CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: MODELO TEÓRICO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.10255

Palavras-chave:

Ensino de Química. CTSK. MTSK. Conhecimento Especializado de Professores. PCK.

Resumo

A proposta de modelos educacionais tem sido objeto de estudo nas últimas décadas; a área da Matemática tem recebido maior destaque em comparação com as demais, inclusive possui o modelo teórico denominado: Conhecimento Especializado de Professores de Matemática – MTSK. Este modelo possibilita a descrição do conjunto de conhecimentos matemáticos necessários para o ensino e a aprendizagem de determinado conteúdo matemático. Embora a Matemática tenha sido pioneira no modelo de Conhecimento Especializado de Professores e existam outros modelos genéricos para a área das ciências da natureza, somente em 2018 a física propôs um modelo teórico por meio da transposição do MTSK. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi propor um modelo teórico para a área da química, por intermédio da transposição do MTSK, com intuito de diminuir a desconexão do conhecimento científico com o pedagógico, permitir que o docente possa aprimorar seus conhecimentos para ensinar química e, consequentemente, contribuir para os processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa seguiu a mesma metodologia aplicada para a área da física, através da transposição do MTSK resultando no modelo Conhecimento Especializado de Professores de Química – CTSK. O resultado foi satisfatório, uma vez que atendeu aos objetivos propostos, resultando no CTSK, um modelo teórico com dois domínios, um referente ao Conhecimento Químico e outro ao Conhecimento Didático do Conteúdo; cada domínio possui três subdomínios, e; o modelo ainda considera as crenças provenientes, tanto dos professores quanto dos alunos.

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Biografia do Autor

Susel Tais Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) graduada em Química pela UNESP, especialista em Gestão Pública pela UFMT, especialista em Perícia Criminal pela FAE e mestre em Ensino pelo IFMT com pesquisa sobre Conhecimento Especializado de Professores de Química. Possui experiência em multinacional como Química Responsável, como representante na Comissão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da ABIFRA e como professora do ensino médio, técnico, superior, especialização e EAD.

Stela Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília(2000), especialização em Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil pelo Fundação Getúlio Vargas(2015), especialização em Gestão Empresarial pelo Fundação Getúlio Vargas(2003) e mestrado em Mestrado em Ensino pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso(2018). Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil. Atuando principalmente nos seguintes temas:Conhecimento Especializado para Ensinar Física, Conhecimento especilizado de professores, Física, PTSK.

Leandro Carbo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT

Doutor em Química pelo Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista - IQ-UNESP (2009), Mestre em Saúde e Ambiente (Química Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e graduado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus São Vicente - Centro de Referência de Jaciara, foi diretor do Centro de Referência entre os anos de 2013 e 2017, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza entre os anos de 2010 e 2013 e está novamente na coordenação deste curso desde 2019. Coordenador institucional do PIBID/IFMT entre os anos de 2016 e 2018. Atua nos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia, Técnico em Meio Ambiente e Especialização em Ensino de Ciências da Natureza. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível Mestrado Acadêmico em Ensino (IFMT/UNIC), do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análises de Agrotóxicos, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminação, solo, agrotóxicos, sorção. Tem experiência na área da Pericia Criminal, onde trabalhou na Diretoria de Laboratório Forense da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, realizando analises de drogas ilícitas e venenos em matrizes biológicas, em água e solo. Atualmente tem desenvolvido e orientado projetos de pesquisa e extensão voltados para a área de ensino de Ciências/Química.

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Publicado

2020-06-26

Como Citar

SOARES, S. T.; LIMA, S. S.; CARBO, L. CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: MODELO TEÓRICO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 648-666, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10255. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10255. Acesso em: 25 set. 2020.