UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS SOBRE A AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS PRESENCIAIS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE RONDÔNIA
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.14675Palavras-chave:
Licenciatura em Matemática., Componentes curriculares específicos., Componentes curriculares didáticos-pedagógicos., Avaliação do processo de ensino-aprendizagem.Resumo
O presente estudo decorre de uma pesquisa de Mestrado em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná. Neste recorte, objetivou-se evidenciar as percepções dos acadêmicos sobre como ocorre a avaliação do ensino-aprendizagem nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática de IES públicas de Rondônia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de modalidade de campo, realizada com quatro cursos de Licenciatura em Matemática, sendo dois ofertados pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), nos campi de Ji-Paraná e Porto Velho, e dois ofertados pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), nos campi de Cacoal e Vilhena. Participaram da pesquisa 14 acadêmicos dos referidos cursos. Para a produção de dados, foi utilizado entrevista semiestruturada. Dentre os resultados, foi possível verificar que os acadêmicos pontuaram diferenças na avaliação realizada nos componentes curriculares didáticos-pedagógicos e específicos, evidenciando indícios de que nos componentes específicos predominou uma avaliação pontual e classificatória, sendo privilegiada a prova com um dos instrumentos avaliativos. No que tange aos componentes didático-pedagógicos, os acadêmicos mencionaram que houve uma diversidade de instrumentos e técnicas utilizadas pelos professores dos referidos componentes no processo de avaliação.
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