O QUE É CIÊNCIA AFINAL? DIÁLOGOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i1.11176

Palavras-chave:

Educação Científica, Iniciação Científica, Ensino Médio, . Educação Básica, Análise Textual Discursiva

Resumo

Este estudo buscou investigar, por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, qual a visão de alunos, da primeira série do Ensino Médio de duas escolas do município de Araguaína (TO), sobre o conceito de Ciência. Para tanto, buscou-se através dos preceitos da Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi, analisar os dados obtidos através da aplicação de um questionário, que direcionou a criação de quatro categorias de análise, auxiliando na discussão desses dados. Desse modo, foi possível inferir que ainda há entre os estudantes, a presença de concepções incoerentes a respeito da natureza da ciência, demonstrando a importância de estudos como este, que pautam o contexto escolar, além da necessidade de formação dos professores que atuam nessa área. Assim, os resultados deste estudo nos levam à ideia de que para que a educação científica ocorra sem entraves, esta deve buscar por meio das discussões em sala de aula, a respeito da ciência, uma abordagem de todos os aspectos referentes a ela, pautando-se não só nos resultados finais de atividades bem-sucedidas dentro do contexto científico, mas na sua construção histórica, que perpassa as dúvidas e teorias, característica esta que contribui para uma visão mais adequada do tema.

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Biografia do Autor

Camila Pereira dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professora de Biologia e Ciências da rede pública de ensino do estado do Tocantins.Supervisora do Programa de Iniciação a Docência- PIBID do subprojeto PIBID Biologia. Possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2016). Cursando mestrado em Ensino de Ciências e Matemática ( PPGecim) - UFT.

Wagner dos Santos Mariano, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Biologia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Católica Dom Bosco (2000), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amapá (2017). Professor Adjunto II do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Tocantins. Chefe do Setor de Gestão de Ensino do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT). Professor Efetivo dos Mestrados: Programa de Pós-Graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem se dedicado a pesquisas em: Doenças Emergentes e Reemergentes; Saúde Pública; Ensino de Ciências e Saúde. 

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Publicado

2021-03-30

Como Citar

SANTOS, C. P. dos; MARIANO, W. dos S. . O QUE É CIÊNCIA AFINAL? DIÁLOGOS NO CONTEXTO ESCOLAR. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 1, p. e21024, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11176. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11176. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências