DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.12796

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo trata-se de uma discussão teórica sobre o campo da Educação Matemática na sua relação com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e a consequente emergência da temática da Educação Matemática de Jovens e Adultos. Deste modo, se propõe estabelecer qual o significado, justificativa para sua constituição, relevância e origens dessa temática no âmbito dos temas investigados pela Educação Matemática, caracterizada como um campo profissional e científico, numa tentativa de demarcar essa temática como uma ação necessária à melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos matemáticos no universo específico da EJA, no atendimento às especificidades socioculturais dos seus educandos. Como consideração destaca-se como impreterível a constituição dessa temática oriunda do aprofundamento de estudos e da realização de novas pesquisas, baseada no comprometimento com a produção de conhecimentos que possibilitem aos educadores e professores que ensinam Matemática na EJA realizarem seus trabalhos condizentes com as singularidades e características dessa modalidade, resguardando a contrariedade a qualquer ação baseada nos ideais de uma educação meramente supletiva, compensatória e excludente, e se colocando com o princípio de melhoria das condições de vida dos seus educandos.

Downloads

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.pdf##
780
Aug 28 '21Aug 31 '21Sep 01 '21Sep 04 '21Sep 07 '21Sep 10 '21Sep 13 '21Sep 16 '21Sep 19 '21Sep 22 '21Sep 25 '214.0
| |
##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.other##
20
Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 20255.0
|

Biografia do Autor

Emerson da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondonia, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2007), e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, polo da UFMT (2014). Professor Adjunto IV do Departamento Acadêmico de Matemática e Estatística da UNIR, Campus de Ji-Paraná. Ex-coordenador e docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática - PPGEM, da UNIR, Campus de Ji-Paraná. Líder do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GROEPEM. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática de Jovens e Adultos, Formação de Professores que Ensinam Matemática, e tendências e temáticas da pesquisa em Educação Matemática.

Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Docência e Supervisão Escolar (1982) e habilitação em Admisnistração Escolar (1983) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas. Especialização em Formação e Atuação do Educador na Realidade Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984); especialização em Metodologia do Ensino de Matemática de 1ª à 4ª série pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática - GRUEPEM. Atualmente é Coordenadora Geral do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM, doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC; coordenadora do Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e iniciação às Ciências do Polo UFMT-Cuiabá. É pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, avaliação da aprendizagem, avaliação em larga Escala - ALE, metacognição e matemática, Dificuldades de aprendizagem Matemática-DAM, Educação de Jovens e Adultos.

Referências

COSTA, L. V. O. Educação Matemática: origem, características e perspectivas. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do IX ENEM. Belo Horizonte: SBEM, 2007, p. 1-14. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/ix_enem/Html/comunicacaoCientifica.html. Acesso em: 11 jul. 2013.

D’AMBROSIO, U. Introdução. In: BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Mapeamento de Educação Matemática no Brasil – 1995: Pesquisas, estudos, trabalhos técnico-científicos por subárea temática. 2. ed. Brasília: MEC/INEP, 1997. p. 11-12. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/mapeamento_de_educacao_matematica_no_brasil_1995_pesquisas_estudos_trabalhos_tecnicos_cientificos_por_subarea_tematica.pdf. Acesso em: 15 jul. 2021.

FIORENTINI, D. Memória e análise da pesquisa acadêmica em educação matemática no Brasil: o banco de teses do CEMPEM/FE-UNICAMP. Zetetiké, FE/UNICAMP, Campinas-SP, ano 1, n. 1, p. 55-76, mar. 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646827/13729. Acesso em: 10 ago. 2012.

FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. 1994. (301+113)f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 1994. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253750. Acesso em: 16 jul. 2021.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

FONSECA, M. C. F. R. Educação Matemática de Jovens e Adultos: especificidades, desafios e contribuições. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005a.

FONSECA, M. C. F. R. Educação Matemática e EJA. In: UNESCO. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO/MEC/RAAAB, 2005b, p. 321-332. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=655-vol3const-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 jul. 2021.

FREITAS, A. V. Educação Matemática e Educação de Jovens e Adultos: estado da arte de publicações em periódicos (2000 a 2010). 2013. 359f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/10954/1/Adriano%20Vargas%20Freitas.pdf. Acesso em: 10 mar. 2014.

GARNICA, A. V. M. O si-mesmo e o outro: um ensaio sobre educação matemática a partir dos trabalhos sobre formação de professores. In: MIGUEL, A.; GARNICA, A. V. M.; IGLIORI, S. B. C.; D’AMBRÓSIO, U. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 70-93, set./out./nov./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/qHNhYPrDsjNSbGwhWHKPywt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 5 jan. 2018.

GODINO, J. D. Perspectiva de la Didáctica de las Matemáticas como disciplina tecnocientífica. Departamento de Didáctica de la Matemática. Universidad de Granada, 2010. Disponível em: https://www.ugr.es/~jgodino/fundamentos_teoricos/perspectiva_ddm.pdf. Acesso em: 15 jul. 2021.

GUIMARÃES, H. M. Investigação em educação matemática: O que é, e que critérios para a sua apreciação. In: PONTE, J. P.; SERRAZINA, L. (eds.). Educação matemática em Portugal, Espanha e Itália. Lisboa: SEM da SPCE, 2000, p. 275-279.

HADDAD, S. (Coord.). Educação de jovens e adultos no Brasil (1986-1998). Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2002. Série Estado do Conhecimento. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484330/Educa%C3%A7%C3%A3o+de+jovens+e+adultos+no+Brasil+%281986-1998%29/a40b7959-aba5-4852-bc66-eedead468047?version=1.3. Acesso em: 15 jul. 2021.

HENAO, E. Y. H. Compreensão de textos com conteúdos matemáticos por parte de aprendizes jovens e adultos/as. 2006. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/9924/1/Edier%20Yorley%20Henao%20Henao.pdf. Acesso em: 30 abr. 2012.

JÓIA, O. Cuatro preguntas sobre la educación matemática de jóvenes y adultos. In: UNESCO-SANTIAGO. Conocimiento matemático en la educación de jóvenes y adultos. Santiago/Chile: UNESCO/OREALC, 1997, p. 27-34. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/00067751225fa1889ea76. Acesso em: 10 jul. 2021.

KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Zetetiké, FE/UNICAMP, Campinas-SP, v. 4, n. 5, p. 99-120, jan./jun. 1996. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/50805/mod_resource/content/1/TEXTO%20B-Kilpatrick,%20J.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.

MIGUEL, A.; GARNICA, A. V. M.; IGLIORI, S. B. C.; D’AMBRÓSIO, U. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 70-93, set./out./nov./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/qHNhYPrDsjNSbGwhWHKPywt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 5 jan. 2018.

PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. Coleção Tendências em Educação Matemática.

PINTO, N. B. Tendências e desafios no cenário investigativo da educação matemática. In: XXVII Reunião Anual da ANPED, 2004, Caxambu-MG. Anais da XXVII ANPED. Rio de Janeiro: ANPEd, 2004. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/t1911.pdf. Acesso em: 21 set. 2013.

PONTE, J. P. A educação matemática em Portugal: os primeiros passos de uma comunidade de investigação. Quadrante, Lisboa, v. 2, n. 2, p. 95-125, jul./dez. 1993. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4225/1/93%20Ponte%20%28EM%20Pt%e2%80%94Quadrante%29.pdf. Acesso em: 10 jan. 2014.

PONTE, J. P. A investigação em didáctica da matemática pode ser (mais) relevante? In: PONTE, J. P.; SERRAZINA, L. (eds.). Educação matemática em Portugal, Espanha e Itália. Lisboa: SEM da SPCE, 2000, p. 327-337.

PONTE, J. P. A investigação em educação matemática em Portugal: realizações e perspectivas. In: LUENGO-GONZÁLEZ, R.; GÓMEZ-ALFONSO, B.; CAMACHO-MACHÍN, M.; NIETO, L. B. (eds.). Investigación en educación matemática XII. Badajoz: SEIEM, 2008. p. 55-78. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4384/1/08-Ponte%20_Badajoz%2006%20Set_.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.

PORTO, Z. G.; CARVALHO, R. T. Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos: sobre aprender e ensinar conceitos. In: XXIII Reunião Anual da ANPED, 2000, Caxambu-MG. Anais da XXIII ANPED. Rio de Janeiro: ANPEd, 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/1818t.pdf. Acesso em: 14 out. 2013.

RIBEIRO, E. S.; LEITE, E. A. P.; PAULA, I. L. W. Panorama da pesquisa brasileira em educação matemática de jovens e adultos (1985 -2015). In: Educação no Século XXI – Matemática. v. 32. Belo Horizonte: Poisson, 2019. p. 199-218. Disponível em: https://poisson.com.br/2018/produto/educacao-no-seculo-xxi-volume-32/. Acesso em: 21 abr. 2020.

RIBEIRO, E. S. Estado da arte da pesquisa em Educação Matemática de Jovens e Adultos: um estudo das teses e dissertações defendidas no Brasil na primeira década do século XXI. 2014. 330f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2014. Disponível em: https://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/10a023863a1fbfad1193683fdf28adf9.pdf. Acesso em: 21 out. 2020.

RICO, L.; SIERRA, M. Didáctica de la Matemática e Investigación. p. 1-39, 1999. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/510/1/RicoL00-138.PDF. Acesso em: 14 jul. 2021.

STEINER, H-G. Teoria da Educação Matemática (TEM): uma introdução. Quadrante, Lisboa, v. 2, n. 2, p. 19-34, jul./dez. 1993. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/51546/mod_resource/content/3/Texto%202%20-%20Steiner.pdf. Acesso em: 15 jul. 2021.

Publicado

2021-08-28

Como Citar

RIBEIRO, E. da S.; MARIA PONTIN DARSIE, M. DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21063, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.12796. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12796. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática na EJA