MODELAGEM MATEMÁTICA INTERATIVA NA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM ESTADO DA ARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18579


Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais, Licenciatura em Matemática.

Resumo

Nos últimos anos, existe uma rápida evolução na forma como as tecnologias digitais influenciam o ambiente educacional. As tecnologias trouxeram consigo abordagens inovadoras que têm o potencial de melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem. A Modelagem Matemática Interativa é o conceito dado para a interação da modelagem matemática e as tecnologias digitais. È uma estratégia de ensino inovador que pode auxiliar o ensino de matemática e contribuir para a formação de competências. Esse artigo tem como objetivo identificar as competências desenvolvidas na interação entre modelagem matemática e as tecnologias digitais em Cursos de Licenciatura em Matemática. Essa pesquisa trata-se de uma revisão sistemática de literatura, do estado da arte. As publicações analisadas foram da base de dados da Scielo no período de 2019 a 2023, conforme os critérios estabelecidos por Randolph. A busca pelos trabalhos foi efetuada com as palavras-chaves: “Modelagem matemática com as tecnologias digitais no ensino da matemática”, “Modelagem Matemática interativa”, e “Modelagem Matemática no ensino da matemática”. A análise identificou que dois artigos apresentam a interação entre modelagem matemática e tecnologias digitais. Os trabalhos identificados foram “Modelagem matemática em problemas da OBMEP: a visualização geométrica com aporte do software GeoGebra” e “Potencialidades e Desafios do Ensino de Matemática Online: exemplo de uma experiência com estudantes de Engenharia do Ensino Politécnico em Portugal. As competências desenvolvidas apresentados pelos artigos foram dedução lógica, raciocínio geométrico e capacidade de resolver problemas. As pesquisas evidenciam um melhor engajamentos por partes dos alunos.

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Biografia do Autor

  • Edilacy da Silva Sampaio, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil.

    Graduação em licenciatura em matemática pela Universidade Federal de Roraima UFRR (2009).Especialista em metodologia em Matemática e Física- UNINTER- 2013 e em Coordenação Pedagógica- UFRR_ 2015. Mestra em Engenharia de produção- Unesp-2018, Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática- REAMEC- Polo UEA, pariicipante do grupo de pesquisa em Educação Matemática e suas Tecnologias.

  • Yuri Expósito Nicot , Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, Amazonas Brasil

    Possui pós doutoramento na área de Ensino de Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, no Departamento de Física e Astronomia, ano 2017. Doutorado em Educação (Ciências Pedagógicas) pela Universidade de Oriente, Santiago de Cuba, Cuba (ano 2001), Diploma de doutorado revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ano 2011. Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidade de Oriente, Cuba (ano 1995). Graduação em Licenciatura, especialidade Física e Astronomia pela Universidade de Oriente, Faculdade de Estudos Pedagógicos Frank País Garcia, Santiago de Cuba, Cuba (ano 1984), AAtuação no Ensino Superior a través dos seguintes temas: Componentes didáticos e curriculares do Processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Superior, Didática Geral e Especial do Processo de Ensino e Aprendizagem da Física, Aplicações da Física na resolução de problemas e experimentos didáticos no Laboratório de Ensino Básico. Processos Cognitivos através dos conhecimentos teóricos e práticos em Ciências, Metodologia da Pesquisa Científica, Práticas de Ensino de Física Geral para a formação de professores. Física Aplicada: Física Geral, Mecânica Clássica, Mecânica Teórica e Resistência de materiais, Física Molecular, Termodinâmica e Calor, Electromagnetismo e Ondas, Óptica, Física Quântica, Física do Estado Sólido e Física Moderna. Tópicos de Física no Ensino de Ciências. Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Departamento de Física (DF), Instituto de Ciências Exatas (ICE), Professor credenciado no programa de Pós - Graduação, Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor credenciado do Programa Pós - Graduação Rede Amazônica de Ensino de Ciências (REAMEC) para a formação de Doutores em Ciências e Matemática na Amazônia (Polo Manaus/UEA), UFAM, UFMG, UFPA. Membro da Comissão Nacional Assessora de Área (CAA) do ENADE 2024. 

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Publicado

2025-05-18

Como Citar

SAMPAIO, Edilacy da Silva; NICOT , Yuri Expósito. MODELAGEM MATEMÁTICA INTERATIVA NA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM ESTADO DA ARTE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25024, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18579. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18579. Acesso em: 5 dez. 2025.

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