COOPERAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Rhômulo Oliveira Menezes Universidade Federal do Pará
  • Roberta Modesto Braga Universidade Federal do Pará
  • Adilson Oliveira do Espírito Santo Universidade Federal do Pará

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p147-170.i7966

Palavras-chave:

Cooperação, Atividades de Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo é recorte de uma dissertação de mestrado que buscou identificar e analisar implicações surgidas do uso de Tecnologias Digitais no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática. Neste recorte, objetivamos analisar a cooperação entre sujeitos (alunos e professor) e tecnologias digitais no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática. A pesquisa é do tipo qualitativa, em que foram analisados relatórios e apresentações em PowerPoint produzidos por alunos do curso de matemática e gravações em áudio e vídeo registradas pela professora mediadora (segunda autora) no desenvolvimento de três atividades de Modelagem Matemática. Dessa forma, foi possível descrever a cooperação estabelecida entre a professora mediadora, os alunos e as tecnologias digitais, nos permitindo inferir que essa tríade configurou uma rede semântica (mixagens cognitivas complexas e cooperativas) em torno das temáticas investigadas.

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Publicado

2019-05-04

Como Citar

MENEZES, R. O.; BRAGA, R. M.; ESPÍRITO SANTO, A. O. do. COOPERAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 147-170, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p147-170.i7966. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7966. Acesso em: 24 nov. 2020.