CONNECTIONS CONTEXTUAL AND EPISTEMOLOGICAL BETWEEN THE PLAY AND SCHOOL PHYSICAL EDUCATION

Authors

Keywords:

Play, School Physical Education, Formation

Abstract

This is a theoretical essay in which the objective went to debate the status of the Play for Physical Education. To this end, a brief historical contextualization was carried out, in relation to the emergence of teaching propositions resulting from the epistemological crisis that occurred from the 1970s onwards. They are pedagogical propositions whose contents have specific characteristics and particularities, typical of their historical and epistemological constitution. However, it can be noted that there is a kind of “accordant” element within these different trends, if not all, in most, namely: the play. Nevertheless, identifying it as a univocal element among them, in spite of supposing a certain elucidation, does not in itself become a formative prerogative, since it does not guarantee a conception elaborated your about it. Nor does it guarantee its effects for teaching, which is why we undertook the realization of this article, just like the thematic dossier that deals with this theme, in order to promote the resizing of the epistemological status of the Game within Physical Education.

Author Biographies

Kleber Tuxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduado em Educação Física e Pedagogia, especialista em Pedagogia do Movimento, com Mestrado e Doutorado em Educação Escolar pela FCLAr-Unesp. No momento desenvolve estágio de Pós-Doutoramento em Educação junto a Faculdade de Educação da Unicamp. Realiza pesquisas com enfoque epistemológico sob os seguintes eixos temáticos: Teoria do Jogo; Estudos sobre Memória e constituição da Cultura Lúdica; Aspectos Didático do ensino; Estudos sobre a(s) Infância(s) e a Educação Infantil e Pesquisas históricas em Educação/Educação Física. Atualmente é docente na Universidade Federal de Lavras (UFLA) no Departamento de Educação Física, tanto quanto no Programa de Pós Graduação em Educação na mesma instituição. Participa como pesquisador junto ao GEFORDEF - Grupo de Estudo/Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física.

Bruno Adriano Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado em Educação Física; Mestre e Doutor em Educação, com Estágio de Pós-Doutoramento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) sob o escrutínio das políticas para Educação em tempo integral. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) no Departamento de Fundamentos da Educação, assim como no Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição.

Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduado em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1996), Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco-USF (2005) e Doutorado pela Universidade de São Paulo-USP (2010). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Lavras - UFLA, no Departamento de Educação Física, bem como no Programa de Pós-Graduação Scricto Sensu do Departamento de Educação. Integra o Grupo de Pesquisa " Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente" e o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física (GEFORDEF), ambos registrados no Cnpq. 

References

BETTI, Mauro. Educação física escolar: ensino e pesquisa-ação. 2. ed. Ijuí, RS: Unijí. 2013.

BITTENCOURT, Renato Nunes. O lúdico para questionar. Filosofia ciência & vida, v. 7, n. 82, p. 15-23, 2014.

BROUGÉRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1998.

BRUHNS, Heloisa Turini. A dinâmica lúdica. 1989. 138f. Dissertação (Mestrado em Filosofia da Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1989.

BUYTENDIJK, Frederik Jacobus Johannes. O jogo humano. In: GADAMER, Hans Georg; VOGLER, Paul. (Orgs.). Nova antropologia: o homem em sua existência biológica, social e cultural. São Paulo: EPU, 1977.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens. Lisboa, Portugal: Cotovia, 2017.

CARNEIRO, Kleber Tuxen. O jogo na educação física escolar: as concepções atuais dos professores. São Paulo: Phorte, 2012.

CARNEIRO, Kleber Tuxen; CAMARGO, Ricardo Leite; SCAGLIA, Alcides José. O jogo como elemento pedagógico no sistema prisional. Cáceres, MT: Unemat, 2014.

CARNEIRO, Kleber Tuxen. Por uma memória do jogo: a presença do jogo na infância das décadas de 20 e 30. 2015. 273f. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2015a.

CARNEIRO, Kleber Tuxen; ASSIS, Eliasaf Rodrigues de; BRONZATTO, Maurício. O jogo na educação infantil: desafios e benefícios a partir do olhar docente. Cáceres, MT: Unemat, 2015b.

CARNEIRO, Kleber Tuxen; ASSIS, Eliasaf Rodrigues de; BRONZATTO, Maurício. Da necessidade à negação: a percepção da crise epistemológica na educação física a partir da compreensão docente. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 24, n. 4, p. 129-142, 2016a.

CARNEIRO, Kleber Tüxen e colaboradores. Resenha da obra cinematográfica: Tarja branca: a revolução que faltava. Movimento, v. 22, n. 3, p. 1017-1022, jul./ set., 2016b.

CARNEIRO, Kleber Tuxen e colaboradores. A terceira margem do rio: uma perspectiva equilibrada da competitividade no âmbito do ensino da educação física. Corpoconsciência, v. 21, n. 2, p. 80-92, mai./ ago., 2017a.

CARNEIRO, Kleber Tuxen. Por uma memória do jogo: a presença do jogo na infância das décadas de 20 e 30. Curitiba, PR: Appris, 2017b.

CARNEIRO, Kleber Tuxen e colaboradores. A presença do jogo na infância de octogenários e nonagenários. Revista de educação pública, v. 27, n. 66, p. 815-838, set., 2018.

CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

DAOLIO, Jocimar. Educação física brasileira: autores e atores da década de 80. 1997. 97f. Tese (Doutorado em Educação Física) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1997.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. Araras, SP: Topázio, 1999.

DUFLO, Colas. O jogo de Pascal a Schiller. Porto Alegre, RS: Artmed, 1999.

FOUCAULT, Michel. História da loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva. 2008.

FREIRE, João Batista. Investigações preliminares sobre o jogo. 2001. 200f. Tese (Livre Docência). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2001.

______. O jogo: entre o riso e choro. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

HENRIOT, Jacques. Le jeu. Paris, França: Synonyme. SOR, 1983.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KOOGAN, Abrahão; HOUAISS, Antonio. Enciclopédia e dicionário ilustrado. Rio de Janeiro: Seifer, 1998.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: LTC, 1990.

QUINTANA, Mario. A rua dos cantaventos. 2. ed. São Paulo: Globo, 2005.

SCAGLIA, José Alcides. O futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés: todos semelhantes, todos diferentes. 2003. 164f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2003.

SUTTON-SMITH, Brian. The ambiguity of play. 2. ed. [S.l.]: Harvard University Press, 2001.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

WALLON, Henri. Psicologia e educação da infância. Lisboa, Portugal: Editorial Estampa, 1975.

______. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WINNICOTT, Donald Woods. O brincar & a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Published

2020-07-23

How to Cite

Carneiro, K. T., Silva, B. A. R. da, & dos Reis, F. P. G. (2020). CONNECTIONS CONTEXTUAL AND EPISTEMOLOGICAL BETWEEN THE PLAY AND SCHOOL PHYSICAL EDUCATION. Corpoconsciência, 24(2), 71–81. Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10802

Issue

Section

Seção Temática - IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DO JOGO NAS PRÁTICAS CORPORAIS

Most read articles by the same author(s)