ESPORTE CONTEMPORÂNEO: PERSPECTIVAS PARA A COMPREENSÃO DO FENÔMENO
Palavras-chave:
Esportes. Cultura. Valores sociais.Resumo
O esporte configura-se como um fenômeno sociocultural, com características dinâmicas que acompanham a evolução da sociedade. Sua versão moderna data do final do século XVIII e sua expansão foi impulsionada por instituições, como a escola e o clube. Entretanto, nas últimas décadas, o esporte transformou-se e vem se adaptando ao mundo globalizado, à sociedade de consumo e aos meios de comunicação, manifestando-se de formas múltiplas e atendendo aos diferentes segmentos da sociedade, evidenciando a necessidade de melhor explorar esse assunto. O presente estudo contempla a interface entre esporte e suas características, objetivando evidenciar a diversidade que caracteriza o fenômeno esportivo no cenário contemporâneo. Para tanto, o estudo discorre acerca de aspectos relacionados à ampliação do fenômeno esportivo, diversidade de cenários, práticas e personagens, bem como os significados e a pluralidade do esporte contemporâneo, inserido em um contexto sociocultural que se manifesta de forma complexa.Referências
ANDREWS, David; RTZER, George. The grobal in the sporting glocal. Global Networks: the authors(s) journal compilation, v.7, n.2, 2007.
BENTO, Jorge Olímpio. Desporto: discurso e substância. Belo Horizonte: Casa da Ed. Física/Ed. UNICAMP, 2013.
COAKLEY, Jay. Sport in society: issues and controvesies. New York: WCB/McGraw Hill, 1998.
COB – Comitê Olímpico Brasileiro. Disponível em:<http://www.cob.org.br/movimento_olimpico/olimpismo.asp> Acessado em 26 de jun. 2009.
ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difusão, 1992
GALATTI, Larissa Rafaela. Pedagogia do esporte: o livro didático como um mediador no processo de ensino e aprendizagem de jogos esportivos coletivos. 2006. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
GALATTI, Larissa Rafaela. Esporte e Clube Sócio-esportivo: percurso, contextos e perspectivas a partir de estudo de caso em clube esportivo espanhol. 2010. 305f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
GALATTI, Larissa Rafaela, PAES, Roberto Rodrigues, DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do Esporte: livro didático aplicado aos Jogos Esportivos Coletivos. Motriz: Revista de Educação Física, v.16, p.751-761, 2010.
GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, n. 1, 2014.
GOELLNER, Silvana Vilorde. Locais da memória: histórias do esporte moderno. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p. 79-86, jul./dez. 2005.
GUTTMANN, Allen. From ritual to record: the nature of modern sports. New York: Columbia University, 1978.
HEINEMANN, Klaus. Sociología de las organizaciones voluntarias: el ejemplo del club deportivo. Valencia: Tirant to Blanch, 1999.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: O jogo como elemento da cultura. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.
MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; GUTIERREZ, Gustavo Luis. Esporte: um fenômeno heterogêneo: estudo sobre o esporte e suas manifestações na sociedade contemporânea. Movimento, Porto Alegre, v.13, n.3, p.225-242, set/dez, 2007.
NESS (Núcleo de Estudos em Esporte). Relatório Final. In: Fórum de Discussão Permanente de Políticas de Esporte. Fundação Getúlio Vargas, 2004. 12 páginas.
PAES, Roberto Rodrigues. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: ROSE JR., Dante de. Esporte e atividade física na infância e adolescência. São Paulo: Artmed, 2002. p. 89-98.
PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte: ensino, vivência e aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE DEPORTES DE EQUIPO, 2., 2009, La Coruña. Libro de Atas … La Coruña: Universidade da Coruña, 2009. (CD-ROM)
PAES, Roberto Rodrigues; GALATTI, Larissa Rafaela. Pedagogia do Esporte: o clube sócio-esportivo como uma nova possibilidade de ambiente. In: TANI, Go. et al. (Org.). Celebrar a Lusofonia: ensaios e estudos em Desporto e Educação Física. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2012, p. 421-442.
PAES, Roberto Rodrigues; GALATTI, Larissa Rafaela. Pedagogia do Esporte: o esporte educacional no contexto do clube contemporâneo. In: GONÇALVES, Carlos Eduardo Barros (Org.). Educação pelo Desporte e Associativismo Desportivo. Porto: Edições Afrontamento, 2013, p.85-110.
PUIG, Núria; HEINEMANN, Klaus. El deporte en la perspectiva del año 2000. Papers: Revista de Sociologia, Barcelona, n.38, p.123-141,1991.
RODRÍGUEZ DÍAZ, Álvaro. El deporte en la construcción del espacio social. Madrid: Centro de Investigaciones Sociológicas (CIS), 2008.
RUBIO, Katia. O atleta e o mito do herói: o imaginário esportivo contemporâneo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.
SALGADO, José Vitor Vieira; MIKAHIL, Maria Patrícia Traina Chacon. Corrida de rua: análise do crescimento do número de provas e de praticantes. Conexões, Campinas, v.4, n.1, 2006.
SEIPPEL, Ornulf. The meanings of sport: fun, health, beauty or community. Sport in Society, v.9, n.1, p.51-70, jan, 2006.
TRUCCOLO, Adriana Barni; MADURO, Paula Andreatta; FEIJÓ, Eduardo Aguirre. Fatores motivacionais de adesão a grupos de corrida. Motriz, Rio Claro, v.14, n.2, p.108-114, abr./jun. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).