CONTRIBUTOS À COSMOLOGIA NO ENEM NA PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15708

Palavras-chave:

Cosmologia, ENEM, Taxonomia de Bloom Revisada

Resumo

Neste artigo, analisam-se questões presentes nos exames do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do período de 2012 a 2022. O objetivo do trabalho é realizar uma análise de questões presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no contexto da disciplina de Física, que contemplem tópicos de Cosmologia, mediante fundamentos da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). É uma pesquisa de natureza básica, análise de dados de forma qualitativa, é exploratória com procedimento técnico documental. Os resultados mostram que, apesar das questões relacionadas ao conteúdo de Cosmologia enfatizarem domínios de complexidades superiores a uma simples memorização mecânica, em nenhuma das questões a dimensão metacognitiva foi atingida, muito menos o nível cognitivo “criar.” Essas observações refletem a matriz de referência do próprio exame, que é baseada em habilidades e competências, herdadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que já apresenta em seu escopo muitas fragilidades, e não nos níveis cognitivos ou taxonômicos. Nesse sentido, esta pesquisa se faz importante por apontar as principais fragilidades das questões de Cosmologia no ENEM, na medida que se explicita a carência do ensino dessa ciência na educação básica, gerando, consequentemente, uma lacuna no arcabouço intelectual do aluno e na sua construção enquanto sujeito protagonista, parte do Cosmos e modificador.

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Biografia do Autor

Ana Clara Souza Araújo, Instituto Federal do Ceará - Campus Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduada em Licenciatura em Física pelo IFCE (2021), Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e Mundo do Trabalho pela UFPI (2022), atual mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, na linha de pesquisa Ensino de Física pelo IFCE. Bolsista em projeto de extensão CAPES (2018) e projetos de iniciação científica PRPI (2021). Proficiente em língua espanhola, pesquisadora do PGECM/IFCE e bolsista FUNCAP, atua nas seguintes áreas: Ensino de Física, Ensino de Cosmologia, Física e Meio Ambiente.

José Ademir Damasceno Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, , Fortaleza, Ceará, Brasil

Obteve licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2005), especialização no ensino de Física pela Faculdade Farias Brito - FFB (2006) e especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013). Possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2018), na área de concentração em ensino de Física e Astronomia. É parecerista da Revista Prática Docente, do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É integrante do Núcleo de Pesquisa em Educação e Formação Docente (NUPEFD) da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Desde 2001, é professor de Física na educação básica da rede privada. Em 2005, tomou posse do cargo de professor na Secretaria da Educação Básica do Ceará - SEDUC. Foi coordenador escolar por 8 anos em escolas de educação básica. Atualmente, é diretor da EEMTI Liceu Vila Velha.

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, , Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007),Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará ( 2014 ) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará ( 2022 ). Atua principalmente nos seguintes temas: Física experimental e Aplicada, Ensino de Astronomia e de Física.

Igor de Moraes Paim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, , Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutor em Educação (UNESP-Marilia), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Licenciado em Ciências Biológicas (UECE) e Bacharel em Direito (UFC). Professor efetivo do Instittuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Maranguape). É diretor do Centro de Referência em Educação a Distância, localizado na reitoria do IFCE. Tem interesse de pesquisas em, Educação Geral, Educação Inclusiva, Metodologias Ativas, Altas Habilidades/Superdotação, Desenvolvimento Moral e Tecnologias Digitais Aplicáveis a Educação. Participa de grupos de pesquisa no campo da educação e é lider do Grupo de Pesquisa em Enriquecimento Escolar e Promoção Cognitiva.

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Publicado

2023-10-18

Como Citar

ARAÚJO, A. C. S.; DAMASCENO JÚNIOR, J. A. .; ROMEU, M. C.; PAIM, I. de M. CONTRIBUTOS À COSMOLOGIA NO ENEM NA PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23062, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15708. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15708. Acesso em: 25 nov. 2024.