CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE VOLUME DO CILINDRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18284


Palavras-chave:

Invariantes Operatórios, Resolução de Problemas, Volume, Cilindro, Teoria dos Campos Conceituais

Resumo

O presente trabalho possui como objetivo analisar os invariantes operatórios mobilizados por estudantes da 3ª série do Ensino Médio em situações-problema envolvendo o conceito de volume do sólido geométrico cilindro. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e do tipo participante. A coleta dos dados foi realizada em uma escola estadual, na cidade de Manaus no Amazonas, no segundo semestre do ano de 2023. O evento didático, assim proposto por Vergnaud e adotado pelos pesquisadores na escola campo para estudar o objeto de pesquisa, foi organizado em três encontros, nos quais foram apresentadas uma situação-problema em cada, sobre o conceito de volume do sólido cilindro para que os participantes pudessem explorar e apresentar as suas soluções. Neste estudo é apresentado um recorte da pesquisa referente ao primeiro encontro desenvolvido com os participantes, para isso foram adotados como instrumentos a observação, o diário de bordo, a gravação dos diálogos realizados pelos participantes e o registro fotográfico das resoluções apresentadas. Entre os resultados foi observada uma necessidade constante do participante em recorrer ao uso dos algoritmos (deixando o processo de conceitualização em segundo plano), a dificuldade de expressar o pensamento ficou explícita em perguntas que pediam uma organização dos passos adotados, implicando na forma operatória do pensamento. Pontuamos que há invariantes operacionais verdadeiros e falsos, porém, o que chama a atenção é a quantidade de conceitos em ação pertinentes que mostram obstáculos na consolidação do conceito de volume e outros conceitos da geometria plana.

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Biografia do Autor

  • Alzenira da Silva Leão, Rede de escolas da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Santarém, Pará, Brasil

    Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) na linha de pesquisa Processos de Ensino-Aprendizagem em Ciências e Matemática. Graduada em Matemática e Física pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Especialista em Tópicos Especiais de Matemática pela Faculdade Única de Ipatinga (Única) e Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Pará - (IFPA) - Campus Santarém. Faz parte do Grupo de Ensino, Aprendizagem e Educação na linha Didática das ciências e da matemática vinculado a UFOPA.

  • Yuri Expósito Nicot, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil

    Possui pós doutoramento na área de Ensino de Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, no Departamento de Física e Astronomia, ano 2017. Doutorado em Educação (Ciências Pedagógicas) pela Universidade de Oriente, Santiago de Cuba, Cuba (ano 2001), Diploma de doutorado revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ano 2011. Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidade de Oriente, Cuba (ano 1995). Graduação em Licenciatura, especialidade Física e Astronomia pela Universidade de Oriente, Faculdade de Estudos Pedagógicos Frank País Garcia, Santiago de Cuba, Cuba (ano 1984), Atuação no Ensino Superior a través dos seguintes temas: Componentes didáticos e curriculares do Processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Superior, Didática Geral e Especial do Processo de Ensino e Aprendizagem da Física, Aplicações da Física na resolução de problemas e experimentos didáticos no Laboratório de Ensino Básico. Processos Cognitivos através dos conhecimentos teóricos e práticos em Ciências, Metodologia da Pesquisa Científica, Práticas de Ensino de Física Geral para a formação de professores. Física Aplicada: Física Geral, Mecânica Clássica, Mecânica Teórica e Resistência de materiais, Física Molecular, Termodinâmica e Calor, Electromagnetismo e Ondas, Óptica, Física Quântica, Física do Estado Sólido e Física Moderna. Tópicos de Física no Ensino de Ciências. Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Departamento de Física (DF), Instituto de Ciências Exatas (ICE), Professor credenciado no programa de Pós - Graduação, Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor credenciado do Programa Pós - Graduação Rede Amazônica de Ensino de Ciências (REAMEC) para a formação de Doutores em Ciências e Matemática na Amazônia (Polo Manaus/UEA), UFAM, UFMG, UFPA. Membro da Comissão Nacional Assessora de Área (CAA) do ENADE 2024. 

  • Glauco Cohen Ferreira Pantoja, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Pará, Brasil.

    Licenciado em Física pela Universidade Federal do Pará (2009), Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário da Amazônia (2024), Mestre e Doutor em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011/2015). É professor associado I da Universidade Federal do Oeste do Pará, membro da comissâo de pós-graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), editor adjunto da Revista de Enseñanza de la Física e atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). Atuou na comissâo para assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2017-2021). Foi docente orientador da Residência Pedagógica. Tem interesse em Didática e Currículo das Ciências e Matemática.

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Publicado

2025-05-18

Como Citar

LEÃO, Alzenira da Silva; NICOT, Yuri Expósito; PANTOJA, Glauco Cohen Ferreira. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE VOLUME DO CILINDRO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25023, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18284. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18284. Acesso em: 5 dez. 2025.

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