EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA REDE FEDERAL EM TEMPOS PÓS-PÂNDEMICOS E DE REFORMAS NEOLIBERAIS

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado danieltmaldonado@yahoo.com.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Larissa Beraldo Kawashima larissa.kawashima@ifmt.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

DOI:

10.51283/rc.v26i1.13398

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Pós-Pandemia, Educação Física, Ensino Médio

Resumo

Este texto tem o objetivo de analisar experiências político-pedagógicas realizadas nas aulas de Educação Física Escolar durante a pandemia e reformas educativas neoliberais em escolas da rede federal, na perspectiva de refletir sobre o que podemos aprender com esses projetos educativos ao final desse momento de ensino remoto emergencial e Ensino Médio reformado. Foram selecionados 15 textos publicados no ano de 2021, para a análise temática, que foram divididos em três temas: problematização da saúde de forma ampliada; diversidade cultural das práticas corporais; e tematização de diversificadas manifestações da cultura corporal com múltiplas atividades de ensino. As experiências destacadas indicaram avanços em relação ao ensino do componente curricular, evidenciando a superação não apenas dos conhecimentos centrados no “saber fazer”, mas apontando para o aprofundamento da relação entre as práticas corporais e os temas de relevância social. Defendemos essa realidade como função social do componente curricular no pós-pandemia.

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Maldonado, D. T., & Kawashima, L. B. (2022). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA REDE FEDERAL EM TEMPOS PÓS-PÂNDEMICOS E DE REFORMAS NEOLIBERAIS. Corpoconsciência, 26(1), 86–103. https://doi.org/10.51283/rc.v26i1.13398

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS

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