Esportes radicais, de aventura e ação: conceitos, classificações e características
Palavras-chave:
Esporte, Educação Física, Radical, Aventura e AçãoResumo
O Esporte Radical, é a prática de atividade física onde prevalece o risco e apesar de existir a muito tempo, foi no início do século XXI que esse fenômeno se consolidou sendo estudado pela Educação Física. Acreditamos que isso aconteceu pelas próprias mudanças sociais, econômicas e culturais de nossos tempos. O objetivo desse estudo foi compreender o conceito de Esporte Radical e interpretar suas características. Como metodologia usamos o método filosófico dedutivo de pesquisa. Assumimos o conceito de Esporte baseado nas suas dimensões sociais como: esporte de rendimento, participação e educação e procuramos em diversos autores as bases para a conceituação do termo Radical, que é raiz, ou seja, uma atitude de busca de um significado a nossa existência. Porém como acreditamos em um pensamento complexo para explicar os fenômenos sociais estudados, fomos encontrar as diversas características dessas atividades o que nos levou a classificá-las em Esportes Radicais de Ação, que são aqueles onde predominam a busca da manobra perfeita ou Esportes Radicais de Aventura onde o predomínio é a superação de determinados desafios geográficos. Concluímos nossa concepção de Esporte Radical sem excluir outros conceitos, mas acreditamos que a raiz dessas expressões culturais, e daí sua nomenclatura, está na concretização ou na percepção de que essas atividades de risco vividas como esporte são afloramentos humanos de existir e sentir remontando uma consciência significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).