MAPEAMENTO DAS QUESTÕES DE ESTATÍSTICA ENCONTRADAS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15285

Palavras-chave:

Probabilidade, ENEM, Avaliação, Estatística

Resumo

O presente estudo apresenta um mapeamento de todas as questões-problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do período de 2009 a 2021, que envolvem estatística, buscando evidenciar a frequência com que o conhecimento estatístico aparece nas áreas de conhecimento que compõem o exame, quais sejam: as Ciências Humanas e suas Tecnologias, as Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A metodologia adotada nesta pesquisa tem caráter documental, e os dados coletados foram tratados quantitativamente, utilizando-se de técnicas estatísticas para analisar os resultados obtidos. Neste estudo, foi dado ênfase às questões com gráficos e tabelas que, direta ou indiretamente, necessitam de conhecimentos estatísticos para a sua resolução, bem como aos textos motivadores da produção escrita (redação). Com base nos resultados observados, conclui-se que a estatística perpassa todo o ENEM, estando presente, principalmente, na redação e nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. Acredita-se que a presente pesquisa revela a importância da educação estatística na Educação Básica, visto que seus conhecimentos permeiam todas as áreas de conhecimento e fornecem informações importantes sobre diversos fenômenos da sociedade.

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Biografia do Autor

Igor Leandro Baima Cardozo, Professor da Escola da Matemática (EDM), São Luís, Maranhão, Brasil.

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (2022).

Thamires Silva Soares, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Educação Matemática pela Uniasselvi. Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Mauro Guterres Barbosa, , Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, MA, Brasil.

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2000), Especialista em Estatística pela Universidade Estadual do Maranhão (2002), Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2008) e Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC (UFMT, UEA, UFPA). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Estadual do Maranhão e professor de matemática do ensino médio da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, educação matemática, didática da matemática, matemática ensino-aprendizagem e formação de professores que ensinam matemática. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática (ForPEM - UEMA).

Rayane de Jesus Santos Melo, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atualmente é docente da Universidade Federal do Maranhão, campus Chapadinha, vinculada ao curso de Ciências Biológicas. Atuou em funções como: Docente no Departamento de Matemática e Informática da UEMA; Docente no Departamento de Educação I da UFMA; Docente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Chefe de Departamento do Ensino Fundamental Anos Finais e chefe de Departamento de Avaliação e Currículo na Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos, Metodologias de ensino de Matemática e Práticas socioculturais. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM - UFSCar) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática (ForPEM - UEMA).

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Publicado

2023-10-17

Como Citar

CARDOZO, I. L. B. .; SOARES, T. S. .; BARBOSA, M. G.; MELO, R. de J. S. . MAPEAMENTO DAS QUESTÕES DE ESTATÍSTICA ENCONTRADAS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23057, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15285. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15285. Acesso em: 6 maio. 2024.