CONEXIONES CONTEXTUALES Y EPISTEMOLÓGICAS ENTRE EL JUEGO Y LA EDUCACIÓN FÍSICA

Autores/as

Palabras clave:

Juego, Educación Física, Formación

Resumen

Este es un ensayo teórico en el que el objetivo central consistió en debatir el estatus del Juego para la Educación Física. Con este fin, se llevó a cabo una breve contextualización histórica en relación con el surgimiento de propuestas de enseñanza derivadas de la crisis epistemológica que se produjo a partir de la década de 1970. Son proposiciones pedagógicas cuyos contenidos tienen características y particularidades específicas, típicas de su constitución histórica y epistemológica. No obstante, se puede observar que existe un tipo de elemento “unívoco” dentro de estas tendencias diferentes, si no todas, en la mayoría, a saber: el juego. Sin embargo, identificarlo como un elemento unívoco entre ellas, a pesar de que puede suponer  cierta aclaración, no se convierte en una prerrogativa formativa, ya que no garantiza una concepción elaborada al respecto. Tampoco garantiza sus efectos para la enseñanza, razón por la cual emprendimos la preparación de este artículo, así como el dossier temático que discute este contenido, para que uno pueda repensar el estatus epistemológico del juego dentro de la Educación Física.

Biografía del autor/a

Kleber Tuxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduado em Educação Física e Pedagogia, especialista em Pedagogia do Movimento, com Mestrado e Doutorado em Educação Escolar pela FCLAr-Unesp. No momento desenvolve estágio de Pós-Doutoramento em Educação junto a Faculdade de Educação da Unicamp. Realiza pesquisas com enfoque epistemológico sob os seguintes eixos temáticos: Teoria do Jogo; Estudos sobre Memória e constituição da Cultura Lúdica; Aspectos Didático do ensino; Estudos sobre a(s) Infância(s) e a Educação Infantil e Pesquisas históricas em Educação/Educação Física. Atualmente é docente na Universidade Federal de Lavras (UFLA) no Departamento de Educação Física, tanto quanto no Programa de Pós Graduação em Educação na mesma instituição. Participa como pesquisador junto ao GEFORDEF - Grupo de Estudo/Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física.

Bruno Adriano Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado em Educação Física; Mestre e Doutor em Educação, com Estágio de Pós-Doutoramento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) sob o escrutínio das políticas para Educação em tempo integral. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) no Departamento de Fundamentos da Educação, assim como no Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição.

Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduado em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1996), Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco-USF (2005) e Doutorado pela Universidade de São Paulo-USP (2010). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Lavras - UFLA, no Departamento de Educação Física, bem como no Programa de Pós-Graduação Scricto Sensu do Departamento de Educação. Integra o Grupo de Pesquisa " Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente" e o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física (GEFORDEF), ambos registrados no Cnpq. 

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Publicado

2020-07-23

Cómo citar

Carneiro, K. T., Silva, B. A. R. da, & dos Reis, F. P. G. (2020). CONEXIONES CONTEXTUALES Y EPISTEMOLÓGICAS ENTRE EL JUEGO Y LA EDUCACIÓN FÍSICA. Corpoconsciência, 24(2), 71–81. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10802

Número

Sección

Seção Temática - IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DO JOGO NAS PRÁTICAS CORPORAIS

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