CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS MOBILIZADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO EM DISSERTAÇÕES E TESES

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14495

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Professor que ensina Matemática, Conhecimentos profissionais, Revisão sistemática

Resumo

A formação inicial de professores que ensinam Matemática deve mobilizar conhecimentos profissionais necessários para o seu exercício na Educação Básica. Neste sentido, definimos a questão de pesquisa: Em que termos as pesquisas abordam a mobilização dos conhecimentos profissionais na formação inicial do professor que ensina de Matemática? Para tanto, objetivamos compreender como as pesquisas abordam a mobilização dos conhecimentos profissionais na formação inicial do professor que ensina Matemática. Este trabalho possui abordagem qualitativa e se configura como uma pesquisa bibliográfica. Utilizamos o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes para selecionar as pesquisas analisadas. Por meio das buscas utilizando palavras-chave e filtros de inclusão e exclusão, encontramos 4 teses e 13 dissertações. Os focos de análise foram: objetivos, metodologia, o foco da mobilização dos conhecimentos e resultados sobre a mobilização dos conhecimentos profissionais. Os resultados apontam que as mobilizações na formação inicial do professor que ensina Matemática ocorreram por meio de sequências didáticas, tarefas de formação, oficinas, construção de planos de aula, construção de escritas reflexivas, desenvolvimento de atividades do Estágio Curricular Supervisionado, participação nas atividades formativas do PIBID e práticas formativas inclusivas. Com isso, concluímos que a mobilização dos conhecimentos profissionais está presente na formação inicial, sendo fundamental na formação de profissionais conhecedores, reflexivos e conscientes da complexidade do professor de Matemática.

Downloads

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.pdf##
257
Feb 07 '23Feb 10 '23Feb 13 '23Feb 16 '23Feb 19 '23Feb 22 '23Feb 25 '23Feb 28 '23Mar 01 '23Mar 04 '238
|

Biografia do Autor

Luciene Costa Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins- UFT / Campus Universitário de Arraias. Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT / Campus Universitário de Arraias. Pós-Graduação Latu Sensu em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal Goiano. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ Campus Universitário de Araguaína. Professora da Educação Básica no Colégio Militar do Tocantins - Jacy Alves de Barros.

Tadeu Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1976), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ desde agosto de 1976, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR TITULAR. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA) - Mestrado e Doutorado, desde o seu início, em 2002 (NPADC). Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores e de Professores de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, ensino-aprendizagem, , ensino da matemática e neuro ciência e educação matemática. 

Elisângela Aparecida Pereira de Melo, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Fundação Universidade do Tocantins (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016). Professora efetiva da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Educação Matemática, Etnomatemática, Educação Escolar Indígena e Educação Etnomatemática. Tutora do Grupo PET/Conexões de Saberes Indígenas (de 2010...). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)/UFNT/Cimba. 

Referências

BALL, D. L.; BASS, H. Toward a practice-based theory of mathematical knowledge for teaching. In: ANNUAL MEETING OF THE CANADIAN MATHEMATICS EDUCATION STUDY GROUP, EDMONTON. CONFERENCE PROCEEDINGS. 2002. p. 3-14.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for teaching: what makes it special? J. Teacher Educ., v.59, n.5, p. 389-407, 2008.

BONATO, G. V. Conhecimento Matemático para o Ensino mobilizado em um planejamento de aula na perspectiva da Resolução de Problemas. 2020. Dissertação em (ensino de ciências e educação matemática). Universidade Estadual de Londrina. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9430459 . Acesso em: 20 abr. 2022.

BRAGA, L. Os conceitos de perímetro e área em um curso de Pedagogia e a mobilização de conhecimentos profissionais. 2019. 204 p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual de Londrina, Londrina. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7871251. Acesso em: 20 abr. 2022.

CARRILLO, J.; CLIMENT, N.; CONTRERAS, L. C.; MUÑOZ-CATALÁN, M. C. Determining Specialized Knowledge for Mathematics Teaching. In: UBUZ, B.; HASER, C.; MARIOTTI, M. A (Eds). Proceedings VIII Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 8) (pp. 2985-2994). Antalya: Middle East Technical University, Ankara, 2013. Disponível em: http://cerme8.metu.edu.tr/wgpapers/WG17/Wg17_Climent.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

CONCEIÇÃO, S. C. da. Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização. 2019. 141 f. Dissertação (Doutorado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8566541. Acesso em: 21 abr. 2022.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. – 3. ed. rev. - Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

FIORENTINI, D, SOUZA JR, AJ de; MELO, G. F. A. de. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos e práticos. In: GERALDI, C. et al. Cartografias do Trabalho Docente-professor (a)-pesquisador (a). Campinas, SP: Mercado de Letras, p. 307-35, 1998.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMAR, R. C. R. de. (Org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001-2012. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016. Disponível em: < https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pagina_basica/58/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf >. Acesso em: 12 mar. 2022.

HILL, H.C.; BALL, D.L.; SCHILLING, S.G. Unpacking pedagogical content knowledge: Conceptualizing and measuring teachers’ topic-specific knowledge of students. J. Res. Mathematics Educ., p. 372-400, 2008.

ITO, V. C. de C. Conhecimento de estudantes de licenciatura em matemática a respeito dos processos de ensino e de aprendizagem da divisão entre frações. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1413580. Acesso em: 23 abr. 2022.

MACHADO, E. de O. O conhecimento especializado e mobilizado na parceria entre uma licencianda e uma professora do ensino médio na proposta de tarefas para o estudo de equação da reta. 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9172361. Acesso em: 22 abr. 2022.

MAMONA, S. S. C. Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre a modalidade na formação inicial de professores de matemática da UEFS. 2017. 155 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5047474. Acesso em: 20 abr. 2022.

MARINS, A. S.. Conhecimentos profissionais mobilizados/desenvolvidos por participantes do PIBID em práticas de ensino exploratório de matemática. 2019. 225 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7683639. Acesso em: 22 abr. 2022.

MATEUS, M. É. A. Um estudo sobre os conhecimentos necessários ao professor de matemática para a exploração de noções concernentes às demonstrações e provas na educação básica. 2015. 267 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2356651. Acesso em 21 abr. 2022.

MEIRELES, D. M. Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais no âmbito da planificação de figuras geométricas espaciais. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11170059. Acesso em 21 abr. 2022.

MELO, M. A. V.; CARLOS, E. J. O saber/conhecimento: campos epistêmicos. Temas em Educ. e Saúde, Araraquara, v.14, n.1, p. 62-81, jan./jun., 2018.

MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimento especializado para ensinar divisão de frações 2014. 162 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). PPGECEM/REAMEC, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2169610. Acesso em: 20 abr. 2022.

MUMBACH, M. Conhecimentos sobre ensino de geometria em práticas como componente curricular em um curso de Licenciatura em Matemática. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6624076. Acesso em: 20 abr. 2022.

OLIVEIRA, G. S. Conhecimento Especializado do Professor de Matemática manifestado em escritas reflexivas provenientes da elaboração de Relatórios de Estágio de Observação. 2021. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10599933. Acesso em: 20 abr. 2022.

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. Ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2016.

PINTO, T. L. Design de problemas e o conhecimento matemático para o ensino de licenciandos em matemática sobre progressões aritméticas e geométricas. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Franciscana, Santa Maria, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10956119. Acesso em: 21 abr. 2022.

QUIMENTON PINTON, E. C. Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais no tópico de medida de comprimento. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11209351. Acesso em: 21 abr. 2022.

RIBEIRO, G. G. Conhecimentos mobilizados por futuros professores de matemática em um contexto de práticas formativas na perspectiva inclusiva. 2021. 180 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11004974. Acesso em: 23 abr. 2022

RODRIGUES, A. L. Conhecimento especializado do professor de Matemática mobilizado em uma disciplina de Prática de Ensino. 2020. – f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual de Londrina, Londrina. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10523713. Acesso em: 22 abr. 2022.

SILVA FILHO, V. P. Conhecimento especializado para ensinar divisão de frações: atividades formativas baseadas em questões de prática. 2019. 105f. Dissertação (Mestrado em Ensino). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso. Cuiabá. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8139529. Acesso em: 22 abr. 2022.

SILVA, B. V. da C. O papel da mulher na ciência: o conhecimento pedagógico do conteúdo de uma futura professora de ciências mobilizado na construção de uma sequência didática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 498-514, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10556

SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching, Educational Researcher, 15(2), 4- 14, 1986.

SHULMAN, L. S. Knowledge and Teaching: Foundations of the new reform, Harvard Educational Review, 57(1), 1- 22, 1987.

SOARES, S. T.; LIMA, S. S.; CARBO, L. Conhecimento especializado de professores de química: modelo teórico. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 648-666, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.10255

VIZOLLI, I.; DE SÁ, P. F. Um estado do conhecimento em relação a formação continuada para professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental na Amazônia Legal Brasileira. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 650-669, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.11022

Downloads

Publicado

2023-02-05

Como Citar

SANTOS, L. C.; GONÇALVES, T. O. .; MELO, E. A. P. de . CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS MOBILIZADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO EM DISSERTAÇÕES E TESES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23008, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14495. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14495. Acesso em: 24 nov. 2024.