ENSINO DE COSMOLOGIA FRENTE À ABORDAGEM CURRICULAR PEDAGÓGICA ENCONTRADA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14995

Palavras-chave:

Currículos, Ensino de Cosmologia, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

A pesquisa aqui apresentada refere-se a uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), a partir de escritos indexados nas plataformas Google Acadêmico, SciELO e CAPES, que abordam sobre o ensino de Cosmologia frente à abordagem do currículo, no período de 2018 a 2022. À frente desse contexto, objetivou-se realizar uma análise da qualidade dos trabalhos publicados referentes ao tema, com base em critérios fundamentados em tal ação. Para tanto, utilizamo-nos dos procedimentos fundamentais da RSL apoiada com conceitos técnicos e científicos que dialogam com a proposta. À vista disso, conseguimos observar que os textos analisados relevaram que as propostas curriculares têm sido requeridas, de modo a complementar a abordagem da aula tradicional, necessitando de aplicações que validem o que foi criado.

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Biografia do Autor

Ana Clara Souza Araújo, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Graduada em Licenciatura em Física pelo IFCE (2021), Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e Mundo do Trabalho pela UFPI (2022), atual mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, na linha de pesquisa Ensino de Física pelo IFCE. Bolsista em projeto de extensão CAPES (2018) e projetos de iniciação científica PRPI (2021). Proficiente em língua espanhola, pesquisadora do PGECM/IFCE e bolsista FUNCAP, atua nas seguintes áreas: Ensino de Física, Ensino de Cosmologia, Física e Meio Ambiente.

Francisco Hemerson Brito da Silva, ** Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

É licenciado em Matemática (2021) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, instrumentos matemáticos do século XVI, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007),Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará ( 2014 ) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará ( 2022 ). Atua principalmente nos seguintes temas: Física experimental e Aplicada, Ensino de Astronomia e de Física.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática realizado em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade de Stanford, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

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Publicado

2023-06-23

Como Citar

ARAÚJO, A. C. S.; SILVA, F. H. B. da S.; ROMEU, M. C. .; PEREIRA, A. C. C. . ENSINO DE COSMOLOGIA FRENTE À ABORDAGEM CURRICULAR PEDAGÓGICA ENCONTRADA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23035, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14995. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14995. Acesso em: 26 nov. 2024.

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