CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.10583

Palavras-chave:

Educação em Ciências. Ensino de Química. Prática Pedagógica Lúdica.

Resumo

Este artigo teve como objetivo geral compreender e analisar as concepções do lúdico e o desenvolvimento da prática pedagógica lúdica de três professoras que ensinam Química no Ensino Médio em duas escolas estaduais de Mato Grosso no município de Cuiabá. Apresentou a seguinte problemática: quais as concepções dos professores de Química sobre o conceito de lúdico? A coleta de dados foi desenvolvida no período de fevereiro a maio de 2019. Utilizaram-se as abordagens da pesquisa qualitativa – do tipo estudo de caso – e o método interpretativo de análise de conteúdo. Os instrumentos para a análise configuram-se no questionário estruturado, na entrevista semiestruturada, observação e caderno de campo. Para a análise dos dados foram construídos dois eixos centrais que caracterizam-se nas memórias; concepções acerca do lúdico sob a ótica das professoras; e o Ensino de Química na prática pedagógica lúdica. Apontam-se os seguintes resultados: as professoras acreditam na importância do desenvolvimento da prática pedagógica lúdica como contribuinte no processo de ensino aprendizagem e expõem fragilidades sobre a compreensão teórica a respeito da temática.

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Biografia do Autor

Catiex Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFMT na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Graduada em Licenciatura Plena em Química UFMT. Professora de Química na Educação Básica do município de Cuiabá/MT.

Adelmo Carvalho da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre e Doutor em Educação. Professor na Universidade Federal do Mato Grosso, Instituto de Educação (UFMT/IE) - cursos de pedagogia e matemática e dos Programas de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFMT, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM - da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC).

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Publicado

2020-07-04

Como Citar

SOUZA, C. R. de; SILVA, A. C. da. CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 667–687, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10583. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10583. Acesso em: 28 mar. 2024.