AUTOBIOGRAFIA INVENTIVA DE DOCÊNCIAS AMAZONENSES EGRESSAS DO PPGECEM/REAMEC
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19518Palavras-chave:
Autobiografia, Ensino de Ciências, Amazônia, Perspectiva FoucaultianaResumo
O objetivo do escrito é traçado pela busca em problematizar a ideia de uma autobiografia inventiva, a partir da constituição de docências sensíveis na pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia. É ferramentada, no viés metodológico, a materialização de modos de fazer da autobiografia inventiva, apresentando o Vidar In-tensões, um grupo de pesquisa cujos trabalhos articulam autobiografia, arte e ensino de ciências a partir de perspectivas pós-estruturalistas. Desta forma, anunciar uma autobiografia inventiva, leva a deslocamentos de ideias e pensamentos em relação ao próprio fazer científico. A palavra inventiva surge em conjunto com a autobiografia porque não há um lugar aonde chegar (consciência, essência, causas), é um modo de se inscrever enquanto acontecimento numa perspectiva foucaultiana. Espera-se que o trabalho contribua para alargar as possibilidades de se pensar a constituição da vida dado o processo de fragmentação experimentado pelo homem na modernidade que resulta na ruptura de uma dita representatividade do mundo.
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