A QUALIDADE DE UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES EXPRESSAS POR REAMEQUIAN@S, TURMA 2019
DOI:
10.26571/reamec.v8i3.9513Palavras-chave:
Estudos de doutoramento. Pesquisa. Qualidade. QuestionárioResumo
O presente artigo busca apresentar algumas das concepções sobre a qualidade de uma pesquisa em educação expressas por reamequian@s no percurso da disciplina de Pesquisa em Ciências da Educação do Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC, Universidade Federal de Mato Grosso, em 2019. O instrumento-base de coleta de dados para a produção deste trabalho foi um questionário proposto aos colegas reamequian@s em uma atividade prática desenvolvida com a turma durante a socialização de um texto que aborda rigor e qualidade de pesquisa em educação. A análise dos dados pautou-se em Bardin. Entre os resultados apresentados pel@s doutorand@s sobre o que deve ter uma pesquisa para ela ser considerada de qualidade, constaram conceitos que envolviam: confiabilidade, imparcialidade, relevância, valores morais e éticos, princípios/rigor científicos, análise dos caminhos da educação, contribuições do resultado da pesquisa para o processo educativo e para mudanças/transformação da realidade, novos conhecimentos, evolução e consolidação da ciência. Conclui-se que a qualidade de uma pesquisa está atrelada ao rigor científico/metodológico, entre outras características, mas, além de tudo, deve ser útil para que se possa resolver as situações problemáticas no campo educacional, que muito tem precisado de estudos e trabalhos dos pesquisadores da área.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus: 1995.
ANDRÉ, M. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013.
ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa. n. 113, p.51-64, julho/2001.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edição 70, 2011.
CAPES, História e Missão. Disponível em: https://www.capes.gov.br/historia-e-missao Acesso em: 30 mar. 2019.
CLANDININ, D. J..; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiência e história em Pesquisa Qualitativa. 2ª Ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.
DARSIE, M. M. P. REAMEC [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por kenya@ifto.edu.br em: 4 dez. 2018.
DESGAGNÉ, S. (Tradução Adir Luiz Ferreira, Margarete Vale Sousa). O conceito de pesquisa colaborativa: a ideia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p.7-35, maio/ago. 2007.
FRANÇA, J. L.; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 7. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2ª ed. Chapecó: Argos, 2012.
GAMBOA, S. S. Pesquisa Qualitativa: superando tecnicismos e falsos dualismos. Contrapontos. Volume 3, n. 3, p.393- 405.Itajaí, 2003.
GATTI, B. Pós-modernidade, educação e pesquisa: confrontos e dilemas no início de um novo século. Psicologia da educação, n.20. São Paulo jun. 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n20/v20a08.pdf. Acesso em: 18 fev. 2019.
GATTI, B.; ANDRÉ, M. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. Metodologia da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2011.
GOMES, C. F. Meninos e Brincadeiras de interlagos: um estudo etnográfico da ludicidade (Tese de doutorado socializada pelo autor aos reamequian@s). Cuiabá: Registro da aula do PPGECEM do dia 20 fev. 2019 feito por Lopes, 2019.
INEP, História. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/historia Acesso em: 30 mar. 2019.
JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Base de Filosofia. Rio de Janeiro: Digitalizado por TupyKurumin, 2001.
LOPES, K. M. V.; CUNHA; J. N. F.; Questionários sobre Conceitos de Pesquisa em Educação de Qualidade. Cuiabá: Instrumento proposto aos reamequian@s em aula do dia 14 fev. 2019.
MONTEIRO, F. M. de A. Pesquisas Narrativas. Cuiabá: Registro da aula do PPGECEM do dia 21 fev. 2019 feito por Lopes, 2019.
PEREIRA, T. Z. M.; SILVEIRA, C. A produção acadêmica da Região Norte: uma análise na ata do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 245-260, jul/dez, 2019. ISSN 2318-6674. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8726/pdf. Acesso em: 25 mar. 2020.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (PPGECEM); REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (REAMEC). Edital de abertura, nº 01/2019, publicado em: 29 jun. 2018. Disponível em: https://www.ufmt.br/ufmt/site/userfiles/editais/de513bff0991770da2c7d2a58d11349f.pdf Acesso em: 21 ago. 2018.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT). Projeto Básico: Doutorado em Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá: Secretaria do PPGECEM/REAMEC, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REVISTA REAMEC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.