MODELO SK: UM GUIA PARA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.11881

Palavras-chave:

Matriz de Habilidades e Competências, Modelo Sistêmico, Modelo SK, Tecnologias Digitais, Competências Digitais

Resumo

Este artigo descreve o produto de um estudo de doutoramento que buscou identificar de que forma as tecnologias digitais podem propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências para a construção do conhecimento científico em cursos de formação inicial de professores. Apresenta uma proposta didática intitulada “Modelo SK” que possui como objetivo orientar educadores do ensino superior, em especial da área de Ciências e Matemática, a refletir sobre as competências digitais necessárias para o planejamento, execução e avaliação de estratégias pedagógicas com a utilização das tecnologias digitais. Para tanto, verificou-se junto a alunos e professores dos cursos de Ciências e Matemática, na modalidade licenciatura presencial de uma instituição de ensino superior pública do estado de Roraima, quais seriam suas competências digitais e como estas poderiam ser utilizadas no processo educacional. Na coleta de dados, foram aplicados questionários Likert para uma amostra de 173 alunos e realizadas entrevistas com 14 professores da área de Ciências e Matemática. A pesquisa é de abordagem mista, com tratamento estatístico dos questionários, análise das diretrizes curriculares nacionais brasileiras e dos projetos pedagógicos dos cursos de Ciências e Matemática (Biologia, Química, Física, Matemática e Ciências da Natureza), bem como a transcrição e análise dos conteúdos das entrevistas.  Com o auxílio da técnica de categorização, elaborou-se um conjunto de estratégias educacionais que apresentam uma proposta para o desenvolvimento das competências digitais necessárias para o planejamento, execução e avaliação de metodologias de ensino. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wender Antonio da Silva, Universidade Estadual de Roraima

É doutor, docente no curso de Ciência da Computação e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. Possui interesse em pesquisas com as seguintes temáticas: competências digitais, informática na educação, tecnologias digitais e métodos pedagógicos com a utilização das tecnologias digitais.

Josefina Barrera Kalhil, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

É doutora, docente do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências da Universidade do Estado do Amazonas. Coordena o polo Amazonas do doutorado em Rede de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral e Aplicada nos cursos de Licenciatura e Engenharia. Desenvolve pesquisas com as seguintes temáticas: Didática, Formação de Professores, Metodologia da Pesquisa Científica e Metodologias para o Ensino de Ciências.

Referências

ALMEIDA, Lília Bilati de et al. O retrato da exclusão digital na sociedade brasileira. JISTEM J.Inf.Syst. Technol. Manag, vol.2, n.1, pp.55-67, jan/mar, 2005. ISSN 1807-1775. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/jistm/v2n1/05.pdf. Acesso em: 02 jan. 2021. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1807-17752005000100005.

ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias na educação: perspectivas e novos desafios à inovação. In: DIAS, P.; OSÓRIO, A. J. TIC na Educação: Perspectivas e Inovação. Braga: Cores d’Eleição, 2012 (Centro de Competências da Universidade do Minho – Portugal).

ARARIPE, Juliana P. G. A.; LINS, Walquíria C. B. Competências Digitais na Formação Inicial de Professores. São Paulo: CIEB; Recife: CESAR School, 2020. e-book em pdf.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, 1977.

CHILE, Ministerio de Educación. Desarrollo de habilidades digitales para eu siglo XXI em Chile. Santiago: LOM Ediciones, 2013

CIBOTTO, Rosefran. A. G.; OLIVEIRA, Rosa. M. M. A. TRACK – Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo: uma revisão teórica. Imagens da Educação. v.7, n.2, p.11-23, mai/ago, 2017. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/34615/pdf. Acessado em: 15 jan. 2021. Doi: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i2.34615.

COSTA, Fernando A. (org.); RODRIGUEZ, Carla; CRUZ, Elisabete; FRADÃO, Sandra. Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. Portugal: Santillana, 2012.

CRESWELL, John. W.; CLARK, Vicki. L. P. Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso, 2013.

DEMO, Pedro. Educação hoje: “novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.

KENSKI, Vani. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.

KNEZEK, Gerald; CHRISTENSEN, Rhonda. Extending the will, skill, tool model of technology integration: adding pedagogy as a new model construct. Journal of Computing in Higher Education: Springer, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12528-016-9120-2

LEITE, Lígia. S. Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo. In: FREIRE, W. (org). Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2008.

LIMA, L. Revolução na educação. Revista Você S/A. São Paulo: Editora Abril, 2018.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n.6, p.1017-1054, 2006.

OCDE. Habilidades y competências del siglo XXI para los aprendices del nuevo milênio em los países de la OCDE. París: OCDE, 2010.

OLIVEIRA, Cristiane. T. C. Novas tecnologias aplicadas à educação. São Paulo: SENAC, 2018.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, NCB University Press, v. 9, Nº 5, outubro 2001. Disponível em: http://marcprensky.com/articles-in-publications. Acessado em: 10 de nov de 2020.

SAMPIERI, Roberto. H.; COLLADO, Carlos. F.; LUCIO, Maria. del P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, Andressa. H.; FOSSÁ, Maria. I. T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica. v.16, n.1, p.1-14, jan/jun, 2015. ISSN 1677-4280. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas. Acesso em: 07 jan. 2021. Doi: http://dx.doi.org/10.18391/qualitas.v16i1.2113.

SILVA, Wender A. da; KALHIL, Josefina B. Matriz de habilidades em TDICs: possibilidades para a construção do conhecimento científico. Latin American Journal of Science Education, v.6, n. 1, p. 1-11, 2019. ISSN 2007-9842. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341654298. Acesso em: 06 jan. 2021.

SILVA, Wender A. da; KALHIL, Josefina B. Um estudo sobre as habilidades necessárias para utilização das tecnologias digitais como recurso metodológico. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 62-77, jan/jun, 2017. ISSN 2318-6674. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5343. Acesso em: 06 jan. 2021. Doi: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p62-77.i5343.

SILVA, Wender. A. da. Tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem: habilidades necessárias para a construção do conhecimento científico no estado de Roraima. 2018. 176 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Amazonas, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2018. Disponível em: https://ufmt.br/curso/ppgcienciassaude/userfiles/publicacoes/8d657b7f1cf53d7fa4294dab7702a0c6.pdf. Acesso em: 06 fev. 2021.

TONDEUR, Jo; PETKO, Dominik; CHRISTENSEN, Rhonda; et al. Quality criteria for concceptual technology integration models in education: bridgind research and practice. Education Tech Research Dev: Springer, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11423-020-09911-0

VALENTE, José. A. Informática na educação: instrucionismo x construcionismo. Revista Educação Pública: Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: https://www.ufjf.br/grupar/files/2014/09/Instrucionismo_construcion_Valente_OK.doc. Acessado em: 10 de nov de 2020.

Publicado

2021-08-16

Como Citar

SILVA, W. A. da; KALHIL, J. B. . MODELO SK: UM GUIA PARA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21045, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.11881. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11881. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3