EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFRR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18829


Palavras-chave:

Evasão, Química, Fatores de desistência

Resumo

O alto índice de evasão nos cursos superiores é amplamente reconhecido como um desafio no contexto educacional brasileiro, motivando extensas análises e debates acadêmicos. Pesquisadores destacam que fatores socioeconômicos desempenham um papel crucial no aumento das taxas de desistência entre os estudantes. Compreender esses fatores é fundamental para formular estratégias eficazes que promovam a permanência e conclusão dos cursos universitários. Investigar e entender as causas específicas da evasão nos cursos de Licenciatura em Química é essencial para desenvolver intervenções direcionadas, orientando ajustes no acolhimento aos novos alunos, na estrutura curricular e no suporte oferecido aos estudantes, visando assim melhorar a experiência educacional e incrementar as taxas de conclusão do curso. O objetivo deste artigo foi identificar os principais fatores que determinam a desistência no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Roraima considerando as turmas dos alunos evadidos entre 2016 e 2023. Um estudo de caso com investigação qualitativa foi realizado, utilizando questionários on-line para identificar as causas determinantes da evasão. A amostra incluiu 33 evadidos dos quais 17 responderam ao questionário. As respostas permitiram identificar os principais motivos apontados como causadores da evasão, tais como dificuldades de adaptação à vida universitária e aspectos socioeconômicos, intimamente relacionados às dificuldades de conciliar trabalho e estudo.

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Biografia do Autor

  • Yasmin da Silva Medeiros, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Roraima, Brasil

    Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro de ensino Paulo Freire(2021). Tem experiência na área de Química.

  • Simone Rodrigues Silva, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Roraima, Brasil

    Professora Associada da Universidade Federal de Roraima (UFRR), atuando no Departamento de Química desde 2013, em regime de dedicação exclusiva. Doutora em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ênfase em Química Inorgânica e Bioinorgânica, desenvolveu pesquisas na área de complexos metálicos com potencial aplicação como agentes de contraste e antitumorais. É Mestre e Graduada em Química pela UFRR, com experiência consolidada em caracterização físico-química e análise da composição de óleos vegetais regionais.Sua atuação acadêmica concentra-se nas áreas de Química Bioinorgânica Ambiental e Ensino de Química, com destaque para a aplicação de conhecimentos científicos em contextos amazônicos. Tem participação ativa em comissões acadêmicas, colegiados e conselhos institucionais, além de experiência em Educação a Distância (EaD) e interesse em projetos que envolvem inovação didática, tecnologias educacionais e a promoção da ciência na região amazônica.Recebeu prêmios e distinções por sua contribuição à pesquisa, ao ensino e à orientação de estudantes de iniciação científica. Atualmente, é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PRONAT/UFRR), onde busca fortalecer a integração entre ciência, formação de recursos humanos e demandas socioambientais da Amazônia.

  • Ednalva Dantas Rodrigues da Silva Duarte, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Roraima, Brasil

    Graduada em Química, Bacharelado (1988) e Licenciatura (1989), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é mestre em Engenharia Mecânica - Combustíveis Alternativos (1993/UFRN) e doutora em Biodiversidade e Conservação pela Rede BIONORTE (2018/UFRR). É professora da Universidade Federal de Roraima (UFRR) desde 1990, lotada no Departamento de Química (DQ) do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Atualmente é professora associada III, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração. Sua atuação na pesquisa, primeiramente como bolsista de IC, desenvolveu trabalhos em Química Inorgânica e depois em Físico-química (combustíveis alternativos), nessa ultima continuou estudando no mestrado. No doutorado estudou matéria orgânica do solo (MOS) de ambientes de lagos e veredas de buriti da savana roraimense com foco na extração e fracionamento de substâncias húmicas. Desde 1993 realiza pesquisa na área de Educação em Química referente ao uso do solo como tema gerador na abordagem dos conteúdos de química nos diferentes níveis de ensino com foco na interdisciplinaridade entre a Química e Ciência do Solo. Sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) e Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). 

  • Ivanise Maria Rizzatti, Universidade Estadual de Roraima/Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil

    Possui graduação em Bacharelado em Química (2000) e em Química Tecnológica (2000), licenciatura em Química (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora doutora da Universidade Estadual de Roraima (UERR) desde 2010; onde ocupou o cargo de Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação de 11/2011 até 10/2014 e foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Mestrado Profissional, no período de 10/2016 até 09/2020. Professora do Magistério Superior, Classe Adjunto A, Nível I da Universidade Federal de Roraima desde 02/2022. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Mestrado Profissional, desde 2012 e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC desde 2014. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Divulgação Científica e seus processos em Espaços formais e não formais de Ensino. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, espaços não formais, divulgação científica, feiras de ciências, educação ambiental, ensino de química inclusivo, ensino de ciências,

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Publicado

2025-09-30

Como Citar

MEDEIROS, Yasmin da Silva; SILVA, Simone Rodrigues; DUARTE, Ednalva Dantas Rodrigues da Silva; RIZZATTI, Ivanise Maria. EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFRR. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25032, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18829. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18829. Acesso em: 5 dez. 2025.

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