APLICAÇÃO DOS ESTILOS DE ENSINO DE MUSKA MOSSTON NO FUTEBOL

UM OLHAR À PERSPECTIVA DOS TÉCNICOS

Autores

  • Mateus Cesário Costa mateus.costa@estudante.ufla.br
    Universidade Federal de Lavras
  • Vitor Pereira de Oliveira vitorpereira9@hotmail.com
    Universidade Federal de Lavras
  • Kleber Tuxen Carneiro kleber.azevedo@ufla.br
    Universidade Federal de Lavras
  • Alessandro Teodoro Bruzi bruzi@ufla.br
    Universidade Federal de Lavras

DOI:

10.51283/rc.27.e16558

Palavras-chave:

Estilos de Ensino, Iniciação Esportiva, Futebol, Categorias de Base, Muska Mosston

Resumo

Os treinadores de Futebol nas categorias de base são fator vital para o desenvolvimento de jogadores eficientes. As crenças sobre como o esporte deve ser ensinado determinam as ações abordadas nos treinamentos. O presente estudo objetivou identificar qual o estilo de ensino de Muska Mosston é mais utilizado na iniciação ao Futebol. Este trabalho produziu dados a partir da resposta de sete treinadores de Futebol a uma versão traduzida e adaptada do Instrumento de autoavaliação sobre estilos de ensino. Os resultados revelaram que o estilo de descoberta divergente foi o mais utilizado. Considerando apenas os treinadores do sub-9, o estilo de ensino mais escolhido foi o estilo de comando. Considerando os treinadores do sub-13, o estilo mais assinalado foi o de descoberta divergente. Por fim, os treinadores do sub-15 selecionaram o estilo de tarefa. Conclui-se que os treinadores apresentaram crenças mais voltadas a um estilo de produção e levaram em consideração o grupo etário para o qual estavam ensinando a modalidade.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Costa, M. C., Oliveira, V. P. de, Carneiro, K. T., & Bruzi, A. T. (2023). APLICAÇÃO DOS ESTILOS DE ENSINO DE MUSKA MOSSTON NO FUTEBOL: UM OLHAR À PERSPECTIVA DOS TÉCNICOS. Corpoconsciência, 27, e16558. https://doi.org/10.51283/rc.27.e16558

Edição

Seção

Seção Temática - ENSINO, VIVÊNCIA E APRENDIZAGEM DO FUTEBOL/FUTSAL

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