CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS MOBILIZADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO EM DISSERTAÇÕES E TESES

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14495

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Professor que ensina Matemática, Conhecimentos profissionais, Revisão sistemática

Resumo

A formação inicial de professores que ensinam Matemática deve mobilizar conhecimentos profissionais necessários para o seu exercício na Educação Básica. Neste sentido, definimos a questão de pesquisa: Em que termos as pesquisas abordam a mobilização dos conhecimentos profissionais na formação inicial do professor que ensina de Matemática? Para tanto, objetivamos compreender como as pesquisas abordam a mobilização dos conhecimentos profissionais na formação inicial do professor que ensina Matemática. Este trabalho possui abordagem qualitativa e se configura como uma pesquisa bibliográfica. Utilizamos o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes para selecionar as pesquisas analisadas. Por meio das buscas utilizando palavras-chave e filtros de inclusão e exclusão, encontramos 4 teses e 13 dissertações. Os focos de análise foram: objetivos, metodologia, o foco da mobilização dos conhecimentos e resultados sobre a mobilização dos conhecimentos profissionais. Os resultados apontam que as mobilizações na formação inicial do professor que ensina Matemática ocorreram por meio de sequências didáticas, tarefas de formação, oficinas, construção de planos de aula, construção de escritas reflexivas, desenvolvimento de atividades do Estágio Curricular Supervisionado, participação nas atividades formativas do PIBID e práticas formativas inclusivas. Com isso, concluímos que a mobilização dos conhecimentos profissionais está presente na formação inicial, sendo fundamental na formação de profissionais conhecedores, reflexivos e conscientes da complexidade do professor de Matemática.

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Biografia do Autor

Luciene Costa Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins- UFT / Campus Universitário de Arraias. Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT / Campus Universitário de Arraias. Pós-Graduação Latu Sensu em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal Goiano. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ Campus Universitário de Araguaína. Professora da Educação Básica no Colégio Militar do Tocantins - Jacy Alves de Barros.

Tadeu Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1976), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ desde agosto de 1976, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR TITULAR. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA) - Mestrado e Doutorado, desde o seu início, em 2002 (NPADC). Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores e de Professores de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, ensino-aprendizagem, , ensino da matemática e neuro ciência e educação matemática. 

Elisângela Aparecida Pereira de Melo, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Fundação Universidade do Tocantins (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016). Professora efetiva da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Educação Matemática, Etnomatemática, Educação Escolar Indígena e Educação Etnomatemática. Tutora do Grupo PET/Conexões de Saberes Indígenas (de 2010...). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)/UFNT/Cimba. 

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Publicado

2023-02-05

Como Citar

SANTOS, L. C.; GONÇALVES, T. O. .; MELO, E. A. P. de . CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS MOBILIZADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO EM DISSERTAÇÕES E TESES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23008, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14495. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14495. Acesso em: 22 jul. 2024.