Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line

Autores

  • Marilce da Costa Campos RODRIGUES marilcedacostacamposrodrigues@gmail.com
    Universidade Federal de São Carlos http://www.ufscar.br
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues REALI alinereali@gmail.com
    Universidade Federal de São Carlos

DOI:

10.29286/rep.v22i50.1236

Palavras-chave:

Narrativas docentes. Desenvolvimento profissional. Formação continuada a distância.

Resumo

O artigo apresenta algumas reflexões, a partir das narrativas das professoras colaboradoras, que atuam em escolas públicas municipais brasileiras, sobre um programa de formação-investigação on-line com foco no que seus alunos devemaprender e elas devem saber para ensiná-los. O estudo pauta-se metodologicamente em um referencial construtivo-colaborativo de investigação. As narrativas dos docentes demonstram como resultados alguns impactos na prática docente que potencializaram o desenvolvimento profissional, e, consequentemente, podem acontecer alterações nos processos de ensinar e aprender.

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Biografia do Autor

Marilce da Costa Campos RODRIGUES, Universidade Federal de São Carlos

Professora da Rede Municipal de Educação de Cuiabá e Várzea Grande-MT e Doutora em Educação pelaUFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa Formação Básica e Continuada de Professores/UFSCar e Grupode Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente: Educação Infantil, Fundamental e Superior/UFMT. Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, 1230, Residencial Veneza VIII, apto 04, Costa Verde, VárzeaGrande-MT.

Aline Maria de Medeiros Rodrigues REALI, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Psicologia pela USP. Professora Titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas daUFSCar. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação Básica e Continuada de Professores. Av. MiguelDamha, 1000, casa 9, São Carlos-SP.

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Publicado

2013-09-13

Como Citar

RODRIGUES, M. da C. C.; REALI, A. M. de M. R. Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 50, p. 643–663, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i50.1236. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1236. Acesso em: 4 out. 2024.