INDÍCIOS DE MUDANÇAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DOS ESTUDOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTOS NACIONAIS

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado danieltmaldonado@yahoo.com.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Uirá de Siqueira Farias uirasiqueira@yahoo.com.br
    Universidade São Judas
  • Valdilene Aline Nogueira valdilenenogueira@yahoo.com.br
    Universidade São Judas
  • Aline Rodrigues Santos aline.pefe@hotmail.com
    Universidade São Judas
  • Bruno Freitas Meireles prof.bruno.meireles@gmail.com
    Universidade São Judas
  • Vinícius dos Santos Moreira vinicius_s_moreira@hotmail.com
    Universidade São Judas
  • Elisabete dos Santos Freire elisabetefreire@uol.com.br
    Universidade São Judas

Palavras-chave:

Inovação Pedagógica, Educação Física Escolar, Cultura Corporal de Movimento, Pesquisa Documental

Resumo

O objetivo desse estudo foi compreender os indícios de mudanças nas práticas pedagógicas dos professores de Educação Física, de acordo com as pesquisas e experiências educativas publicadas nos anais dos principais eventos dessa área, realizados em território brasileiro. Foi realizada uma pesquisa documental em 28 edições de seis eventos científicos de Educação Física Escolar, contabilizando um total de 2168 resumos interpretados. Identificamos muitos professores e pesquisadores da área apresentando e publicando experiências educativas inovadoras realizadas nas aulas, principalmente no que tange a ampliação das práticas corporais desenvolvidas. Esses projetos educativos aconteceram, em sua maioria, nas escolas públicas, no Ensino Fundamental e foram publicados na última década. Concluímos que uma nova tradição didático-pedagógica começa a surgir nas aulas de Educação Física.

Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Uirá de Siqueira Farias, Universidade São Judas

Doutorando em Educação Física na Universidade São Judas. Docente da rede municipal de Santo André

Valdilene Aline Nogueira, Universidade São Judas

Doutoranda em Educação Física na Universidade São Judas. Docente da Universidade de Guarulhos e da rede municipal de São Paulo

Aline Rodrigues Santos, Universidade São Judas

Mestranda em Educação Física na Universidade São Judas. Docente da rede municipal de Vinhedo

Bruno Freitas Meireles, Universidade São Judas

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas. Docente da rede municipal de Santo André

Vinícius dos Santos Moreira, Universidade São Judas

Mestrando em Educação Física na Universidade São Judas. Docente da rede municipal de Santo André

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas

Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas. Docente dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade São Judas

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Publicado

2018-04-25

Como Citar

Maldonado, D. T., Farias, U. de S., Nogueira, V. A., Santos, A. R., Meireles, B. F., Moreira, V. dos S., & Freire, E. dos S. (2018). INDÍCIOS DE MUDANÇAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DOS ESTUDOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTOS NACIONAIS. Corpoconsciência, 22(1), 77–92. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/6279

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