MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16495

Palavras-chave:

História da matemática, Licenciatura em matemática, Mapeamento sistemático

Resumo

A presente pesquisa se trata de um mapeamento sistemático que tem como objetivo mapear pesquisas de periódicos que realizaram estudos acerca da análise, da situação, da caracterização e da presença de disciplinas que versam sobre a história da matemática em cursos de licenciatura em matemática brasileiros. É uma pesquisa qualitativa e se estrutura em torno de um mapeamento sistemático realizado com buscas em duas bases de dados, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a plataforma SciELO durante o mês de janeiro de 2023. Foram encontrados sete artigos científicos que analisaram projetos de cursos, ementários, programas, matrizes curriculares e planos de disciplinas de instituições de ensino superior de todos os estados brasileiros, e que apontaram ênfases nos estados do Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Constatou-se a importância de que os cursos apresentem disciplina específica sobre ou meios de abordagens de temáticas sobre a história da matemática, história da educação matemática e história para o ensino de matemática, tendo em vista a sua relevante importância para a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leticia Baluz Maciel Costa

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão, pós-Graduada em Ensino de Matemática e Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA, Campus São Luís Monte Castelo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do IFMA GEPEMA. Tem experiência em Educação, Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem em Matemática, Metodologia do Ensino de Matemática.

Benjamim Cardoso da Silva Neto

Licenciado em Matemática, Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática, Mestrado em Educação para Ciências e Matemática, Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMA - Campus São Raimundo das Mangabeiras. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GEPEM (IFMA - Monte Castelo), é Líder do Grupo de Pesquisa em Aplicações Matemáticas e Educação Matemática - GAMEM (IFMA -São Raimundo das Mangabeiras. Pesquisa e estuda sobre possibilidades de inserção de abordagens didáticas da História da Matemática em sala de aula, Resolução de problemas, Etnomatemática, Modelagem Matemática e sobre o desenvolvimento de recursos e estratégias didáticas para o ensino de Matemática na Educação Básica.

Referências

ANCHIETA, R. J. F.; PANTOJA, L. F. L. A sistematização do conhecimento matemático através das histórias em quadrinhos. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 4, n. 1, p. 35–56, 2016. https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p35-56.i5316

ARAMAN, E. M. O.; BATISTA, I. L. Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 45,

p.1-30, abr. 2013. https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000100002

ARAMAN, E. M. O.; BATISTA, I. L. O Processo de Construção de Abordagens Históricas na Formação Interdisciplinar do Professor de Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 57, p. 380-407, 2017. https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a19

BARONI, R. L. S; NOBRE, S. R. A pesquisa em história da matemática e suas relações com a educação matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em educação matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 129-136.

BARONI R, L. S.; TEIXEIRA, M. V.; NOBRE, S. R. A investigação científica em História da Matemática e suas relações com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em movimento: educação matemática. São Paulo: Editora ABDR, 2004. p. 164-185.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer n.º

302, de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: MEC/CNE, 2001.

BRASIL. Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/. Acesso em: 13 jan. 2023.

CARMO, F. M. A; QUEIROZ, A. J. M. Uma análise de elementos curriculares da disciplina História da Matemática nas licenciaturas do Ceará. Revista Cocar, v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3665. Acesso em: 07 jan. 2023.

CAVALARI, M. F. et al. História da matemática na formação de professores: um mapeamento em cursos ofertados por universidades federais brasileiras. Revista de História da Educação Matemática, v. 8, p. 1-24, 2022. Disciplina em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/500 . Acesso em: 15 fev. 2023.9

D’AMBROSIO, U. História da Matemática e Educação. In: Cadernos CEDES 40. História e Educação Matemática. Campinas: Papirus, 1996. p.7-17.

ESTRADA, M. F. A História da Matemática no Ensino de Matemática. Educação e

Matemática, Lisboa, v. 27, n. 3, p. 17-20, Trimestre, 1993.

FALBO, R. A.; SOUZA, É. F.; FELIZARDO, K. R. Mapeamento Sistemático. In: FELIZARDO, K.; NAKAGAWA, E.; FABBRI, S.; FERRARI, F. (Org.). Revisão sistemática da literatura em engenharia de software: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. p. 79-98.

FAUVEL, J. A utilização da História em Educação Matemática. Tradução de Paulo Oliveira. In: VIEIRA, A.; VELOSO, E.; LAGARTO, M. J. Relevância da história no ensino da matemática. GTHEM/APM. Grafis, 1997.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001-2012. Campinas: FE/UNICAMP, 2016. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pagina_basica/58/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.

FRIED, M. N. Can Mathematics Education and History of Mathematics Coexist? Science & Education, Holanda, v. 10, n. 4, p.391-408, jul. 2001. https://doi.org/10.1023/A:1011205014608

GARRIDO, I. S.; RODRIGUES, R. S. Portais de periódicos científicos online: organização institucional das publicações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 56-72, maio/ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/3DY77hcvCtFvsc85r4SYrjs/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 10 fev. 2023.

KITCHENHAM, Barbara Ann, CHARTERS, Stuart. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Tech. Rep. EBSE-2007-01, Keele University, 2007.

KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/10660. Acesso: 15 fev. 2023.

LIRA, D. F.; FERNANDES, J. V. L. A evolução da matriz curricular do curso de matemática da universidade estadual do Ceará e a formação do professor. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 181-189, 2020. https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2859

MACHADO, N. J. Matemática e Realidade. São Paulo: Ed. Cortez, 1994.

MENDES, I. A. A investigação histórica como agente da cognição Matemática na sala

de aula. In: MENDES, I. A. (Org.) A História como um agente de cognição na

educação matemática. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2006, p. 79-136.

MENDES, I. A. Pesquisas em história da educação matemática no Brasil em três dimensões. Quipu, México, v. 14, n. 1, p. 69-92, jan./abr., 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160929. Acesso em: 10 fev. 2023.

MENDES, I. A. História no Ensino da Matemática: trajetórias de uma epistemologia didática. Rematec, Natal, v. 8. n. 12, p. 66-85, 2013. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/357 . Acesso em: 25 jan. 2023.

MENDES; I. A.; CHAQUIAM, M. História nas aulas de matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016.

MENDES, I. A.; MARQUES, R. M. S. História da geometria analítica em dissertações de mestrados profissionais: contribuições para a docência. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 2, p. 185–205, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9474

MENDES, Iran Abreu. Histórias para o ensino de Matemática em saberes multidimensionais. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (Orgs.). Ciências da Educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 211-242.

MIGUEL, A.; BRITO, A. J.A história da Matemática na formação do professor de

Matemática. Cadernos CEDES, n. 40, p. 47-61, 1996.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. Â. História na educação matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt . Acesso em: 10 mar. 2023.

MORAES, S.; CAVALARI, M. A História da Matemática nos cursos de licenciatura em matemática de universidades federais localizadas no estado de Minas Gerais. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8, n. 17, p. 121-148, 2019. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/30183/. Acesso em: 25 jan. 2023.

OLIVEIRA, M. C. A. História da Educação Matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática. Cadernos de História da Educação, v. 16, n. 3, p. 653-665, 2017. https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-6

OLIVEIRA, S. L.; SIQUEIRA, A. F.; ROMÃO, E. C. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 34, n. 67, p. 764-785, 2020. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a20

PEREIRA, A. C. C; GUEDES, A. M. S. Considerações acerca da disciplina de história da matemática nas universidades cearenses: desvendando uma prática docente. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 4, p. 22-33, 2017. https://doi.org/10.18256/2238-0604.2023.v19i2.4768

ROSA, C. M.; SANTOS, F. F. T. A História da Matemática nos cursos de licenciatura-o caso das instituições públicas de Goiás. Nexus Mathematicae, Goiânia, v. 3, e20006, 2020. https://doi.org/10.5216/nm.v3.60773

SILVA, C. P. A matemática no Brasil: história de seu desenvolvimento. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2003.

SILVA, A. A.; ARCARO, K.; SILVA, R. S. Apresentação e estrutura da componente curricular história da matemática na formação inicial do professor de matemática: reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul. Revista Thema, Pelotas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), v. 17, n. 1, p. 172-192, 2020. https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.172-192.1434

SILVA NETO, B. C. da; MENDES, I. A.; SILVA, L. P. da. História em quadrinhos nas pesquisas sobre história para o ensino de matemática (1990-2018). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 7, n. 3, p. 206–218, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v7i3.9330

SOUZA, M. R.; ROQUE, T. M. Tempo que não é linha: uma representação da

História da Matemática. Vidya, v. 38, n. 1, p. 1-17, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2319. Acesso em: 10 fev. 2023.

STAMATO, J. M. A. A Disciplina História da Matemática e a formação do professor de matemática: dados e circunstâncias de sua implantação na Universidade Estadual Paulista, campi de Rio Claro, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Rio Claro, São Paulo, 2003.

VALDÉS, J. E. N. La História como elemento unificador em la Educación

Matemática. Argentina, 2002.

VALENTE, W. R. História da educação matemática: interrogações metodológicas.

REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática, UFSC, v. 2, n. 2, p. 28-49, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990. Acesso

em: 19 out. 2023.

VALENTE, W. R. Oito temas sobre História da educação Matemática. REMATEC, Natal, v. 8, n.12, p. 22-50, jan./jun. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/160384/VALENTE,%20W%20- %20Oito%20temas%20em%20Hist%C3%B3ria%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Matem%C3%A1tica.pdf?sequence=3. Aceso em: 20 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-30

Como Citar

COSTA, L. B. M. .; SILVA NETO, B. C. da. MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23072, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16495. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16495. Acesso em: 21 jun. 2024.

Edição

Seção

Rede de Formação e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática