ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS ACERCA DA IDEIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.14521Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Resíduos Sólidos, Anos Iniciais, Conhecimentos PréviosResumo
Neste estudo é analisado os conhecimentos prévios sobre resíduos sólidos apresentados por estudantes do 4º ano em mapas mentais e numa prova de questões abertas que serviram como elementos para a construção de uma sequência didática que fomentou no ambiente escolar a construção de significados mais próximos do contexto científico e a adoção de uma nova postura frente as questões ambientais. A análise qualitativa dos dados coletados demonstrou que os significados pessoais iniciais convergem para a experiência da vivência cotidiana da organização do lixo, do recolhimento dele semanalmente nas residências, os termos utilizados no dia a dia e a acentuada dificuldade em expressar ideias em torno do campo conceitual de resíduos sólidos adequados a faixa etária e ao que se propõe progressivamente aos anos iniciais pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com base nos resultados viu-se a necessidade de possibilitar um estudo a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes de modo que possam construir significados que os familiarizem com ideias mais científicas.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva / David P. Ausubel – 1. ed. – Lisboa: Paralelo Editora, 2003.
AUSUBEL, David. P.; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Tradução de Eva Nick et al. 2. ed. Rio de Janeiro – Ed. Interamericana, 1978.
BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
CAÑAL, Pedro; GARCÍA-CARMONA, Antonio; CRUZ-GUZMÁM, Marta. Didáctica de las Ciências experimentales em educación primaria. Madri: Ediciones Paraninfo, 2016.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, A. S. Questões de métodos da pesquisa em educação. 2. Ed. – São Paulo: Cortez, 2011.
LEMOS, Evelyse. A teoria da aprendizagem significativa e sua relação com o ensino e com a pesquisa sobre o ensino. Aprendizagem Significativa em Revista, Porto Alegre, v. 1, n. 3, p. 47-52, 2011. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID17/v1_n3_a2011.pdf. Acesso em maio de 2021.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.
MAGALHÃES, Arthur Philipe Cândido, VILLAGRÁ, Jesus Angel Meneses e GRECA, Ileana María. Análise das Habilidades e Atitudes na Aprendizagem Significativa Crítica de Fenômenos Físicos no Contexto das Séries Iniciais. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2020, v. 26 [Acessado 3 novembro 2021], e20009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320200009.
MARTÍ, Jordi. Aprender ciencias en educación primaria: didáctica de las ciencias experimentales. Barcelona: Graó, 2012.
MOREIRA, Marco A., MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.
MOREIRA, Marco Antônio. A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: UnB, 2006.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem Significativa. Brasília: UnB, 1999.
MOREIRA, Marco Antônio. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente, Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/Abandonoport.pdf
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias da aprendizagem Significativa. 2 ed. Ampl. São Paulo: EPU, 2011b.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias da aprendizagem Significativa. 2 ed. Ampl. São Paulo: EPU, 2011b.
MOREIRA, Marco Antônio.Teorias de Aprendizagem. 2. ed. São Paulo: EDU, 2011.
MOREIRA, Marco Antônio; MASSONI, Neusa. T. Noções básicas de epistemologias e teorias de aprendizagem como subsídios para a organização de sequências de ensino-aprendizagem em Ciências/Física. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.
NRC. A Framework for K-12 Science Education: Practices, Crosscutting Concepts, and Core Ideas. National Research Council. Washington, DC: The National Academies Press, 2012. Disponível em: https://www.nap.edu/catalog/13165/a-framework-for-k-12-science-education-practices-crosscutting-concepts
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Angelita Nóbrega da Silva, Enia Maria Ferst, Arthur Philipe Cândido de Magalhães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.