CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE VOLUME DO CILINDRO
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18284Palavras-chave:
Invariantes Operatórios, Resolução de Problemas, Volume, Cilindro, Teoria dos Campos ConceituaisResumo
O presente trabalho possui como objetivo analisar os invariantes operatórios mobilizados por estudantes da 3ª série do Ensino Médio em situações-problema envolvendo o conceito de volume do sólido geométrico cilindro. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e do tipo participante. A coleta dos dados foi realizada em uma escola estadual, na cidade de Manaus no Amazonas, no segundo semestre do ano de 2023. O evento didático, assim proposto por Vergnaud e adotado pelos pesquisadores na escola campo para estudar o objeto de pesquisa, foi organizado em três encontros, nos quais foram apresentadas uma situação-problema em cada, sobre o conceito de volume do sólido cilindro para que os participantes pudessem explorar e apresentar as suas soluções. Neste estudo é apresentado um recorte da pesquisa referente ao primeiro encontro desenvolvido com os participantes, para isso foram adotados como instrumentos a observação, o diário de bordo, a gravação dos diálogos realizados pelos participantes e o registro fotográfico das resoluções apresentadas. Entre os resultados foi observada uma necessidade constante do participante em recorrer ao uso dos algoritmos (deixando o processo de conceitualização em segundo plano), a dificuldade de expressar o pensamento ficou explícita em perguntas que pediam uma organização dos passos adotados, implicando na forma operatória do pensamento. Pontuamos que há invariantes operacionais verdadeiros e falsos, porém, o que chama a atenção é a quantidade de conceitos em ação pertinentes que mostram obstáculos na consolidação do conceito de volume e outros conceitos da geometria plana.
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