RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.12814

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino-aprendizagem, Resolução de Problemas

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui especificidades socioculturais e por isso é importante que no ensino-aprendizagem de matemática se tenha conhecimento, valorização e que sejam consideradas tais especificidades. A resolução de problemas se configura em uma das possibilidades didáticas de oportunizar a construção do conhecimento matemático de forma a considerar essas características peculiares da modalidade. Este estudo teve como objetivo apresentar considerações sobre as potencialidades da resolução de problemas matemáticos a partir das especificidades da Educação de Jovens e Adultos. Metodologicamente, caracteriza-se como um ensaio teórico, em que se recorreu a teses, dissertações e livros que abordam a temática resolução de problemas na EJA. Dentre os resultados, destaca-se que quanto às especificidades a EJA não se configura apenas pelo corte etário, mas por características socioculturais que evidenciam as marcas de exclusão da sociedade. No que diz respeito à resolução de problemas, é possível constatar que a utilização no ensino potencializa a aprendizagem de matemática, oportunizando a formação de sujeitos críticos, reflexivos, criativos, autônomos na compreensão de seu papel social, com condições de exercer plenamente a cidadania. Espera-se que os resultados possibilitem debates e reflexões sobre a necessidade de que sejam garantidos na escola os marcos socioculturais no ensino-aprendizagem de jovens e adultos, assim como sobre as potencialidades da resolução de problemas, a fim de que tal estratégia seja mais utilizada na modalidade para a construção do conhecimento matemático.

 

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Biografia do Autor

Eliana Alves Pereira Leite, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia, Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Mato Grosso e Doutorado em Educação, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (GEM) da Universidade Federal de São Carlos, coordenado pela profa Dra Cármen Lúcia Brancaglion Passos; Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GROEPEM) da Universidade Federal de Rondônia, coordenado pelo prof. Dr. Emerson da Silva Ribeiro; Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (GRUEPEM) da Universidade Federal de Mato Grosso, coordenado pela profa Dra Marta Maria Pontin Darsie. Atualmente é Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus de Ji-Paraná/RO. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em resolução de problemas, EJA, Metacognição e formação de professores.

Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Docência e Supervisão Escolar (1982) e habilitação em Admisnistração Escolar (1983) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas. Especialização em Formação e Atuação do Educador na Realidade Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984); especialização em Metodologia do Ensino de Matemática de 1ª à 4ª série pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática - GRUEPEM. Atualmente é Coordenadora Geral do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM, doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC; coordenadora do Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e iniciação às Ciências do Polo UFMT-Cuiabá. É pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, avaliação da aprendizagem, avaliação em larga Escala - ALE, metacognição e matemática, Dificuldades de aprendizagem Matemática-DAM, Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2021-08-28

Como Citar

LEITE, E. A. P.; DARSIE, M. M. P. . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 21065, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.12814. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12814. Acesso em: 26 set. 2021.

Edição

Seção

Educação Matemática na EJA

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