COOPERAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p147-170.i7966

Palavras-chave:

Cooperação, Atividades de Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo é recorte de uma dissertação de mestrado que buscou identificar e analisar implicações surgidas do uso de Tecnologias Digitais no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática. Neste recorte, objetivamos analisar a cooperação entre sujeitos (alunos e professor) e tecnologias digitais no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática. A pesquisa é do tipo qualitativa, em que foram analisados relatórios e apresentações em PowerPoint produzidos por alunos do curso de matemática e gravações em áudio e vídeo registradas pela professora mediadora (segunda autora) no desenvolvimento de três atividades de Modelagem Matemática. Dessa forma, foi possível descrever a cooperação estabelecida entre a professora mediadora, os alunos e as tecnologias digitais, nos permitindo inferir que essa tríade configurou uma rede semântica (mixagens cognitivas complexas e cooperativas) em torno das temáticas investigadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rhômulo Oliveira Menezes, Universidade Federal do Pará

Professor Classe I, Nível A, da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA). Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (CAMPUS-X/UEPA). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (Polo Capanema/PA). Especialista em Matemática Fundamental pela Universidade Federal do Pará (CUNCAST/UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA, Bolsa CNPq). Cursa desde 2017 doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM/IEMCI/UFPA, Bolsa CAPES entre 2017-2018), com período sanduíche em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/IE/UFRRJ). Nesse período foi Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da TIC em Educação Matemática (GEPETICEM/UFRRJ). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Modelagem Matemática da Universidade Federal do Pará (GEMM/UFPA), desde 2011. Membro suplente do Conselho Nacional Fiscal da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão jul./2019-jul./2022) Atuando na pesquisa de temas como Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais voltados para o Ensino de Matemática, e Educação Online. E-mail: rhominho.oliveira@hotmail.com

Roberta Modesto Braga, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2002); Especialização em Metodologia da Educação Superior pela Universidade do Esatdo do Pará(2005); Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto em Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (2009;2015). Atualmente é professora Adjunta, matemática aplicada, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, Cálculo Diferencial e Integral, Tratamento do erro, ModeIagem Matemática e Teoria da Atividade de Engeström. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática (GEMM/IEMCI) e coordena Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (CUNCAST/UFPA).

Adilson Oliveira do Espírito Santo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1975), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1980), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Análise Numérica e Otimização, atualmente dedica-se a área de Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Uso de Novas Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática. 

Referências

ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Revista Ciência da Informação. V. 29. n2. Brasília mai/ago. 2000.

ARAÚJO, J. de L. Relação entre matemática e realidade em algumas perspectivas de modelagem matemática na educação matemática. In: BARBOSA, J. C.; CALDEIRA, A. D.; ARAÚJO, J. de L. (orgs.). Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais, Recife, v. 3, 2007.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino – aprendizagem com modelagem matemática. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2011.

BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. 5. ed. 4a reimpressão. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: Da teoria à prática. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.

FIGARO, R. A triangulação metodológica em pesquisas sobre a comunicação no mundo do trabalho. Revista Fronteiras – estudos mediáticos. V. 16. n2. Porto Alegre mai/ago. 2014.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.

MALHEIROS, A. P. S. A produção matemática dos alunos em ambiente de Modelagem. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, 2004.

MEYER, J. F. C. A.; CALDEIRA, A. D.; MALHEIROS, A. P. S. Modelagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

PINHEIRO, E. M.; KAKEHASHI, T.Y.; ANGELO, M. The use of videotaping in qualitative research. Rev Latino-am Enfermagem, 2005.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2008.

Publicado

2019-05-04

Como Citar

MENEZES, R. O.; BRAGA, R. M.; ESPÍRITO SANTO, A. O. do. COOPERAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 1, p. 147–170, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p147-170.i7966. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7966. Acesso em: 26 abr. 2024.