CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: MODELO TEÓRICO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.10255

Palavras-chave:

Ensino de Química. CTSK. MTSK. Conhecimento Especializado de Professores. PCK.

Resumo

A proposta de modelos educacionais tem sido objeto de estudo nas últimas décadas; a área da Matemática tem recebido maior destaque em comparação com as demais, inclusive possui o modelo teórico denominado: Conhecimento Especializado de Professores de Matemática – MTSK. Este modelo possibilita a descrição do conjunto de conhecimentos matemáticos necessários para o ensino e a aprendizagem de determinado conteúdo matemático. Embora a Matemática tenha sido pioneira no modelo de Conhecimento Especializado de Professores e existam outros modelos genéricos para a área das ciências da natureza, somente em 2018 a física propôs um modelo teórico por meio da transposição do MTSK. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi propor um modelo teórico para a área da química, por intermédio da transposição do MTSK, com intuito de diminuir a desconexão do conhecimento científico com o pedagógico, permitir que o docente possa aprimorar seus conhecimentos para ensinar química e, consequentemente, contribuir para os processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa seguiu a mesma metodologia aplicada para a área da física, através da transposição do MTSK resultando no modelo Conhecimento Especializado de Professores de Química – CTSK. O resultado foi satisfatório, uma vez que atendeu aos objetivos propostos, resultando no CTSK, um modelo teórico com dois domínios, um referente ao Conhecimento Químico e outro ao Conhecimento Didático do Conteúdo; cada domínio possui três subdomínios, e; o modelo ainda considera as crenças provenientes, tanto dos professores quanto dos alunos.

Downloads

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.pdf##
534
Jun 28 '20Jul 01 '20Jul 04 '20Jul 07 '20Jul 10 '20Jul 13 '20Jul 16 '20Jul 19 '20Jul 22 '20Jul 25 '209
| |
Crossref
1

Biografia do Autor

Susel Tais Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) graduada em Química pela UNESP, especialista em Gestão Pública pela UFMT, especialista em Perícia Criminal pela FAE e mestre em Ensino pelo IFMT com pesquisa sobre Conhecimento Especializado de Professores de Química. Possui experiência em multinacional como Química Responsável, como representante na Comissão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da ABIFRA e como professora do ensino médio, técnico, superior, especialização e EAD.

Stela Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília(2000), especialização em Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil pelo Fundação Getúlio Vargas(2015), especialização em Gestão Empresarial pelo Fundação Getúlio Vargas(2003) e mestrado em Mestrado em Ensino pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso(2018). Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil. Atuando principalmente nos seguintes temas:Conhecimento Especializado para Ensinar Física, Conhecimento especilizado de professores, Física, PTSK.

Leandro Carbo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutor em Química pelo Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista - IQ-UNESP (2009), Mestre em Saúde e Ambiente (Química Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e graduado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus São Vicente - Centro de Referência de Jaciara, foi diretor do Centro de Referência entre os anos de 2013 e 2017, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza entre os anos de 2010 e 2013 e está novamente na coordenação deste curso desde 2019. Coordenador institucional do PIBID/IFMT entre os anos de 2016 e 2018. Atua nos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia, Técnico em Meio Ambiente e Especialização em Ensino de Ciências da Natureza. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível Mestrado Acadêmico em Ensino (IFMT/UNIC), do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análises de Agrotóxicos, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminação, solo, agrotóxicos, sorção. Tem experiência na área da Pericia Criminal, onde trabalhou na Diretoria de Laboratório Forense da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, realizando analises de drogas ilícitas e venenos em matrizes biológicas, em água e solo. Atualmente tem desenvolvido e orientado projetos de pesquisa e extensão voltados para a área de ensino de Ciências/Química.

Referências

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of teacher education, SAGE, New York, USA, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnicas. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994, p. 47-51

CARRILLO, J.; AVILA, D. I. E.; MORA, D. V.; MEDRANO, E. F. Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de matemáticas. Huelva, Espanha: Universidad de Huelva Publicaciones, 2014.

CARRILLO YAÑEZ, J.; CLIMENT, N.; MONTES, M.; CONTRERAS, L. C.; FLORES-MEDRANO, E.; ESCUDERO-ÁVILA, D.; VASCO, D.; ROJAS, N.; FLORES, P.; AGUILAR-GONZÁLEZ, Á.; RIBEIRO, M.; MUÑOZ-CATALÁN, M. C. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, Taylor & Francis, London, UK, p. 1-18, 2018.

CARRILLO YAÑEZ, J.; GONZÁLEZ, L. C. C.; NAVARRO, M. A. M. Reflexionando sobre el conocimiento del professor: Actas de las II Jornadas del Seminario de Investigación de Didactica de la Matemática de la Universidad de Huelva. 15 y 16 de Septiembre 2015. Huelva, Espanha, 2015. 106 p.

CORREIA, F. S. C. et al. O Estudo da Química no Cotidiano: As dificuldades para os alunos no ensino de Química. Ensino médio em diálogo, UFF, Niterói, 2015. Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/content/o-estudo-da-quimica-no-cotidiano-dificuldades-para-os-alunos-no-ensino-de-quimica>. Acesso: 13 abr. 2017.

FERNANDEZ, C. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de ciências. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, CESGRANRIO, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 500-528, maio-ago 2015.

GARCIA, I. T. S. Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores de Química em uma Instituição Federal de Ensino Superior: Desafios e Perspectivas. Química Nova, SBQ, São Paulo, v. 32, n. 8, p. 2218-2224, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

GOES, Luciane F. de. Conhecimento Pedagógico do conteúdo: estado da arte no campo da educação e no ensino de química. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química) - Universidade de São Paulo - USP, 2014. 155 p.

LIMA, S. S. Conhecimento especializado de professores de física: uma proposta de modelo teórico. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, Cuiabá, 2018. 293 f.

LIMA, S. S.; COSTA, L. D.; SOARES, S. T. C.; SILVA FILHO, V. P.; MORIEL JUNIOR, J. G.; MELLO, G. J. Análise de PaP-eRs como primeira aproximação metodológica para configurar o modelo de conhecimento especializado de professores de física (PTSK). CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE - RESIDÊNCIA DOCENTE: PARADIGMA DE INTEGRAÇÃO TEORIA-PRÁTICA, 3., Cuiabá. Anais... p. 1 - 5. 2017.

LOPES, A. C. Discursos Curriculares na Disciplina Escolar Química. Ciência & Educação, UNESP, Bauru, v. 11, n. 2, p. 263-278, 2005.

LOPES, A. R. C. Conhecimento Escolar em Química – Processo de Mediação Didática da Ciência. Química Nova na Escola, SBQ, São Paulo, n. 5, Maio 1997.

LUÍS, M.; MONTEIRO, R.; CARRILLO, J. Conhecimento Especializado do Professor para Ensinar Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XVI., 2015, Lisboa, Portugal. Anais... . Lisboa: APEduC, 2015. v. 1, p. 1 - 6.

MARQUES, M.; MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimento Especializado de Professores de Biologia: uma Análise de Pap-eR sobre Embriologia Humana. In: CONGRESO IBEROAMERICANO SOBRE CONOCIMIENTO ESPECIALIZADO DEL PROFESOR DE MATEMÁTICAS. Huelva: CGSE. 2019.

______. Conhecimentos Especializados de Professor de Biologia Mobilizados em uma Aula Prática Sobre Interações Ecológicas. Revista REAMEC, Cuiabá (MT), v. 8, n. 2, p. 253-271, Maio-Ago, 2020.

MASSENA, E. P; GUZZI FILHO, N. J; LUCIANA, P. SÁ. Produção de Casos para o Ensino de Química: Uma Experiência na Formação Inicial de Professores. Quimica Nova, SBQ, São Paulo, v. 36, n. 7, p. 1066-1072, 2013.

MELO, M.R; NETO, E.G.L. Dificuldades de Ensino e Aprendizagem dos Modelos Atômicos em Química. Química Nova na Escola, SBQ, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 112-122, Maio. 2013.

MONTES, M.; CONTRERAS-GONZALEZ, L.; CARRILLO, J. Conocimiento del profesor de matemáticas: Enfoques del MKT y del MTSK. Simposio de la SEIEM, Bilbao, España, v. 1, 2013.

MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimento especializado para ensinar divisão de frações. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Cuiabá, 2014. 162 p.

______; WIELEWSKI, G. D. Base de Conhecimento de Professores de Matemática: do Genérico ao Especializado. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human., v. 18, n. 2, p.126-133, 2017.

OLIVEIRA, I; REZENDE, F. Discurso de Estudantes e Habitus Pedagógico em Cursos de Graduação em Ciências Naturais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - RBPEC, UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, 2011.

PETRUCCI, M. I. F. S. R. ; SCHNETZLER., R. P. Sobre a importância do conceito transformação química no processo de aquisição do conhecimento químico. Química Nova na Escola, SBQ, São Paulo, n. 8, nov. 1998.

QUADROS, A. L; SILVA, D. C.; ANDRADE, F. P; ALEME, H. G; RODRIGUES, S. O; SILVA, G. F. Ensinar e aprender Química: a percepção dos professores do Ensino Médio. Educar em Revista, UFPR, Curitiba, n. 40, p. 159-176, abr./jun. 2011.

ROQUE, N. F; SILVA, J. L P. B. A Linguagem Química e o Ensino da Química Orgânica. Química Nova, SBQ, São Paulo, v. 31, n. 4, p. 921-923, 2008.

SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, SBQ, São Paulo, v. 25, n. Supl. 1, p. 14-24, 2002.

______. Construção do Conhecimento e Ensino de Ciências - O Modelo Transmissão-Recepção e o Ensino de Ciências. Em Aberto, MEC, Brasília, ano 11, n. 55, jul./set. 1992.

SHULMAN, L. S. Artigos. Professor of Education Emeritus, Stanford University, California, USA. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/citations?user=QRW-VLcAAAAJ&hl=pt-BR>. Acesso em: 20 abr. 2020.

______. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, MA, USA, p. 1-22, Feb. 1987.

______. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Education Researcher, SAGE, California, USA, Feb. 1986: 4-14.

SIDM. Seminario de Investigación en Didáctica de la Matemática. Categorías de los subdomínios del MTSK (documento interno). Huelva, Espanha, 2016. 1 p. [Não publicado].

SILVA, A. A. da. A Construção do Conhecimento Científico no Ensino de Química. Revista Thema, IFSUL, Pelotas, v. 09, n. 02, 2012.

SILVA, R. M. G; SCHNETZLER, R. P. Constituição de professores universitários de disciplinas sobre ensino de Química. Química Nova, SBQ, São Paulo, v. 28, n. 6, São Paulo Nov./Dec. 2005.

SILVA, S. M.; EICHLER, M. L.; DEL PINO, J. C. As percepções dos professores de química geral sobre a seleção e a organização conceitual em sua disciplina. Química nova, SBQ, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 585-594, 2003.

SOARES, S. T. C. Conhecimento Especializado de Professores de Química – CTSK: Proposta de Modelo Teórico. 2019, 113f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá, 2019.

______; LIMA, S. S.; CARBO, L.; MELLO, G. J. Aplicação da Metodologia PaP-eR para transposição do MTSK para diferentes áreas das Ciências da Natureza. In: CONGRESO IBEROAMERICANO SOBRE CONOCIMIENTO ESPECIALIZADO DEL PROFESOR DE MATEMÁTICAS. Huelva: CGSE. 2019.

VASCO, D.; MORIEL JUNIOR, J.; CONTRERAS, L. C. Subdominios del mathematics teacher´s specialised knowledge (MTSK): KoT y KSM: definición, categorías y ejemplos. JORNADAS DE INVESTIGACIÓN EM DIDÁTICA DE LAS MATEMÁTICAS, 3., 2017, Huelva, Espanha. Anais. p. 29-37, 2017.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Como Citar

SOARES, S. T.; LIMA, S. S.; CARBO, L. CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: MODELO TEÓRICO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 648–666, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10255. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10255. Acesso em: 23 nov. 2024.