O SABER COMO ENSINAR NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i3.12618

Palavras-chave:

Licenciatura, Ciências, Natureza, IFRO, Ensinar

Resumo

Este artigo objetivou compreender os processos do saber como ensinar nos cursos de licenciaturas em Ciências da Natureza do IFRO. Para tanto, analisou-se quatro Projetos Pedagógicos de Cursos, vigentes entre 2010/1 e 2015/2 e ficou evidenciado que o saber como ensinar precisa vincular as práticas pedagógicas desenvolvidas nos espaços escolares com as disciplinas curriculares dos cursos de formação inicial de professores. Tal vinculação possibilitará a interligação dos anseios sociais às necessidades oriundas do enredamento do ambiente educativo formal, que é a escola. A pesquisa também demonstrou que 72,7% dos Docentes Formadores (DFs) afirmaram que os cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química garantiram o saber como ensinar. Ao justificar a afirmação, 39,4% dos DFs a fizeram apresentando clareza sobre a temática, 27,3% foram evasivos, 24,3% não responderam e 9% atribuíram a responsabilidade desse saber aos DFs licenciados em pedagogia.

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Biografia do Autor

Maranei Rohers Penha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Doutora em Educação, Ciências e Matemática, pela Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2008). Especialista em Geografia e Ensino no Contexto Amazônico pela UNIR (1999) Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (1997), Graduada em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama (1985). Licenciada em Pedagogia e Supervisão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR (1996). Especialista em Gestão Escolar pela UNIR (2003). Atualmente Professora do Câmpus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Docência e Supervisão Escolar (1982) e habilitação em Admisnistração Escolar (1983) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas. Especialização em Formação e Atuação do Educador na Realidade Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984); especialização em Metodologia do Ensino de Matemática de 1ª à 4ª série pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática - GRUEPEM. Atualmente é Coordenadora Geral do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM, doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC; coordenadora do Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e iniciação às Ciências do Polo UFMT-Cuiabá. É pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, avaliação da aprendizagem, avaliação em larga Escala - ALE, metacognição e matemática, Dificuldades de aprendizagem Matemática-DAM, Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2021-11-27

Como Citar

PENHA, M. R.; DARSIE, M. M. P. O SABER COMO ENSINAR NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 3, p. e21096, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12618. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12618. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências

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