ETNOCOMPUTAÇÃO E ETNOINFORMÁTICA: CONVERGÊNCIAS, CONTRASTES E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19672Palavras-chave:
Etnocomputação, Etnoinformática, Educação matemática, CulturaResumo
A relação entre cultura e Educação Matemática foi destacada por Ubiratan D’Ambrosio e hoje é amplamente reconhecida, influenciando a prática docente. Atualmente, o avanço das tecnologias digitais introduziu novos paradigmas, mediando a conexão entre cultura e Educação Matemática. Conceitos como Etnocomputação e Etnoinformática surgiram, integrando cultura, tecnologia e Computação no contexto educacional. Esses conceitos oferecem novas perspectivas tanto na Educação Matemática quanto na Educação em geral. Este ensaio teórico explora os contrastes, convergências e perspectivas da Etnocomputação e Etnoinformática na Educação Matemática com base em autores que tratam deste tema, por meio de uma revisão bibliográfica comparativa.
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