A EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

APROXIMAÇÕES COM LORIS MALAGUZZI

Autores

  • Robson Reis robsonreisprof@gmail.com
    Escola Maple Bear
  • Isabel Porto Filgueiras belfilgueiras45@gmail.com
    Universidade São Judas Tadeu
  • Uirá de Siqueira Farias uirasiqueira@yahoo.com.br
    Universidade São Judas Tadeu

DOI:

10.51283/rc.v26i1.12970

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Infantil, Linguagens, Loris Malaguzzi

Resumo

O presente texto tece aproximações entre a Educação Física (EF) com a Educação Infantil (EI) e a pedagogia desenvolvida na região italiana de Reggio Emilia. Esta proposta pedagógica, fundamentada em Loris Malaguzzi, foi reconhecida mundialmente como um dos melhores sistemas educativos para a Educação Infantil. Admite-se que as razões desse êxito foi por realocar a criança no centro da aprendizagem, reconhecendo-a como ativa, exploradora e portadora de múltiplas linguagens; e por introduzir o trabalho por projetos. Todavia, a presença dos professores de Educação Física não é garantida legalmente nos sistemas públicos de Educação Infantil nacionais, apesar de muitas redes municipais contarem com sua presença. O problema é que, em muitas destas iniciativas, o trabalho do especialista carece de diálogo com a proposta pedagógica da Escola e com o trabalho da professora unidocente. Diante do exposto, observamos a proposta de Reggio Emilia como fonte de inspiração para a EF, podendo proporcionar espaço para as pluralidades de experiências e múltiplas linguagens nas quais a criança possa produzir, inventar e ampliar a visão de mundo a partir das manifestações da cultura corporal.

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Reis, R., Filgueiras, I. P., & Farias , U. de S. . (2022). A EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM LORIS MALAGUZZI. Corpoconsciência, 26(1), 201–220. https://doi.org/10.51283/rc.v26i1.12970

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