ETNOCOMPUTAÇÃO E ETNOINFORMÁTICA: CONVERGÊNCIAS, CONTRASTES E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19672


Palavras-chave:

Etnocomputação, Etnoinformática, Educação matemática, Cultura

Resumo

A relação entre cultura e Educação Matemática foi destacada por Ubiratan D’Ambrosio e hoje é amplamente reconhecida, influenciando a prática docente. Atualmente, o avanço das tecnologias digitais introduziu novos paradigmas, mediando a conexão entre cultura e Educação Matemática. Conceitos como Etnocomputação e Etnoinformática surgiram, integrando cultura, tecnologia e Computação no contexto educacional. Esses conceitos oferecem novas perspectivas tanto na Educação Matemática quanto na Educação em geral. Este ensaio teórico explora os contrastes, convergências e perspectivas da Etnocomputação e Etnoinformática na Educação Matemática com base em autores que tratam deste tema, por meio de uma revisão bibliográfica comparativa.

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Biografia do Autor

  • Moisés da Silva Santos, Secretaria Estadual de Educação do Tocantins (SEDUC-TO), Araguaína, Tocantins, Brasil.

    Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Pós Graduado em Docência Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Goiás (IFG), Pós Graduado em Estatística Aplicada pela (UNIDERP), Graduado em Pedagogia pela (UNIBF), Mestre no Ensino de Ciências e Matemática (PPCecim) pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Participou no Programa de Iniciação a Docência (PIBID) como bolsista, Participação como professor supervisor do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), experiência em Matemática com ênfase no Ensino de Matemática, Artigo apresentado em evento Nacional (ENEM), Professor pesquisador finalista da FEBRACE (2024) - Professor da educação básica. Pesquisa por Etnocomputação no Ensino da Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática, Cultura Digital, Ensino de Matemática pela Perspectiva Cartográfica. 

  • Deive Barbosa Alves, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Goiás, Brasil.

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2012) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, modelagem matemática, cultura digital, objetos de aprendizagem e etnomatemática. 

  • Esdras Lins Bispo Junior , Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil.

    Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Doutor em Educação em Computação pelo Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com período sanduíche na Brunel University London (UK). Mestre em Inteligência Artificial pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É membro dos grupos de pesquisa: (i) Grupo de Extensão e Pesquisa em Ensino de Computação (GEPEC/UFJ), (ii) iNnovative Educational eXperience in Technology (NEXT/CIn), (iii) Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis (DEMULTS) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e (iv) Núcleo de Informática na Educação (NINE) do Instituto Federal de Goiás (IFG). Foi membro do Living Avatars Research Group (2023-2024) da Brunel University London. Foi chair do Jataí ACM SIGCSE Chapter (2018-2023) do Grupo Especial de Interesse em Educação de Computação (SIGCSE) da ACM (Association for Computing Machinery). Foi vice-coordenador do Grupo de Interesse em Educação em Computação (GIEC) da Sociedade Brasileira de Educação em Computação (SBC) [2020-2023]. Foi membro do Comitê Gestor da CEIE (Comissão Especial de Informática na Educação) da SBC (2017-2020). Foi membro-facilitador do (i) Grupo de Trabalho de Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade (GT IDEA) da Comissão Especial de Educação em Computação (CEduComp/SBC) [2023-2024], e do (ii) Comitê de Diversidade (CoDi/Cin) [2022-2023]. 

  • Dailson Evangelista Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil

    Pós-doutorando em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim/UFNT). Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC/UFMT). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração em Educação Matemática (PPGECM/UFPA). Graduado em Licenciatura em Matemática (UFT-Araguaína). Durante a graduação foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Programa Institucional de Monitoria (PIM), bolsista do Programa de Intercâmbio Luso-Brasileiras Santander Universidades na Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente é Professor Adjunto da UFT, lotado no Curso de Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias), docente permanente e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no Tocantins (PPGEMaT). Foi professor formador no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Foi Coordenador de Tutores do Curso EaD de Matemática da UAB/UFT. Coordenou o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT-Arraias). Foi vice-coordenador da Especialização em Educação Matemática (UFT-Arraias). Foi Coordenador de Área do Subprojeto do PIBID - Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). É membro das seguintes sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). Editor-chefe da ReTEM - Revista Tocantinense de Educação Matemática e Editor Associado da Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (UFMT) e da Revista RIEcim - Revista Interdisciplinar de Ensino de Ciêncas e Matemática (UFNT). Líder do GEPEMEB-TO - Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Matemática Humanizada nas Escolas da Educação Básica do Tocantins. Membro de conselho editorial e avaliador de mais de 15 periódicos na área de Educação Matemática, membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Laboratório de Educação Matemática, Didática da Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática (PEM), Tendências em Educação Matemática, Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, Elaboração de Sequências Didáticas Investigativas, Saberes e Conhecimentos Profissionais. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de Professores que Ensinam Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Construção e Desenvolvimento de Sequência Didática Investigativa. Pai do Tales (4 anos), Eloá e Íris (Gêmeas, de 3 anos). 

Referências

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Publicado

2025-06-01

Como Citar

SANTOS, Moisés da Silva; ALVES, Deive Barbosa; BISPO JUNIOR , Esdras Lins; COSTA, Dailson Evangelista. ETNOCOMPUTAÇÃO E ETNOINFORMÁTICA: CONVERGÊNCIAS, CONTRASTES E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25025, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.19672. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/19672. Acesso em: 5 dez. 2025.

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