O DEBATE CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA E SEUS DESDOBRAMENTOS EXPRESSOS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UMA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Palavras-chave:
Epistemologia, Trabalho de Conclusão de Curso, Licenciatura em Educação Física.Resumo
O artigo analisou os Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos no curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade no estado de Minas Gerais, produzidos entre os anos de 2010 e 2016. Conjeturou-se que o debate mais amplo no campo científico da Educação Física reverberou nas escolhas que fundamentaram e subsidiaram tais produções. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa sob pressupostos qualiquantitativos. Os resultados evidenciaram um número expressivo de TCC que analisaram a temática da Educação Física escolar, porém, perfaz um percentil tímido, visto que não equivale nem a metade do total de trabalhos. O cenário se complexifica à medida que a soma do número de TCC que analisaram outras temáticas quase se equipara aos das pesquisas que observaram o espaço escolar, visto se tratar de um curso de licenciatura. Diante do cenário cotejado, entende-se que uma saída auspiciosa seria pensar perspectivas científicas interdisciplinares, por intermédio de uma epistemologia da prática.Referências
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