ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i1.12976

Palavras-chave:

Robótica Educacional, Educação, Revisão de Literatura

Resumo

Esse artigo objetiva expor uma revisão bibliográfica pautada em teses e dissertações acadêmicas que fazem alusão à robótica na educação, defendidas no período compreendido entre fevereiro de 2016 e março de 2021, em duas importantes bases, sendo elas: a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (CTD). Com esta investigação, se pretendeu encontrar além dos avanços em tal temática, a maneira como a robótica vem sendo utilizada no contexto educacional. Para a viabilidade desta revisão, se fez uso de questões norteadoras, além de critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos manuscritos. Como repercussão desta pesquisa, percebe-se uma quantidade discreta de investigações relacionadas a robótica em sala de aula, o acúmulo destas pesquisas, como apontado em análises anteriores, ainda permanece nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil. Apesar de abordagens distintas, nota-se que tais pesquisas sempre mencionam esta temática como estratégia, ferramenta, ou mesmo algo a ser inserido entre diferentes componentes curriculares, sempre visando o aprimoramento no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, identificamos ainda que a mesma é tida como potencializadora do trabalho coletivo, permitindo que os estudantes programem, discutam e consequentemente, aprendam brincando.

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Biografia do Autor

Ulisses Queiroz Parreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Professor da Escola SESI de Araguaína Tocantins. Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2007) e especialista em Matemática Aplicada e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Atualmente, ministra aulas de Matemática e Projetos de Aprendizagem - PAP na Escola SESI de Araguaína, coordena o projeto de Robótica Educacional desta mesma instituição tendo experiência na área de Robótica Educacional com foco no trabalho interdisciplinar e o resgate de habilidades. Também é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Deive Barbosa Alves, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Professor do colegiado de Matemática da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Araguaína. Graduado em licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2012) e doutorado na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática pela mesma Universidade (2017). Atualmente participa do Núcleo de Pesquisa em Mídias na Educação (NUPEME) e do grupo de trabalho em Modelagem Matemática para a Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (GT10 - Modelagem Matemática e GT06 - Educação Matemática: novas tecnologias e Educação à distância). Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e Matemática e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Câmpus de Araguaína. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática no contexto da Cultura Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática para Educação Matemática, Educação pela Pesquisa, Educação Matemática na Cultura Digital, Objetos de Aprendizagem.

Marcos Antonio de Sousa , Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Ciências - Matemática (2008) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialização em Coordenação Pedagógica (2016) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É assistente técnico administrativo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) desde 2014. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Atualmente mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado

2022-01-14

Como Citar

PARREIRA, U. Q. .; ALVES, D. B.; SOUSA , M. A. de . ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 1, p. e22005, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.12976. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12976. Acesso em: 20 jun. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática