A QUALIDADE DE UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES EXPRESSAS POR REAMEQUIAN@S, TURMA 2019
DOI:
10.26571/reamec.v8i3.9513Palavras-chave:
Estudos de doutoramento. Pesquisa. Qualidade. QuestionárioResumo
O presente artigo busca apresentar algumas das concepções sobre a qualidade de uma pesquisa em educação expressas por reamequian@s no percurso da disciplina de Pesquisa em Ciências da Educação do Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC, Universidade Federal de Mato Grosso, em 2019. O instrumento-base de coleta de dados para a produção deste trabalho foi um questionário proposto aos colegas reamequian@s em uma atividade prática desenvolvida com a turma durante a socialização de um texto que aborda rigor e qualidade de pesquisa em educação. A análise dos dados pautou-se em Bardin. Entre os resultados apresentados pel@s doutorand@s sobre o que deve ter uma pesquisa para ela ser considerada de qualidade, constaram conceitos que envolviam: confiabilidade, imparcialidade, relevância, valores morais e éticos, princípios/rigor científicos, análise dos caminhos da educação, contribuições do resultado da pesquisa para o processo educativo e para mudanças/transformação da realidade, novos conhecimentos, evolução e consolidação da ciência. Conclui-se que a qualidade de uma pesquisa está atrelada ao rigor científico/metodológico, entre outras características, mas, além de tudo, deve ser útil para que se possa resolver as situações problemáticas no campo educacional, que muito tem precisado de estudos e trabalhos dos pesquisadores da área.
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