PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

Autores

  • Ana Clara de Souza Siqueira annasiqueira92@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Valdilene Aline Nogueira valdilenenogueira@yahoo.com.br
    Universidade de Guarulhos
  • Daniel Teixeira Maldonado danieltmaldonado@yahoo.com.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino Médio. Educação Física Escolar. Conteúdos.

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar os conteúdos que os/as estudantes do Ensino Médio estão aprendendo durante as aulas de Educação Física. Foi realizada uma pesquisa documental composta por crônicas, charges, pesquisas e vídeos de coreografias de ginástica geral dos/das estudantes do Ensino Médio que frequentam o Instituto Federal de São Paulo. Esses documentos foram produzidos nas aulas de Educação Física após reflexões sobre temas que envolvem as práticas corporais. Para a compreensão dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. As produções analisadas mostraram que os/as alunos/as discutiram sobre conhecimentos biológicos, fisiológicos, históricos, econômicos, políticos e sociais que se relacionam com os esportes, as danças, as lutas, as ginásticas, os jogos e as brincadeiras. Concluímos que uma diversidade de conteúdos foram desenvolvidos nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, tornando esse componente curricular relevante para a formação da cidadania dos jovens brasileiros.

Biografia do Autor

Ana Clara de Souza Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Estudante do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFSP.

Valdilene Aline Nogueira, Universidade de Guarulhos

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas. Docente do curso de Educação Física da Universidade de Guarulhos.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Admir Soares; OLIVEIRA, Cláudio Márcio. Ensino de práticas corporais na Educação de Jovens e Adultos: relato de uma experiência. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira; MALDONADO, Daniel Teixeira. Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba, PR: CRV, 2017.

BOCCHINI, Daniel. Do batuque à identidade nacional: o samba na Educação Física Escolar. In: FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira. Práticas Pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças. Curitiba, PR: CRV, 2017.

BONETTO, Pedro Xavier Russo. Brincadeiras de “todo mundo”? inspirações pós-coloniais na educação física. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira. Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Escolar brasileira. Curitiba, PR: CRV, 2018.

CIN, Jamile Dal; KLEINUBING, Neusa Dendena. Dois pra lá e dois pra cá: as possibilidades da dança de salão nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Pensar a prática, v. 18, n. 4, p. 796-807, out./ dez., 2015.

FILGUEIRAS, Isabel Porto; PACHECO, Mauro Storani. Educação Física integrada a área de linguagens: inovações na prática pedagógica do Ensino Médio. In__NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira; MALDONADO, Daniel Teixeira. Práticas Pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba: CRV, 2017. p. 179-190.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre, RS: Artes Médicas; Belo Horizonte, MG: UFMG, 1999.

MALDONADO, Daniel Teixeira. Ensino dos esportes na escola pública e o desenvolvimento do pensamento crítico de alunos do ensino médio. Conexões, v. 3, n. 13, p. 213-230, jul./ set., 2015.

MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira. Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Escolar brasileira. Curitiba, PR: CRV, 2018.

MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos Do “rola a bola” à inovação pedagógica nas aulas de educação física escolar: uma análise dos bastidores do cotidiano escolar público. Curitiba, PR: CRV, 2017a.

______. Uma nova tradição didático-pedagógica na Educação Física da escola pública brasileira. In: FARIAS, Uirá de Siquiera; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira. Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças. Curitiba, PR: CRV, 2017b.

MALDONADO, Daniel Teixeira e colaboradores. Reflexões e desafios de uma experiência pedagógica com a tematização de esportes na escola pública. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira; MALDONADO, Daniel Teixeira. Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba, PR: CRV, 2017.

MALDONADO, Daniel Teixeira e colaboradores. Inovação na educação física escolar: desafiando a previsível imutabilidade didático-pedagógica. Pensar a Prática, v. 21, n. 2, p. 444-458, abr./ jun., 2018.

MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Reflexões sobre possibilidades para o desenvolvimento da cidadania por meio da educação física no ensino médio. Pensar a Prática, v. 21, n. 3, jul./ set., 2018.

MARTINS, Jacqueline Cristina Jesus; NEIRA, Marcos Garcia. Slackline no CIEJA: não é para melhorar o equilíbrio, é por que é...Conexões, v. 16, n. 3, p. 382-394, jul./ set., 2018.

NEIRA, Marcos Garcia Educação física cultural: o currículo em ação. São Paulo: Labrador, 2017.

______. Educação física cultural: relatos de experiência. Jundiaí, SP: Paco, 2018.

ROCHA, Maria Celeste; OLIVEIRA, Regina Barboza de Oliveira; MACHADO, Thiago da Silva. Capoeira na Educação Infantil: brincando com os saberes da cultura afro-brasileira. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira; MALDONADO, Daniel Teixeira Práticas Pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba, PR: CRV, 2017.

SACRISTÁN, José Gimeno. O que são conteúdos de ensino? In: SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, Ángel. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. São Paulo: Artmed, 1998.

SOUSA, Dandara Queiroga de Oliveira e colaboradores. Apontando possibilidades pedagógicas na Educação Física a partir da mídia-educação. Cadernos de Formação RBCE, v. 5, n. 2, p. 26-40, set., 2014.

TAVARES, Marie Lucie; TAVARES, Anna Carolina. Educação para a diversidade: (des) construindo as relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física escolar no ensino médio. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira; MALDONADO, Daniel Teixeira. Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba, PR: CRV, 2017.

Downloads

Publicado

2019-08-14

Como Citar

Siqueira, A. C. de S., Nogueira, V. A., & Maldonado, D. T. (2019). PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO. Corpoconsciência, 23(2), 1–12. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8008

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)