EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: CAMINHOS PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NOS ALUNOS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.9913

Palavras-chave:

Educação Básica. Projetos Ambientais. Conscientização Ambiental.

Resumo

A educação ambiental é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de melhores relações com a natureza, sendo a escola um importante meio de difusão. O presente artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso na E.M.E.F “Duque de Caxias” na cidade de São Paulo, em que foram utilizados os instrumentos: entrevista e observação in loco para a coleta de dados. Os dados foram analisados à luz do método qualitativo com a finalidade de atender o objetivo da pesquisa que foi de identificar as ações e/ou projetos de educação ambiental desenvolvidos na escola “Duque de Caxias” e seu impacto no processo de conscientização ambiental dos alunos de uma turma do 8° ano do ensino fundamental. Os resultados mostraram que sim, a escola por meio de seus projetos e ações favorece o processo de conscientização de grande parte dos alunos.

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Biografia do Autor

Francisco Daniel Mota Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (2015), na linha de pesquisa, Ciência e Tecnologia Ambiental, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP) com trabalho desenvolvido na área de Poluição Atmosférica, com ênfase na emissão de Material Particulado e suas correlações: queima de biomassa, poluição indoor, caracterização físico química e fatores de emissão. Bacharel em Gestão Ambiental, também pela (EACH/USP),(2012), Licenciado em Biologia (2013) e Pedagogia (2016) pelo Centro Universitário Claretiano e especialista em Educação (2014), com trabalhos desenvolvidos na área de Meio Ambiente e Educação. Atualmente cumpre créditos do Doutorado no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP). Professor efetivo do Instituto Federal do Pará (IFPA) e Coordenador do curso Superior Tecnologia em Gestão Ambiental, ministrando as disciplinas: Climatologia, Gestão e Tratamento de Emissões Atmosféricas, Fundamentos da Gestão Ambiental e Avaliação de Impactos Ambientais e no Curso Superior Tecnologia em Agroecologia na disciplina Gestão Tecnológica em Empreendimentos Solidários. É professor e orientador no Programa de Pós Graduação, Lato Sensu, Ciências e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (PPGCADS) na linha de pesquisa Arranjos Produtivos Locais (APL) do IFPA Campus Bragança. Suas principais áreas de atuação e interesse são: Poluição Ambiental, Poluição Atmosférica, Gestão Ambiental e Educação.

Rafael Pires Pinheiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela UEPA (Universidade do Estado do Pará), Especialização em Educação Matemática e Física pela FCA (Faculdade Católica de Anápolis), Especialização em Matemática Financeira e Estatística pela UCAM (Universidade Cândido Mendes), Especialização em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas pela UCAM (Universidade Cândido Mendes), Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo IFTM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro). É MESTRE em Ensino de Ciências Exatas pela UNIVATES (Universidade do Vale do Taquari) e Doutorando em Ensino de Ciências Exatas pela UNIVATES. Possui experiência como professor de Matemática na Educação Básica, Técnica e Superior. Atualmente é Professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Campus de Parauapebas.

Daniele Socorro Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduada em Ciências Naturais - Habilitação em FÍSICA pela UEPA (Universidade do Estado do Pará, em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pela UFPA (Universidade Federal do Pará), em Pedagogia pela FLATED (Faculdade Latino Americana de Educação ). É Especialista em FÍSICA pela FRS (Faculdade Rio Sono), no ENSINO DE LÍNGUA INGLESA pela UCAM (Universidade Cândido Mendes) e MESTRANDA em ENSINO DE FÍSICA pela UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará). Atualmente é professora EBTT de FÍSICA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Bragança.

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Publicado

2020-08-30

Como Citar

LIMA, F. D. M.; PINHEIRO, R. P.; SILVA, D. S. R. da. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: CAMINHOS PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NOS ALUNOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 739–754, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9913. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9913. Acesso em: 22 jul. 2024.