RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.12814

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino-aprendizagem, Resolução de Problemas

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui especificidades socioculturais e por isso é importante que no ensino-aprendizagem de matemática se tenha conhecimento, valorização e que sejam consideradas tais especificidades. A resolução de problemas se configura em uma das possibilidades didáticas de oportunizar a construção do conhecimento matemático de forma a considerar essas características peculiares da modalidade. Este estudo teve como objetivo apresentar considerações sobre as potencialidades da resolução de problemas matemáticos a partir das especificidades da Educação de Jovens e Adultos. Metodologicamente, caracteriza-se como um ensaio teórico, em que se recorreu a teses, dissertações e livros que abordam a temática resolução de problemas na EJA. Dentre os resultados, destaca-se que quanto às especificidades a EJA não se configura apenas pelo corte etário, mas por características socioculturais que evidenciam as marcas de exclusão da sociedade. No que diz respeito à resolução de problemas, é possível constatar que a utilização no ensino potencializa a aprendizagem de matemática, oportunizando a formação de sujeitos críticos, reflexivos, criativos, autônomos na compreensão de seu papel social, com condições de exercer plenamente a cidadania. Espera-se que os resultados possibilitem debates e reflexões sobre a necessidade de que sejam garantidos na escola os marcos socioculturais no ensino-aprendizagem de jovens e adultos, assim como sobre as potencialidades da resolução de problemas, a fim de que tal estratégia seja mais utilizada na modalidade para a construção do conhecimento matemático.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliana Alves Pereira Leite, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia, Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Mato Grosso e Doutorado em Educação, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (GEM) da Universidade Federal de São Carlos, coordenado pela profa Dra Cármen Lúcia Brancaglion Passos; Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GROEPEM) da Universidade Federal de Rondônia, coordenado pelo prof. Dr. Emerson da Silva Ribeiro; Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (GRUEPEM) da Universidade Federal de Mato Grosso, coordenado pela profa Dra Marta Maria Pontin Darsie. Atualmente é Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus de Ji-Paraná/RO. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em resolução de problemas, EJA, Metacognição e formação de professores.

Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Docência e Supervisão Escolar (1982) e habilitação em Admisnistração Escolar (1983) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas. Especialização em Formação e Atuação do Educador na Realidade Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984); especialização em Metodologia do Ensino de Matemática de 1ª à 4ª série pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática - GRUEPEM. Atualmente é Coordenadora Geral do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM, doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC; coordenadora do Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e iniciação às Ciências do Polo UFMT-Cuiabá. É pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, avaliação da aprendizagem, avaliação em larga Escala - ALE, metacognição e matemática, Dificuldades de aprendizagem Matemática-DAM, Educação de Jovens e Adultos.

Referências

ABRANTES, P. Investigações em geometria na sala de aula. In: VELOSO, E.; FONSECA, H.; PONTE, J. P.; ABRANTES, P. (Org.). Ensino da Geometria no virar do milênio. Lisboa: Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (DEFCUL), 1999.

ARAÚJO, L. F. Rompendo o contrato didático: a utilização de estratégias metacognitivas na resolução de problemas algébricos. 2009. 301f.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Programa de Pós-Graduação em Educação, Recife, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3933 . Acesso em: 29 jul. 2021.

BARROS, C. P. M. Análise de atitudes de alunos na Educação de Jovens e Adultos em situação de resolução de problemas. 2008. 242f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). São Paulo, 2008. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11362 . Acesso em: 29 jul. 2021.

BARUK, S. Dictionnaire de mathématiques élèmentaires. Collection Points Sciences. Seuil: Editeur, 1992.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Educação de Jovens e Adultos: proposta curricular para o 1° segmento do ensino fundamental. Brasília: MEC, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf . Acesso em: 30 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta curricular para a Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento do ensino fundamental (5ª a 8ª série) – Introdução. Brasília: MEC/SEF, 2002. v. 1.

CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva, 2002.

D’AMBRÓSIO, B. S. A Evolução da Resolução de Problemas no Currículo Matemático. In: I Seminário em Resolução de Problemas. Anais do I SERP. Rio Claro, 2008. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/serp/trabalhos_completos/completo1.pdf . Acesso em: 30 jul. 2021.

DARSIE, M. M. P. A reflexão distanciada na construção dos conhecimentos profissionais do professor em curso de formação inicial. 1998. 316f. Tese (Doutorado em Educação - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 1998. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/000949951 . Acesso em: 30 jul. 2021.

DARSIE, M. M. P. Perspectivas epistemológicas e suas implicações no processo de ensino e de aprendizagem. Revista Uniciências. UNIC. v. 3, p. 8-21, Cuiabá, 1999. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/uniciencias/article/view/1396 Acesso em: 30 jul. 2021. Doi: https://doi.org/10.17921/1415-5141.1999v3n1p%25p

DEMO, P. Pesquisa participante: mito e realidade. Brasília: UnB/INEP, 1982. 119p. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001993.pdf . Acesso em: 22.mar. 2019.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2000.

ECHEVERRÍA, M. D. P. P. A solução de problemas em matemática. In: POZO, J. I. (Org). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998.

FONSECA, M. C. F. R. Educação Matemática de Jovens e Adultos: especificidades, desafios e contribuições. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FREITAS, A. V. Educação Matemática e Educação de Jovens e Adultos: estado da arte de publicações em periódicos (2000 a 2010). 2013. 359f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/10954/1/Adriano%20Vargas%20Freitas.pdf. Acesso em: 10 mar. 2014.

GONZÁLEZ, F. El corazón de la matemática. Série Temas de educación matemática. 2 ed. Maracay: COPIHER, 1995.

KRULIK, S.; REYS, R. E. (Orgs). A resolução de problemas na matemática escolar. Tradução: Hygino H. Domingues e Olga Corbo. São Paulo: Atual, 1997.

LESTER, F. K. J. R. Problem solving overview in Encyclopedia of Mathematics Education by Louise Grinstein and Sally I. New York: Lispsey editors, 2001.

MELLO, T. A. Argumentação e metacognição na solução de problemas aritméticos de divisão. 2008. 321f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, 2008. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252012 . Acesso em: 30 jul. 2021.

OLIVEIRA, E. A. Concepções de professores e alunos sobre Resolução de Problemas Abertos no Ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso de escola da cidade de Ceilândia – DF. 2007, 201f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Brasília (PUC), Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2007. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/861 . Acesso em: 30 jul. 2021.

OLIVEIRA, M. K. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: RIBEIRO, V. M. M. (org.). Educação de Jovens e Adultos: novos leitores, novas leituras. São Paulo: Mercado de Letras e Associação de Leitura do Brasil, 2001.

ONUCHIC, L. L. R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. P. 199-218.

ONUCHIC, L. L R. Palestra de Encerramento: Uma História da Resolução de Problemas no Brasil e no Mundo. In: I Seminário em Resolução de Problemas (I SERP). Anais de Trabalhos Completos I SERP, Rio Claro: UNESP, 2008. Disponível em http://www.rc.unesp.br//serp/trabalhos_completos/completo3.pdf . Acesso em: 30 jul. 2021.

ONUCHIC, L. L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Orgs). A educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978. 179p.

POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998. 177p.

RIBEIRO, E. S. Concepções de Professores em Avaliação, Educação Matemática e Educação de Jovens e Adultos: Buscando Interfaces. 2007. 251f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2007. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp046248.pdf . Acesso em: 30 jul. 2021.

RIBEIRO, E. S. Estado da arte da pesquisa em Educação Matemática de Jovens e Adultos: um estudo das teses e dissertações defendidas no Brasil na primeira década do século XXI. 2014. 330f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2014. Disponível em: https://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/10a023863a1fbfad1193683fdf28adf9.pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.

RIBEIRO, E. S.; AUTORA, E. A. P.; PAULA, I. L. W. Panorama da pesquisa brasileira em educação matemática de jovens e adultos (1985 -2015). In: Educação no Século XXI – Matemática. v. 32. Belo Horizonte: Poisson, 2019. p. 199-218. Disponível em: https://poisson.com.br/2018/produto/educacao-no-seculo-xxi-volume-32/. Acesso em: 21 abr. 2020.

Publicado

2021-08-28

Como Citar

LEITE, E. A. P.; DARSIE, M. M. P. . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. 21065, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.12814. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12814. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática na EJA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)