AUTOBIOGRAFIA INVENTIVA DE DOCÊNCIAS AMAZONENSES EGRESSAS DO PPGECEM/REAMEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19518


Palavras-chave:

Autobiografia, Ensino de Ciências, Amazônia, Perspectiva Foucaultiana

Resumo

O objetivo do escrito é traçado pela busca em problematizar a ideia de uma autobiografia inventiva, a partir da constituição de docências sensíveis na pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia. É ferramentada, no viés metodológico, a materialização de modos de fazer da autobiografia inventiva, apresentando o Vidar In-tensões, um grupo de pesquisa cujos trabalhos articulam autobiografia, arte e ensino de ciências a partir de perspectivas pós-estruturalistas. Desta forma, anunciar uma autobiografia inventiva, leva a deslocamentos de ideias e pensamentos em relação ao próprio fazer científico. A palavra inventiva surge em conjunto com a autobiografia porque não há um lugar aonde chegar (consciência, essência, causas), é um modo de se inscrever enquanto acontecimento numa perspectiva foucaultiana. Espera-se que o trabalho contribua para alargar as possibilidades de se pensar a constituição da vida dado o processo de fragmentação experimentado pelo homem na modernidade que resulta na ruptura de uma dita representatividade do mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mônica de Oliveira Costa, Escola Normal Superior (ENS/UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

    Tenho me mobilizado nas/pelas discussões pós-estruturalistas na formação de professores e no currículo, na educação e no ensino de ciências. Assim, cursei graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005) com Habilitação em Supervisão e Orientação Escolar, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2010), doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC - Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática a partir do qual pesquiso os temas: Currículo, Estágio, Formação de professores e Amazônia na perspectiva pós-estruturalista. Atualmente sou professora/pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas.

  • Caroline Barroncas de Oliveira, Escola Normal Superior (ENS/UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

    Possuo graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2007). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Especialização em Gestão para o Etnodesenvolvimento (Antropologia) pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2010). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática / REAMEC-UFMT; UFPA e UEA, (2020). Coordenei o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Escola Normal Superior - ENS/UEA (2021-2023). Atualmente estou coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia - PPGEEC/UEA, professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do PPG em Educação em Ciências na Amazônia da UEA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Vidar em In-tensões, mobilizando pesquisas e projetos de extensão em currículos vivos com as gentes dos rios e das florestas, bem como articulando parcerias regionais, nacionais e internacionais com pesquisadores que investigam em um viés multi e interdisciplinar processos em Educações, Arte, Ciências e Saberes Ancestrais. Tenho experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores em Educação em Ciências, Currículo, Práticas de Subjetivação e Narrativas (Auto)biográficas no viés pós-estrutural.

  • Eliane Batista de Lima Freitas, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/UFAM), Itacoatiara, Amazonas, Brasil.

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (2017) e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas UEA (2010). Possui graduação em Pedagogia pela Escola Superior Batista do Amazonas (2006), com habilitação para Supervisão e Orientação Escolar. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, atuando no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologias/ICET. Já coordenou o setor de Avaliação e Contratação Docente da Universidade Nilton Lins, onde também foi coordenadora Institucional do PIBID. Já atuou como membro interlocutora do FÓRUM DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS e MOBILIZADORA SOCIAL PELA EDUCAÇÃO do Ministério da Educação/MEC. Na Secretaria Municipal de Educação, assessorou pedagogicamente o Departamento de Gestão Educacional/ SEMED, viabilizando estudos, elaboração de instrumentos e análises de políticas públicas para melhoria educacional das creches da rede pública do município de Manaus. Possui experiência na área de educação, em ambas as etapas da Educação Básica e no Nível Superior com formação de professores. Já desenvolveu e coordenou projetos com professores e alunos na área de Tecnologias em Educação, Ensino de Ciências e História da Educação Matemática. Atualmente é pesquisadora na linha de Formação de Professores em Educação Infantil e desenvolve projetos na área de Letramento.

Referências

ALVES, Ana Claudia Tasinaffo. O programa de pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática: estudo da trajetória profissional de egressos. 2018. 192 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Amazonas, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7136465 . Acesso em: 21 jul. 2024.

BRANDÃO, Ricardo Evangelista. A arte como expressão da vida como vontade de poder em Friedrich Nietzsche. Griot: Revista de Filosofia, Amargosa - BA, v.20, n.2, p.190-201, junho, 2020. ISSN: 2178-1036.

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i2.1726

BERTO, Danila Faria. À beira do abismo: entre literatura e escrita de si em Clarice Lispector. 2019. 167 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Marília, 2019.

Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/1accded6-e1dc-4917-b2b7-5a265a684866 Acesso em: 21 jul. 2024.

CHAVES, Silvia Nogueira. Memória e auto-biografia: nos subterrâneos da formação docente. In: SOUZA, Elizeu Clementino de. (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: ensino e pesquisa. Porto Alegre: EDIPUCRS. p.161-176, 2006.

COUTO, Mia. Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra. São Paulo: Companhia das letras, 2002.

COUTO, Mia. Pensamentos: textos de opinião. Lisboa: Editorial Caminho, 2005.

DALMASO, Alice Copetti.; RIGUE, Fernanda Monteiro. O convite da Atenção e seus Efeitos em Educação: entre labirintos, feitiçarias e cuidados. In: NEUSCHARANK, A.; HALBERSTADT, I. A.; ZANATTA, J. M. Z. (Orgs.). Possibilidades... Aprendizagens, experiências e gestão na educação. Beau Bassin: Novas Edições Acadêmicas, p. 19-40, 2020.

DIAS, Suzana. Escrever-(se)... da emergência de um comum e da exacerbação do “nós”. In: PEREIRA, J. C.; CODES, D.; SILVEIRA, E.; TONON, E. H.; CORSO, G.e K.i; GUIMARÃES, L. B. (Org.). des-loucar-se. Campinas-SP. Unicamp, 2017. Disponível em: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/wp-content/uploads/2016/10/desloucarse-ebook-livro-1.pdf Acesso em: 12 jul. 2024.

FUGANTI, Luiz. Corpo em devir. Sala Preta, [S. l.], v. 7, p. 67-76, 2007. ISSN: 2238-3867. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v7i0p67-76

FOUCAULT, Michel. O uso dos prazeres e as técnicas de si. Ditos e Escritos. Vol. V. Ética, sexualidade, política. 3.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. 2 ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia. Biografemática e Formação: Fragmentos de Escrita de Uma vida. 2013, 121 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2013. Disponível em: https://www.repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/4065/6/Tese_BiografematicaFormacaoFragmentos.pdf . Acesso em: 22 abr. 2024.

GRISOTTO, Américo. Filosofia da diferença: apontamentos em torno da aprendizagem do pensamento em filosofia. ETD – Educação Temática Dig., Campinas, v.14, n.1, p.179-198, jan./jun. 2012.

NASCIMENTO FILHO, Virgílio Bandeira do; MARTINES, Elizabeth Antônia Leonel de M. Perfil dos egressos da turma 2013 do PPGECEM/REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23050, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.15098

NASCIMENTO FILHO, Virgílio Bandeira do; MARTINES, Elizabeth Antonia Leonel de M. REAMEC: rios e estradas da Amazônia – meandros e escalada para o conhecimento. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24037, 2024. https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16519

OLIVEIRA, Caroline Barroncas; COSTA, Mônica de Oliveira.; AIKAWA, Monica Silva. Retrato da autobiografia enquanto coisa. Revista ClimaCom, Ciência. Vida. Educação. n. 24, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/retrato/ Acesso em: 23 jul.2024.

PASSEGGI, Maria.; NASCIMENTO, Gilcilene.; OLIVEIRA, Roberta Antunes Medeiros. As narrativas autobiográficas como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educação. Revista Lusófona de Educação, n. 33, p. 111-125, 2016.

SALES, Tiago Amaral; RIGUE, Fernanda Monteiro; DALMASO, Alice Copetti. Modos de Habitar o Mundo: uma educação em ciências com/em meio à/pela vida. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 48, e124171, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236124171vs01 Acesso em: 17 jul. 2024.

SILVA, Mirlen Valéria Medeiros da; SILVA, Carlos Augusto Silva e; BRITO, Maria Remédios de Brito. Educação menor por entre as linhas do pensamento de Deleuze e Guattari: inspirações para o ensino de ciências. Linha Mestra, N.35, p. 250-258, Mai./Ago. 2018. Disponível em: https://www.lm.alb.org.br/index.php/lm/article/viewFile/53/68 Acesso em: 13 de jul. 2024.

TASINAFFO ALVES, Ana Claudia; MELLO, Irene Cristina de. Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática sob a perspectiva dos egressos. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 147–166, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9979

Downloads

Publicado

2025-04-25

Edição

Seção

Formação contínua de professores e a REAMEC

Como Citar

COSTA, Mônica de Oliveira; OLIVEIRA, Caroline Barroncas de; FREITAS, Eliane Batista de Lima. AUTOBIOGRAFIA INVENTIVA DE DOCÊNCIAS AMAZONENSES EGRESSAS DO PPGECEM/REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25017, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.19518. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/19518. Acesso em: 5 dez. 2025.