CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: MODELO TEÓRICO
DOI:
10.26571/reamec.v8i2.10255Palavras-chave:
Ensino de Química. CTSK. MTSK. Conhecimento Especializado de Professores. PCK.Resumo
A proposta de modelos educacionais tem sido objeto de estudo nas últimas décadas; a área da Matemática tem recebido maior destaque em comparação com as demais, inclusive possui o modelo teórico denominado: Conhecimento Especializado de Professores de Matemática – MTSK. Este modelo possibilita a descrição do conjunto de conhecimentos matemáticos necessários para o ensino e a aprendizagem de determinado conteúdo matemático. Embora a Matemática tenha sido pioneira no modelo de Conhecimento Especializado de Professores e existam outros modelos genéricos para a área das ciências da natureza, somente em 2018 a física propôs um modelo teórico por meio da transposição do MTSK. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi propor um modelo teórico para a área da química, por intermédio da transposição do MTSK, com intuito de diminuir a desconexão do conhecimento científico com o pedagógico, permitir que o docente possa aprimorar seus conhecimentos para ensinar química e, consequentemente, contribuir para os processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa seguiu a mesma metodologia aplicada para a área da física, através da transposição do MTSK resultando no modelo Conhecimento Especializado de Professores de Química – CTSK. O resultado foi satisfatório, uma vez que atendeu aos objetivos propostos, resultando no CTSK, um modelo teórico com dois domínios, um referente ao Conhecimento Químico e outro ao Conhecimento Didático do Conteúdo; cada domínio possui três subdomínios, e; o modelo ainda considera as crenças provenientes, tanto dos professores quanto dos alunos.
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