TEMATIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL E ANTIRRACISTA

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado danieltmaldonado@yahoo.com.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Márcio Cardoso Coelho coelhocardosomarcio@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Priscila Moreira Magalhães Souza priscila.magalhaes@aluno.ifsp.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Jadeh Moura Vieira Bastos jadeh82@hotmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

10.51283/rc.v25i1.10920

Palavras-chave:

Pedagogia Intercultural, Ensino Médio, Educação Física

Resumo

Os projetos sociais esportivos têm como advento a promoção da prática de esportes e atividades física que aventem, também, possibilidades de transformações e ressignificações do status quo em ambientes com grandes demandas sociais, econômicas e educacionais. Dessa forma, o estudo buscou diagnosticar, em um projeto social esportivo, desenvolvido no contexto universitário, como são contemplados referenciais que contemplem os aspectos socioeducativos, técnico-táticos e histórico-cultural, chancelados pela disciplina da Pedagogia do Esporte e suas tendências metodológicas emergentes. A investigação foi pautada pela triangulação de dados oriundos de entrevistas com quatro dos membros fundadores, 11 responsáveis legais de alunos e alunas e análise documental do estatuto da instituição pesquisada. Os resultados demonstraram maior contemplação do referencial socioeducativo, realçando a importância de se estabelecer um contexto que viabilizem a participação, formação e a prática de valores sociais por meio do esporte, relativa preocupação com o referencial técnico-tático e lacunas quanto à exploração do referencial histórico-cultural no referido projeto social esportivo. Ressalta-se, assim, o cuidado com a elaboração do projeto político-pedagógico em instituições desta natureza e coerência teórico-prática com a aplicação dos pressupostos didático-metodológicos estabelecidos formalmente.

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

Maldonado, D. T., Coelho, M. C., Souza, P. M. M., & Bastos, J. M. V. (2021). TEMATIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL E ANTIRRACISTA. Corpoconsciência, 25(1), 39–63. https://doi.org/10.51283/rc.v25i1.10920

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