ATLETISMO NA ESCOLA É POSSÍVEL! EXPERIÊNCIA DO ENSINO DO ATLETISMO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Atletismo, Escola, Educação Física, Pedagogia do EsporteResumo
A presente investigação alvitra por cotejar a presença do atletismo enquanto conteúdo em aulas de Educação Física, em uma escola pública localizada em Cáceres/MT. O estudo assenta-se sob uma compreensão qualitativa, de natureza propositivo-exploratória. Recorreu a dois instrumentos metodológicos: um questionário estruturado e registros em um diário de campo. Com base nos resultados notou-se que a percepção dos participantes em relação ao conteúdo atletismo, apresenta-se circunscrita ao ensino de outras modalidades esportivas, ou ainda atrelada às outras práticas corporais, cuja natureza, nem sempre guarda relação com os saberes que fundamentam o atletismo. Apesar disso, um fato positivo foi à constatação de sua presença. Diante disso, os pesquisadores observaram demandas para se pensar possibilidades para seu ensino, a partir das finalidades do espaço escolar. Destarte, essa investigação operou em duas direções, a de averiguar o espaço de ocupação do atletismo, igualmente em que discorreu possibilidades para o ensino desse saber.
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 196, de 10 de outubro de 1996. Aprova normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: Diário Oficial da União, 1996.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: Diário Oficial da União, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Terceira Versão revista. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 09 mai. 2017.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.
CALVO, Adriano Percival; MATTHIESEN, Sara Quenzer. O atletismo está presente nas aulas de educação física escolar? Educación Física y Deportes, v. 16, n. 160, sept., 2011.
COLL, César. Psicologia do ensino. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2000.
DARIDO, Suraya Cristina. Diferentes concepções sobre o papel da educação física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
GÓES, Flávia Temponi; VIEIRA JÚNIOR, Paulo Roberto; OLIVEIRA, Pamela Aparecida Silva. Algumas reflexões sobre a inserção e o ensino do atletismo na educação física escolar. Revista mackenzie de educação física e esporte, v. 13, n. 1, p. 96-108, ago. 2014.
IAAF. “Miniatletismo IAAF”: um guia prático para animadores de atletismo para crianças.Manaus, AM, 2002.
LENCINA, Lyselenne de Avila; ROCHA JÚNIOR, Ivon Chagas. Diagnóstico do atletismo escolar em Santa Maria. Kinesis, n. 25, p. 71-89, 2001.
MARIANO, Cecília. Educação física: o atletismo no currículo escolar. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
MARQUES, Carmen Lúcia da Silva; IORA, Jacob Alfredo. Atletismo escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e métodos em aulas de Educação Física. Movimento, v. 15, n. 2, p. 103-118, abr./ jun., 2009.
MATTHIESEN, Sara Quenzer (Org.). Atletismo se aprende na escola. Jundiaí, SP: Fontoura, 2005.
______. Atletismo teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan. 2017.
______. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
MOTA e SILVA, Eduardo Vinícius e colaboradores. Atletismo (ainda) não se aprende na escola? revisitando artigos publicados em periódicos científicos da educação física nos últimos anos. Movimento, v. 21, n. 4, p. 1111-1122, out./ dez., 2015.
OLIVEIRA, Maria Cecília Mariano de. Atletismo escolar: uma proposta de ensino na educação infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.
REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.
REVERDITO, Riller Silva e colaboradores. Pedagogia do esporte: possibilidades para o convívio com o esporte no contexto escolar. In: SILVA, Júnior Vagner Pereira da; SILVA, Luiza Lana Gonçalves; MOREIRA, Wagner Wey (Orgs.). Educação física e seus diversos olhares. Campo Grande, MS: Editora da UFMS, 2016.
SCAGLIA, Alcides José; FREIRE, João Batista. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).