A PRÁTICA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
DOI:
10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p22-43.i5284Palavras-chave:
de Professores, Licenciatura, Prática da Pesquisa, Educação Matemática.Resumo
Este artigo se apresenta com o propósito de evidenciar algumas reflexões sobre a realidade da prática da pesquisa na formação inicial de professores de Matemática. Tendo como problemática, investigar e analisar quais as concepções de professores-formadores sobre a prática da pesquisa na Licenciatura em Matemática, a pesquisa apresentada através desse artigo fundamentou-se metodologicamente na abordagem qualitativa de caráter interpretativo, embasando-se na utilização de um questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado junto a cada um dos professores participantes da investigação, permitindo obter informações sobre as suas concepções a respeito da prática da pesquisa na formação de professores de Matemática. Os sujeitos da pesquisa constituíram-se de seis professores-formadores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná. Em resposta à problemática da presente investigação, pode-se concluir que os professores pesquisados compreendem o significado de pesquisa, relacionando-a principalmente à investigação científica. Esses professores destacam ainda a importância da prática da pesquisa para a formação pessoal e profissional dos licenciandos em Matemática e que é possível ensinar Matemática através da pesquisa. No mais, também demonstram reconhecer a responsabilidade da Universidade frente o contexto da pesquisa acadêmico-científica, e que apesar das dificuldades de se promover e efetivar a prática da pesquisa no âmbito universitário, têm se esforçado no sentido de que suas pesquisas contribuam para suas atividades docentes e qualificação profissional e consequentemente para a formação dos licenciandos em Matemática.Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ANDRÉ, M. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001a. p. 55-69. (Série Prática Pedagógica).
______. Ensinar a pesquisar... Como e para que? In: ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001b. p. 221-223. (Série Prática Pedagógica).
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CP 09/ 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC/CNE/CP, 2001.
CASTRO, M. A. C. D. de. O Aprendizado da docência: processo da observação, investigação e formação na licenciatura. In: ALVES, C. P; SASS, O. (org.). Formação de professores e campos do conhecimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 113-130.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
DINIZ-PEREIRA, J. E.; LACERDA, M. P. Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1229-1242, set./dez. 2009. Disponível em: . Acesso em: set. 2011.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
GIORDANI, E. M.; MENDES, A. M. M.; SILVA, E. L.; MENOTTI, C. R.; HENRIQUES, C. M. Formação para a Pesquisa no Ensino Superior: aprendizagens dos bolsistas na iniciação científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., 2009, João Pessoa, Anais..., João Pessoa: UFPB, 2009, p. 1832-1848.
GHEDIN, E. A pesquisa como eixo interdisciplinar no estágio e a formação do professor pesquisador-reflexivo. Olhar de Professor, Ponta Grossa, DMTE/UEPG, ano 7, n. 2, p. 57-76, 2004.
LISITA, V.; ROSA, D.; LIPOVETSKY, N. Formação de professores e pesquisa: uma relação possível? In: ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001. p. 107-127. (Série Prática Pedagógica).
LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001. p. 27- 54. (Série Prática Pedagógica).
MORON, C. F. As atitudes e as concepções dos professores de educação infantil com relação à matemática. Zetetiké, Campinas, CEMPEM, v. 7, n. 11, p. 87-102, jan./jun. 1999.
SEVERINO, A. J. Questões epistemológicas da pesquisa sobre a prática docente. In: ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001. p. 183-192. (Série Prática Pedagógica).
SILVA, V. N; NEZ, E. A importância dos saberes pedagógicos na prática dos professores da educação superior. Revista da Faculdade de Educação, Cáceres-MT, Universidade do Estado de Mato Grosso, v. 14, p. 35-54, 2010.
SOUSA, J. A construção da identidade profissional do professor de Matemática no projeto de Licenciaturas Parceladas da UNEMAT/MT. 2009. 287f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.