O EMPREGO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NO SUL DE MINAS GERAIS EM PERSPECTIVA

Autores

  • Andreolle Augusto dos Santos prof.andreolle@gmail.com
    Colégio Losango Lavras
  • Vitor Pereira de Oliveira vitor.oliveira10@estudante.ufla.br
    Universidade Federal de Lavras
  • Marco Túlio da Silva Batista marco-tulio1992@hotmail.com
    Centro Mineiro de Ensino Superior
  • Kleber Tüxen Carneiro kleber2910@gmail.com
    Universidade Federal de Lavras
  • Fábio Pinto Gonçalves dos Reis fabioreis@ufla.br
    Universidade Federal de Lavras
  • Alessandro Teodoro Bruzi bruzi@ufla.br
    Universidade Federal de Lavras

DOI:

10.51283/rc.28.e15048

Palavras-chave:

Metacognição, Crianças, Aprendizagem, Estratégias de Aprendizagem

Resumo

O artigo retrata um estudo cujo fito foi verificar o modo pelo qual professores de Educação Física escolar fomentam estratégias metacognitivas durante as aulas. Participaram da pesquisa: docentes e estudantes do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental, de duas escolas da rede pública localizadas em um município do sul de Minas Gerais. Tratou-se de uma investigação orientada por métodos mistos resultantes das abordagens qualitativas e quantitativas. Em termos de recurso para coleta de dados, empregou-se o processo observacional de seis aulas de Educação Física ao longo de um mês letivo, somado a aplicabilidade de um questionário o qual visou cotejar informações sobre as estratégias metacognitivas direcionadas aos aprendizes. Os resultados sinalizaram que as referidas estratégias foram pouco promovidas no interior desse componente curricular. Malgrado, o professor e os estudantes da escola 1 (observada) apresentaram melhor eficácia e atuação, quando comparado aos discentes e professor da escola 2.  Conclui-se, portanto, que o incentivo às estratégias metacognitivas ocorre com baixa incidência e de forma intuitiva no contexto educativo cuja pesquisa foi desenvolvida.

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Publicado

2024-02-28

Como Citar

Santos, A. A. dos, Oliveira, V. P. de, Batista, M. T. da S. ., Carneiro, K. T., Reis, F. P. G. dos, & Bruzi, A. T. (2024). O EMPREGO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NO SUL DE MINAS GERAIS EM PERSPECTIVA. Corpoconsciência, 28, e15048. https://doi.org/10.51283/rc.28.e15048

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