CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

  • Daiana Machado dos Santos daiana-agape@hotmail.com
    Universidade São Judas
  • Daniel Teixeira Maldonado danieltmaldonado@yahoo.com.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Amanda Cristina Teagno Lopes Marques amandamarques@ifsp.edu.br
    Instituto Federal de São Paulo
  • Elisabete dos Santos Freire elisabetefreire@uol.com.br
    Universidade São Judas

Palavras-chave:

PIBID, Educação Física, Formação Inicial, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar contribuições, limites e desafios do PIBID para a formação inicial do futuro professor de Educação Física Escolar. Do ponto de vista metodológico, procedeu-se a pesquisa bibliográfica na qual foram analisados 2637 trabalhos publicados, no formato de resumo e de artigo completo, em 31 edições de seis eventos científicos sobre a Educação Física Escolar no Brasil. Do total de trabalhos publicados nos anais desses eventos, 257 estavam relacionados ao PIBID. Para analisar os dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados apresentados indicam que o PIBID tem proporcionado experiências relevantes para a formação do futuro docente. Entre as contribuições estão a contraposição do modelo de formação dicotômica, a presença de experiências inovadoras resultantes da ressignificação das práticas pedagógicas, novas reflexões e discussões entorno de problemáticas atuais, aprendizagem significativa, construção coletiva e participativa no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Daiana Machado dos Santos, Universidade São Judas

Mestranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Especialista em Educação Física Escolar, em Educação Superior e em Gestão Escolar. Graduada em Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo e em Educação Física pela Universidade de Guarulhos. Atualmente é docente da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Amanda Cristina Teagno Lopes Marques, Instituto Federal de São Paulo

Possui Doutorado em Educação (2011), Mestrado (2005) e graduação em Pedagogia (2001) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), atuando com formação de professores em licenciaturas, cursos de especialização e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Realizou estágio de pesquisa na Universidade de Bolonha, Itália (2008), com financiamento CAPES (Doutorado-Sanduíche). Foi professora de Educação Infantil na Rede Municipal de São Paulo e assessora do Departamento de Normas Técnicas e Orientação Educacional - SME Guarulhos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, didática e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: documentação pedagógica, ciência e infância, alfabetização científica.

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas

Licenciada (1990) e Mestre (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo e Doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. É Vice Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e professora nos cursos de Pós Graduação e de graduação em Educação Física. Atuou, também, com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, o que motivou a escolha da principal linha de pesquisa a qual se dedica: Educação Física, Escola e Currículo. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas sobre os saberes escolares a serem aprendidos nas aulas de Educação Física e, especialmente, sobre a construção de valores na escola. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Escola e Currículo - GEPEFEC.

Referências

ALMEIDA, Giseuda Pereira e colabodaores. Percepção ambiental nas aulas de Educação Física. In: Seminário de Educação Física Escolar, XIII, 2015. Anais... São Paulo, 2015.

ALMEIDA, Silas Balieiro de; ALVES, Fernando Donizete. Planejamento participativo na educação física escolar: perspectiva de fomentar a autonomia dos alunos junto à cultural corporal de movimento. In: Seminário de Educação Física Escolar, XIV, 2017. Anais... São Paulo, 2017.

ANDRADE, Luciene de Aguiar; BARRETO, Thamires Aparecida Gonçalves; MACHADO, Raoni Perrucci Toledo. Artes Circenses: manifestando as outras faces da Educação Física Escolar. In: Seminário de Educação Física Escolar, XIII, 2015. Anais... São Paulo, 2015.

ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 2015.

ARRAIS, José Caio Almeida; MAKIDA-DYONISIO, Cristiane; NONATO JÚNIOR, Ricardo Raimundo. Jogos virtuais como proposta metodológica nas aulas de educação física: análise sociométrica por meio dos estilos de ensino diretivos e indiretivos numa perspectiva inclusiva. In: Seminário de Educação Física Escolar, XIV, 2017. Anais... São Paulo, 2017.

BALL, Stephen; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa, PR: UEPG, 2016.

BETTI, Mauro. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas, SP: Papirus, 1998.

______. Imagem e ação: a televisão e a educação física escolar. In: BETTI, Mauro. Educação física e mídia: novos olhares, outras práticas. São Paulo: Hucitec, 2003.

BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista mackenzie de educação física e esporte. v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002.

BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências.

______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília, DF: MEC, 1997.

______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília, DF: MEC, 1998.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Caderno Cedes, ano XIX, n. 48, p. 69-88, 1999.

BRACHT, Valter; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Educação física escolar. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Dicionário crítico da educação física. 3. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2014.

CAMARGO, Thiago e colaboradores. Pranchas Ecológicas. In: Seminário de Educação Física Escolar, XIII, 2015. Anais... São Paulo, 2015.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean e colaboradores. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petropólis, RJ: Vozes, 2014.

FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

GIMENES, Camila Itikawa. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) e a formação de professores de ciências naturais: possibilidades para a práxis na formação inicial? 247f. 2016. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

HATJE, Marli. Grande imprensa: valores e/ou características veiculadas por jornais brasileiros para descrever a participação da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo de 1998. 2000. Tese (Doutorado (Ciências do Movimeto Humano). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2000.

KIS, Raphael de Oliveira e colaboradores. Aprender a saltar corda: experiências com crianças de 4 anos. In: Seminário de Educação Física Escolar, XII, 2013. Anais... São Paulo, 2013.

KOCIAN, Rafael Castro; PEREIRA, Mateus Camargo. Relato de experiência do PIBID: educação física em Muzambinho/MG. In: Congresso Estadual de Educação Física Escolar, IV, 2014. Anais... Rio Claro, SP, 2014.

KUHN, Simone Santos; GUIMARÃES, Cíntia Menezes; OLIVEIRA e SILVA, Lisandra de. Educação física escolar: significados atribuídos pelos estudantes do ensino médio às suas experiências nas aulas. In: Congresso Estadual de Educação Física na Escola, VI, 2017. Anais... Lajeado, RS, 2017.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre, RS: Artes Médicas; Belo Horizonte, MG: UFMG, 1999.

LECH, Marilise Brockstedt. Educação pelo movimento na infância: reflexões e ações humanizadoras. Passo Fundo, RS: Méritos, 2015.

LOPES, Bruna Priscila Leonizio e colaboradores. GincaBox: Atletismo no ensino médio: o Xbox como instrumento pedagógico. In: Congresso Estadual de Educação Física Escolar, IV, 2014. Anais... Rio Claro, SP, 2014.

LUCAS, Josimas Geraldo. A teoria na formação do educador: análise dos "Grupos de Formação Permanente" de professores da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.

MALDONADO, Daniel Teixeira e colaboradores. Indícios de mudanças na pratica pedagógica dos professores de educação física escolar: análise dos estudos publicados em anais de eventos nacionais. Corpoconsciência, v. 22, n. 1, p. 101-116, jan./ abr., 2018.

MEDEIROS, Daniele Cristina Carqueijeiro; UEMOTO, André; GALZERANI, Fatima. As práticas corporais fora do espaço das aulas de Educação Física: o caso do PIBID. In: Seminário de Metodologia de Ensino da Educação Física, IV, 2012. Anais... São Paulo, 2012.

MENEZES, Ederson Dorneles; KLEIN, Mara Lúcia Schneider; ROTHER, Rodrigo Lara. Promovendo a diversidade de conteúdos nas aulas de Educação Física através do PIBID. In: Congresso Estadual de Educação Física na Escola, IV, 2015. Anais... Lajeado, RS, 2015.

MOREIRA, Luiz Gustavo Alves; ROCHA, Tarline Francie M. Groth; SANTOS, Gisele Franco de Lima. O ensino sobre as danças urbanas nas aulas de educação física: um relato de experiência do PIBID. In: Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, 8, 2017. Anais... Londrina, PR, 2017.

NASCIMENTO, Fabricio Luiz e colaboradores. Experiências do PIBID que se articulam no evento de extensão Brinca CEFID. In: Seminário de Educação Física Escolar, XIV, 2017. Anais... São Paulo, 2017.

NEIRA, Marcos. Educação física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí, SP: Paco, 2018.

OLIVEIRA, Ivan Bremm e colaboradores. Produção acadêmica na iniciação científica: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como lócus de produção do conhecimento. Motrivivência, v. 29, n. 52, p. 245-261, 2017.

REINEHR, Amanda Pontarolo e colaboradores. Relato de experiência sobre as lutas numa visão pedagógica. In: Seminário de Educação Física Escolar, XIV, 2017. Anais... São Paulo, 2017.

SANTOS, Larissa Lais; ROCHA, Paloma Tavares Ferreira. O PIBID e suas contribuições para a prática profissional. In: Seminário de Educação Física Escolar, XIII, 2015. Anais... São Paulo, 2015.

SÃO PAULO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física. SEE, 2008. Disponível em: <http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portal.pdf>. Acesso em: 31 Mai. 2018.

SBEGHEN, Isadora Loch; LIMA, Viviane Dulius; TORRES E CARDOSO, Lisiane. Despertando novos olhares: conhecendo Cândido Portinari através de uma proposta pedagógica integrada com o PIBID - educação física. Cadernos de Formação RBCE. v. 7, n. 2, p. 78-87, 2016.

SOUZA, Mirian Laura Knop; COSTA, Daiene Cássia de Souza; CESARIO, Marilene. A participação do PIBID de educação física escola na jornada da humanidade. In: Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, 6, 2013. Anais... Londrina, PR, 2013.

SOUZA, Roseli Arnoud de; ANGELO, Joana Luisa Silva Mendonça de; PALMA, Ângela Pereira Teixeira Victoria. Ensino dos jogos africanos em aulas de educação física: experiência no PIBID. In: Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, 8, 2017. Anais... Londrina, PR, 2017.

SOUZA, Waldiran Bezerra Andrade e colaboradores. Sarau literário na formação em educação física. In: Seminário de Educação Física Escolar, XIII, 2015. Anais... São Paulo, 2015.

SUTILI, Matheus de Marche e colaboradores. A construção de sequencialidades didáticas nas aulas de educação física a partir da análise do desenvolvimento das habilidades motoras básicas. In: Seminário de Educação Física Escolar, XIII, 2015. Anais... São Paulo, 2015.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de pesquisa. v. 44, n. 15, p. 190-202, 2014.

Downloads

Publicado

2020-04-03

Como Citar

Santos, D. M. dos, Maldonado, D. T., Marques, A. C. T. L., & Freire, E. dos S. (2020). CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. Corpoconsciência, 24(1), 1–16. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/9325

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)