRV, 2017.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, PT: Porto Editora, 1994.

BOLSAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. de A. Pedagogia Universitária e Aprendizagem Docente: relações e novos sentidos da professoralidade. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, jan./abr., 2010. p. 13-26. Disponível em: http://w3.ufsm.br/gtforma/estagio1/d495aa7de10b177529661cfe949317fe.pdf. Acesso em: 20 fev. 2020.

GALVÃO, F. N. dos S.; BITENCOURT, L. P. Pedagogia universitária e formação pedagógica do docente universitário: contributos para um ensino de qualidade e possíveis mudanças na universidade. Rev. Relva, v. 4, n. 1, Juara-MT, jan./jun., 2017. p. 9-23. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/2254. Acesso em: 20 fev. 2020.

_____. A Pedagogia Universitária como espaço de (re)construção das Aprendizagens e Saberes da Docência nos cursos de Licenciaturas e Bacharelados da Unemat/Cáceres-MT. 2019. 187 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Educação e Linguagem, Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) Educação, Cáceres, 2019.

MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, PT: Porto Editora, 1999.

MIZUKAMI, M. da G. N.; REALI, A. M. de M. R; REYES, C. R; MARTUCCI, E. M; LIMA, E. F de; TANCREDI, R. M. S. P; MELLO, R. R. de. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2002.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 8. ed., São Paulo, SP: Cortez, 2012.

_____. ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no Ensino Superior. 5. ed., São Paulo, SP: Cortez, 2014.

SANTOS, E. G. dos; POWACZUK, A. C. H. Formação e desenvolvimento profissional docente: a aprendizagem da docência universitária. Políticas Educativas. Porto Alegre, RS; v. 5, n. 2, 2012. p. 38-53. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Poled/article/view/35843/23273. Acesso em: 20 fev. 2020.

SILVA, A. M. de P. B. da; MONTEIRO, F. M. de A. Formação continuada e aprendizagem docente: relatos de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: MONTEIRO, F. M. de A. (Org.). Trabalho docente na educação básica: contribuições formativas e investigativas em diferentes contextos. Cuiabá: EdUFMT, 2007. p. 59-72.

SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. da. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

ZABALZA, M. A. A universidade: cenário específico e especializado de formação. In. ZABALZA, M. A. O ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed., Porto Alegre, RS: Bookman, 2015.

Publicado

2020-09-19

Como Citar

GALVÃO, F. N. dos S.; BITENCOURT, L. P. APRENDIZAGENS E SABERES DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 3, p. 266–279, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10031. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10031. Acesso em: 22 jul. 2024.