EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFRR
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18829Palavras-chave:
Evasão, Química, Fatores de desistênciaResumo
O alto índice de evasão nos cursos superiores é amplamente reconhecido como um desafio no contexto educacional brasileiro, motivando extensas análises e debates acadêmicos. Pesquisadores destacam que fatores socioeconômicos desempenham um papel crucial no aumento das taxas de desistência entre os estudantes. Compreender esses fatores é fundamental para formular estratégias eficazes que promovam a permanência e conclusão dos cursos universitários. Investigar e entender as causas específicas da evasão nos cursos de Licenciatura em Química é essencial para desenvolver intervenções direcionadas, orientando ajustes no acolhimento aos novos alunos, na estrutura curricular e no suporte oferecido aos estudantes, visando assim melhorar a experiência educacional e incrementar as taxas de conclusão do curso. O objetivo deste artigo foi identificar os principais fatores que determinam a desistência no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Roraima considerando as turmas dos alunos evadidos entre 2016 e 2023. Um estudo de caso com investigação qualitativa foi realizado, utilizando questionários on-line para identificar as causas determinantes da evasão. A amostra incluiu 33 evadidos dos quais 17 responderam ao questionário. As respostas permitiram identificar os principais motivos apontados como causadores da evasão, tais como dificuldades de adaptação à vida universitária e aspectos socioeconômicos, intimamente relacionados às dificuldades de conciliar trabalho e estudo.
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