AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DA TRILHA PARA A APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p22-36.i7123

Palavras-chave:

Contribuições, Jogo da Trilha, Aprendizagem, Operações matemáticas.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta pedagógica aplicada ao 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Barreirinha, Amazonas, na qual aborda as contribuições do jogo da trilha para a aprendizagem das quatro operações matemáticas no processo de ensino e aprendizado da matemática, possibilitando ao educando e ao educador, uma nova metodologia de ensino aprendizagem. Os resultados obtidos estão organizados em três momentos que apresentam e discutem tais resultados. O primeiro momento, apresenta as observações feitas em sala de aula a fim de verificar a real situação do desempenho dos alunos no aprendizado das quatro operações matemáticas. O segundo momento, os autores descrevem os resultados obtidos através das contribuições do jogo da trilha que foi aplicado por meio de oficina para o ensino das quatro operações básicas da matemática, e o terceiro momento, apresenta e descreve os resultados obtidos durante a roda de conversa com os alunos e uma entrevista com uma professora e um professor da turma do 6º ano do Ensino Fundamental em relação às aulas de Matemática e a importância dos jogos lúdicos, sobretudo, o jogo da trilha das quatro operações matemáticas para a aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio Ribeiro da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Doutorando em Educação - UERJ (2018-2022), Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - UEA (2013), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Federal do Amazonas (2008), Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (2005), Professor Concursado na Universidade Estadual do Amazonas - UEA desde 2009 para as áreas de Geometria e Álgebra, professor da Educação Básica (Ensino Médio) desde 2006, Membro do Comitê de Iniciação Científico do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP-UEA), Coordenador do Colegiado de matematica do CESP-UEA (2018/2019) Membro Local (CESP) da Comissão de Iniciação a Ciência e Pesquisa e Membro do POLÍTICAS E PRÁTICAS ESCOLARES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: um olhar sobre o PISA e Membro do Grupo de Pesquisa em Politicas Publicas e Avaliação.

Glenda Gabriele Bezerra Beltrão, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA no Centro de Estudos Superiores de Parintins- CESP. Pós- Graduada em Psicopedagogia Institucional pelo Instituto de Apoio Superior do Norte- Educanorte, tendo como orgão certificador a Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz- FACIBRA/PR. Mestre em Educação em Ciências na Amazônia- PPGEECC, na Universidade do Estado do Amazonas-UEA/ ENS.

Referências

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

BEZERRA, T. G.; REIS, R. J.; SILVA, P. S. R. da; BELTRÃO, G. G. B. AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DA TRILHA PARA A APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 1, p. 22–36, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p22-36.i7123. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7123. Acesso em: 3 dez. 2024.