CONTRIBUTOS À COSMOLOGIA NO ENEM NA PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15708

Palavras-chave:

Cosmologia, ENEM, Taxonomia de Bloom Revisada

Resumo

Neste artigo, analisam-se questões presentes nos exames do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do período de 2012 a 2022. O objetivo do trabalho é realizar uma análise de questões presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no contexto da disciplina de Física, que contemplem tópicos de Cosmologia, mediante fundamentos da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). É uma pesquisa de natureza básica, análise de dados de forma qualitativa, é exploratória com procedimento técnico documental. Os resultados mostram que, apesar das questões relacionadas ao conteúdo de Cosmologia enfatizarem domínios de complexidades superiores a uma simples memorização mecânica, em nenhuma das questões a dimensão metacognitiva foi atingida, muito menos o nível cognitivo “criar.” Essas observações refletem a matriz de referência do próprio exame, que é baseada em habilidades e competências, herdadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que já apresenta em seu escopo muitas fragilidades, e não nos níveis cognitivos ou taxonômicos. Nesse sentido, esta pesquisa se faz importante por apontar as principais fragilidades das questões de Cosmologia no ENEM, na medida que se explicita a carência do ensino dessa ciência na educação básica, gerando, consequentemente, uma lacuna no arcabouço intelectual do aluno e na sua construção enquanto sujeito protagonista, parte do Cosmos e modificador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Clara Souza Araújo, Instituto Federal do Ceará - Campus Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduada em Licenciatura em Física pelo IFCE (2021), Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e Mundo do Trabalho pela UFPI (2022), atual mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, na linha de pesquisa Ensino de Física pelo IFCE. Bolsista em projeto de extensão CAPES (2018) e projetos de iniciação científica PRPI (2021). Proficiente em língua espanhola, pesquisadora do PGECM/IFCE e bolsista FUNCAP, atua nas seguintes áreas: Ensino de Física, Ensino de Cosmologia, Física e Meio Ambiente.

José Ademir Damasceno Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, , Fortaleza, Ceará, Brasil

Obteve licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2005), especialização no ensino de Física pela Faculdade Farias Brito - FFB (2006) e especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013). Possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2018), na área de concentração em ensino de Física e Astronomia. É parecerista da Revista Prática Docente, do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É integrante do Núcleo de Pesquisa em Educação e Formação Docente (NUPEFD) da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Desde 2001, é professor de Física na educação básica da rede privada. Em 2005, tomou posse do cargo de professor na Secretaria da Educação Básica do Ceará - SEDUC. Foi coordenador escolar por 8 anos em escolas de educação básica. Atualmente, é diretor da EEMTI Liceu Vila Velha.

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, , Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007),Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará ( 2014 ) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará ( 2022 ). Atua principalmente nos seguintes temas: Física experimental e Aplicada, Ensino de Astronomia e de Física.

Igor de Moraes Paim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, , Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutor em Educação (UNESP-Marilia), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Licenciado em Ciências Biológicas (UECE) e Bacharel em Direito (UFC). Professor efetivo do Instittuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Maranguape). É diretor do Centro de Referência em Educação a Distância, localizado na reitoria do IFCE. Tem interesse de pesquisas em, Educação Geral, Educação Inclusiva, Metodologias Ativas, Altas Habilidades/Superdotação, Desenvolvimento Moral e Tecnologias Digitais Aplicáveis a Educação. Participa de grupos de pesquisa no campo da educação e é lider do Grupo de Pesquisa em Enriquecimento Escolar e Promoção Cognitiva.

Referências

ANDRADE, S. R. de J.; FREITAG, R. M. K. Objetivos educacionais e avaliações em larga escala na trajetória da educação superior brasileira: Enem, Enade e a complexidade cognitiva na retenção do fluxo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, p. 177-204, 2021. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbeped/a/85QM64hcvJFkQymgpFdJ54L/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2023.

ARANTES, D. A.; SILVA, D. M. Análise do nível cognitivo do exame de suficiência contábil na perspectiva da taxonomia de bloom. Contabilidade Vista & Revista, v. 31, n. 2, p. 221-244, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Denise-Mendes-Da-Silva/publication/351209260. Acesso em: 21 maio 2023.

ARAÚJO, A. C. S. et al. Aprendizagem Significativa no ensino de Cosmologia na perspectiva da Neurociência. Research, Society and Development, v. 11, n. 11, p. e28111133253-e28111133253, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/33253. Acesso em: 22 maio 2023.

BARDIN, L. Análisis de contenido. Espanha: Ediciones Akal, 1991.

BRASIL Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem. Brasília, 2012. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2012/dia1_caderno1_azul.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.

BRASIL Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem. Brasília, 2013. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2013/dia1_caderno1_azul.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.

BRASIL Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem. Brasília, 2014. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2014/2014_PV_impresso_D1_CD1.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.

BRASIL Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem. Brasília, 2015. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2015/2015_PV_impresso_D1_CD1.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.

BRASIL Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem. Brasília, 2016. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2016/2016_PV_impresso_D1_CD1.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.

BRASIL Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem. Brasília, 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2017/2017_PV_impresso_D2_CD5.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

BRASIL Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem. Brasília, 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2018/2DIA_05_AMARELO_BAIXA.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

BRASIL Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem. Brasília, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2019/2019_PV_impresso_D2_CD5.pdf. Acesso em: 22 maio 2023.

BRASIL Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem. Brasília, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/enem/provas_e_gabaritos/2020_PV_impresso_D2_CD5.pdf. Acesso em: 22 maio 2023.

BRASIL Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem. Brasília, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/enem/provas_e_gabaritos/2021_PV_impresso_D2_CD5.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.

BRASIL Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem. Brasília, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/enem/provas_e_gabaritos/2022_PV_impresso_D2_CD5.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.

CABRAL, M. M. W. A utilização da taxonomia de Bloom no processo de ensino–aprendizado para alunos do ensino superior. Revista Calafiori, v. 3, n. 1, p. 32-38, 2019. Disponível em: https://calafiori.emnuvens.com.br/Calafiori/article/view/37. Acesso em: 20 maio 2023.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, P. C. S.; HORVATH, J. E.; BRETONES, P. S. Levantamento de Recursos Didáticos para o ensino e aprendizagem de Cosmologia. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, p. e20210184, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/zHFXLqwKhdLfFqMr4shvGcb/. Acesso em: 10 maio 2023.

GOMES, C. M. A.; GOLINO, H. F.; SOUZA PERES, A. J. Fidedignidade dos escores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Psico, v. 51, n. 2, p. e31145-e31145, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/31145. Acesso em: 18 maio 2023.

HORVATH, J. E. Alguns conceitos no ensino da Cosmologia que quase sempre levam a confusão. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/QsjCxJg8MryWPfb6SNtBqMs/?lang=pt&format=html. Acesso em: 21 maio 2023.

JÚNIOR, J. A. D.; ROMEU, M. C. Contribuições da neurociência e da aprendizagem significativa para o ensino de física e de conceitos básicos de astronomia: algumas aproximações preliminares. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. e033-e033, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351719868. Acesso em: 21 maio 2023.

KRATHWOHL, D. R. Uma revisão da taxonomia de Bloom: uma visão geral. Da teoria à prática, v. 41, n. 4, p. 212-218, 2002. Disponível em: https://cmapspublic2.ihmc.us/rid=1Q2PTM7HL-26LTFBX-9YN8/Krathwohl%202002.pdf. Acesso em: 17 maio 2023.

LANGHI, R.; NARDI, R. Educação em Astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escritoras editoras, 2012.

LANGHI, R.; NARDI, R. Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 041-059, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4292. Acesso em 23 maio 2023.

LIMA, P. da S. N. et al. Análise de dados do Enade e Enem: uma revisão sistemática da literatura. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 24, p. 89-107, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/L4J43gBxhXmjYhT5cX6BTTM/?lang=pt. Acesso em: 16 maio 2023.

MENEZES, I. et al. Sistema solar em escala no forte dom pedro ii: experiência no componente tópicos de astronomia e cosmologia. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 10, n. 1, 2018. Disponível em: https://guri.unipampa.edu.br/uploads/evt/arq_trabalhos/18416/seer_18416.pdf. Acesso em: 15 abr. 2023.

MOREIRA, M. A. Pesquisa básica em educação em ciências: uma visão pessoal. Revista Chilena de Educación Científica, v. 3, n. 1, p. 10-17, 2004. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/Pesquisa.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.

MORAES, L. D.; SILVEIRA, I. F. Educação não formal em astronomia: análise de artigos acadêmicos nacionais e internacionais. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 3, p. 189-209, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10625.

NASCIMENTO, M. M.; CAVALCANTI, C.; OSTERMANN, F. Uma busca por questões de Física do ENEM potencialmente não reprodutoras das desigualdades socioeconômicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/8jPnnXc48zXNmsLHB4JgPWN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 maio 2023.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/54648986/PESQUISA_QUALITATIVA_CARACTERISTICAS_USO-libre.pdf. Acesso em: 15 maio 2023.

NOVELLO, M. O que é Cosmologia? Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

RODRÍGUEZ, M. C. Recreando la taxonomía de Bloom para niños artistas. Hacia una educación artística metacognitiva, metaemotiva y metaafectiva. Artseduca, n. 24, p. 65-84, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7165000. Acesso em: 22 maio 2023.

SILVA, V. A. da; MARTINS, M. I. Análise de questões de física do ENEM pela taxonomia de Bloom revisada. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 3, p. 189-202, 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/epec/v16n3/1983-2117-epec-16-03-00189.pdf. Acesso em: 18 maio 2023.

SILVA, F. H. B. da; PEREIRA, A. C. C. Práticas investigativas envolvendo articulações entre história e ensino de matemática no PGECM/IFCE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 3, p. e22073, 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.13956.

SILVEIRA, F. L. da; BARBOSA, M. C. B.; SILVA, R. da. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/TpSdTxpHR3XBgFttPmgmyPF/?lang=pt. Acesso em: 21 maio 2023.

SOUSA, R. C. et al. Engenharia didática de formação (EDF): uma proposta de situação didática do ENEM com o uso do software GeoGebra para professores de matemática no Brasil. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 26, pág. 90-99, 2020. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S1850-99592020000200011&script=sci. Acesso em: 19 maio 2023.

SOUZA, R. S. et al. Contributos ao ensino de mecânica quântica a partir da análise da complexidade de questões presentes no ENADE à luz da Taxonomia de Bloom revisada. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/5p7y3tMq8TBrK89LvrKkCHt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 21 maio 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-18

Como Citar

ARAÚJO, A. C. S.; DAMASCENO JÚNIOR, J. A. .; ROMEU, M. C.; PAIM, I. de M. CONTRIBUTOS À COSMOLOGIA NO ENEM NA PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23062, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15708. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15708. Acesso em: 6 maio. 2024.